Jump to content

Como é que começaram a programar?

JakeBass

Recommended Posts

Comecei no ZX Spectrum 48K.

Estava a jogar o jogo dos 3 Dukes (o primeiro que comprei) e lembro-me de pensar "Eh pá, isto é giro. Se jogar um jogo é giro, também deve ser giro fazê-lo."
Basicamente foi assim...

• Vote 1
10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Desde que mexi na net e descobri um programa chamado RPG Maker, mas nunca liguei muito naquela altura.

Mas Lá para 2006-2007, algo ai, tinha uns 10 anos e queria fazer uum servidor pirata de um jogo chamado runescape, não deu em muito eu não fazia a minia ideia do que estava a fazer mas consegui fazer um servidor online durante umas horas com alguns jogadores que fui buscar á net, aquilo usava comandos de Bach e Java e mais não sei quê.

Lá pelas mesmas alturas eu voltei a usar o programa do RPG Maker e que usava Ruby, mas foi nessa altura que com ruby eu começei a explorar melhor a programação devia ter uns 12 anos já nessa altura, e fiz muitos joguinhos no rpg maker.

Já agora o PC que começei a programar, tinha Windows XP, 1GB RAM, Intel Celeron e um GPU qualquer da nvidia, o PC era de 2004.

Edited by brunuu
  • Vote 1

Bom dia,

Aos 5, no ZX Spectrum, inicialmente coisas simples como fazer "imagens" no ecrã com instruções de BASIC, depois cada vez coisas mais "complexas", conforme ia aprendendo. Lembro-me perfeitamente de estar mais curioso em perceber como se faziam jogos, do que em jogar jