JakeBass Posted September 22, 2017 at 03:05 AM Report Share #607102 Posted September 22, 2017 at 03:05 AM Há quanto tempo programam e como foram os vossos primeiros passos? Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted September 22, 2017 at 06:51 AM Report Share #607103 Posted September 22, 2017 at 06:51 AM ~30 anos, ZX Spectrum BASIC FTW !!!! IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
JakeBass Posted September 22, 2017 at 08:24 AM Author Report Share #607104 Posted September 22, 2017 at 08:24 AM (edited) incrível. Este video sobre o ZX Spectrum é interessante: https://www.youtube.com/watch?v=0vt3vVXN_ew Edited September 22, 2017 at 08:25 AM by JakeBass Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted September 22, 2017 at 09:37 AM Report Share #607105 Posted September 22, 2017 at 09:37 AM Comecei no ZX Spectrum 48K. Estava a jogar o jogo dos 3 Dukes (o primeiro que comprei) e lembro-me de pensar "Eh pá, isto é giro. Se jogar um jogo é giro, também deve ser giro fazê-lo." Basicamente foi assim... 1 Report 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
brunuu Posted September 22, 2017 at 02:36 PM Report Share #607110 Posted September 22, 2017 at 02:36 PM (edited) Desde que mexi na net e descobri um programa chamado RPG Maker, mas nunca liguei muito naquela altura. Mas Lá para 2006-2007, algo ai, tinha uns 10 anos e queria fazer uum servidor pirata de um jogo chamado runescape, não deu em muito eu não fazia a minia ideia do que estava a fazer mas consegui fazer um servidor online durante umas horas com alguns jogadores que fui buscar á net, aquilo usava comandos de Bach e Java e mais não sei quê. Lá pelas mesmas alturas eu voltei a usar o programa do RPG Maker e que usava Ruby, mas foi nessa altura que com ruby eu começei a explorar melhor a programação devia ter uns 12 anos já nessa altura, e fiz muitos joguinhos no rpg maker. Já agora o PC que começei a programar, tinha Windows XP, 1GB RAM, Intel Celeron e um GPU qualquer da nvidia, o PC era de 2004. Edited September 22, 2017 at 02:39 PM by brunuu 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted September 28, 2017 at 08:18 AM Report Share #607166 Posted September 28, 2017 at 08:18 AM Bom dia, Aos 5, no ZX Spectrum, inicialmente coisas simples como fazer "imagens" no ecrã com instruções de BASIC, depois cada vez coisas mais "complexas", conforme ia aprendendo. Lembro-me perfeitamente de estar mais curioso em perceber como se faziam jogos, do que em jogar jogos... Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
LuanaLimaOliveira Posted June 22, 2021 at 03:14 PM Report Share #622712 Posted June 22, 2021 at 03:14 PM Acabei de começar a aprender programação. Eu duvidei por muito tempo, mas meu amigo me garantiu que era interessante. É por isso que ele começou Link to comment Share on other sites More sharing options...
maria Posted January 31, 2023 at 10:35 PM Report Share #629978 Posted January 31, 2023 at 10:35 PM Olá, tenho 45 anos e tenho estado a pensar entrar na área. Como começaram a programar? Podem sugerir cursos, estratégias? Estou desempregada e está difícil conseguir algo na minha área, além de procurar algo diferente. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cerzedelo Posted February 1, 2023 at 01:31 PM Report Share #629982 Posted February 1, 2023 at 01:31 PM Em 31/01/2023 às 22:35, maria disse: Olá, tenho 45 anos e tenho estado a pensar entrar na área. Como começaram a programar? Podem sugerir cursos, estratégias? Estou desempregada e está difícil conseguir algo na minha área, além de procurar algo diferente. Existem muitos motivos e formas de se aprender a programar, e provavelmente, se fizer uma sondagem aqui no fórum verá que existem n linguagens por onde o pessoal aprendeu a programar sem esquecer a algoritmia que considero a base de tudo. Note-se que as próprias linguagens também foram evoluindo ao longo dos tempos, inicialmente eram de carácter procedimental e hoje a maioria estendeu-se à programação por objectos. Sem conhecer a sua área profissional e se tem conhecimentos de estatística, e de alguma matemática, aconselho a tentar a via da ciência de dados, que preferencialmente utiliza a linguagem de programação python, uma das linguagens que mais cresce na actualidade. Python é uma linguagem relativamente fácil de aprender, e existem muitos tutoriais e vídeos pela internet que pode assistir para ir apreendendo. Mas o python não se fica só pela área da ciência de dados, vai desde a área web, à automação, à inteligência artificial e muitas outras áreas. Em suma, existem um número enorme de linguagens de programação, umas mais genéricas e outras mais específicas, mas quase todas elas têm em comum é os algoritmos, por essa razão convém apreender o que é um algoritmo. Depois não vale a pena apreender todas as linguagens, é escolher com a que melhor se identifica e ir treinado. Deixo aqui um canal do youtube onde pode aprender mais sobre python: https://www.youtube.com/@HashtagProgramacao/videos 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Raxnon2000 Posted February 2, 2023 at 03:33 PM Report Share #629996 Posted February 2, 2023 at 03:33 PM Youtube, Github, W3schools. É só escolheres uma linguagem que tenhas interesse e testar ao vivo enquanto ves os tutoriais. Eloné Muskas de Lisboa Link to comment Share on other sites More sharing options...
user Posted November 13, 2023 at 09:14 AM Report Share #632106 Posted November 13, 2023 at 09:14 AM A cerca de 6 anos, em c++. Tinha a mania que era hacker e fazia (ou tentava) software de batota para jogos online Link to comment Share on other sites More sharing options...
Karolina Posted November 16, 2023 at 12:00 PM Report Share #632125 Posted November 16, 2023 at 12:00 PM Tenho 31 anos e estou começando. Espero que não seja tarde demais😅 Comecei a aprender python, ficarei feliz com qualquer conselho!) Nunca tenha medo de mudar algo radicalmente. Dicas de um professor do ensino médio que acabou de começar a aprender programação.😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
user Posted November 16, 2023 at 01:00 PM Report Share #632126 Posted November 16, 2023 at 01:00 PM Em 16/11/2023 às 12:00, Karolina disse: Tenho 31 anos e estou começando. Espero que não seja tarde demais😅 Comecei a aprender python, ficarei feliz com qualquer conselho!) Nunca é tarde de mais para aprender seja o que for! Python é uma boa linguagem para começar a aprender a lógica algorítmica, mas na minha opinião, depois de aprenderes as bases da programação, recomendo que experimentes uma linguagem de mais baixo nível. Algo que te obrigue a aprender sintaxes, e de como realmente funciona um processador/memória. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Karolina Posted November 16, 2023 at 01:21 PM Report Share #632127 Posted November 16, 2023 at 01:21 PM Em 16/11/2023 às 15:00, user disse: Nunca é tarde de mais para aprender seja o que for! Python é uma boa linguagem para começar a aprender a lógica algorítmica, mas na minha opinião, depois de aprenderes as bases da programação, recomendo que experimentes uma linguagem de mais baixo nível. Algo que te obrigue a aprender sintaxes, e de como realmente funciona um processador/memória. Obrigadа pela sua resposta)) Eu li e ouvi muito que Python é uma das linguagens mais populares e fáceis para começar a programar. Sua sintaxe é uma das mais fáceis e compreensíveis. Nunca tenha medo de mudar algo radicalmente. Dicas de um professor do ensino médio que acabou de começar a aprender programação.😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cerzedelo Posted November 16, 2023 at 02:05 PM Report Share #632130 Posted November 16, 2023 at 02:05 PM Em 16/11/2023 às 13:21, Karolina disse: Obrigadа pela sua resposta)) Eu li e ouvi muito que Python é uma das linguagens mais populares e fáceis para começar a programar. Sua sintaxe é uma das mais fáceis e compreensíveis. A aprendizagem de uma linguagem de programação, e essencialmente o seu conhecimento mais aprofundado, deve ter em consideração a área de estudo para a qual pretende utilizar essa linguagem. Por exemplo se pretende enveredar pela área de ciência dos dados, machine learning, criação de bots, faz sentido estudar e especializar-se em python, ou R e até em Julia, pois são linguagens com sintaxe simples e com facilidade de procedimentos. Por exemplo se pretende seguir pelo desenvolvimento web, e embora se possa utilizar python e existem grandes empresas que o fazem, o que neste momento, está mais em alta é o javascript. Já se pretende desenvolver kernel, trabalhar com memória, bibliotecas para comunicar com hardware, SO, aí já é necessário aprender linguagens de baixo nível, como c ou c++. Em suma, todas as linguagens de programação, têm o seu nicho e são mais especializadas para determinadas áreas. O python tem a facilidade de ter uma sintaxe relativamente simples, de ter uma comunidade enorme, assim como um conjunto grande de bibliotecas e de ser de fácil aprendizagem. 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Karolina Posted November 16, 2023 at 05:09 PM Report Share #632133 Posted November 16, 2023 at 05:09 PM Em 16/11/2023 às 16:05, Cerzedelo disse: A aprendizagem de uma linguagem de programação, e essencialmente o seu conhecimento mais aprofundado, deve ter em consideração a área de estudo para a qual pretende utilizar essa linguagem. Por exemplo se pretende enveredar pela área de ciência dos dados, machine learning, criação de bots, faz sentido estudar e especializar-se em python, ou R e até em Julia, pois são linguagens com sintaxe simples e com facilidade de procedimentos. Por exemplo se pretende seguir pelo desenvolvimento web, e embora se possa utilizar python e existem grandes empresas que o fazem, o que neste momento, está mais em alta é o javascript. Já se pretende desenvolver kernel, trabalhar com memória, bibliotecas para comunicar com hardware, SO, aí já é necessário aprender linguagens de baixo nível, como c ou c++. Em suma, todas as linguagens de programação, têm o seu nicho e são mais especializadas para determinadas áreas. O python tem a facilidade de ter uma sintaxe relativamente simples, de ter uma comunidade enorme, assim como um conjunto grande de bibliotecas e de ser de fácil aprendizagem. Concordo com você que a escolha do idioma deve depender da área ou tarefas específicas que pretendo resolver. E embora eu esteja interessado em desenvolvimento web, não sou contra tentar outra coisa. Portanto, por enquanto, concentrei-me em aprender Python)) Nunca tenha medo de mudar algo radicalmente. Dicas de um professor do ensino médio que acabou de começar a aprender programação.😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts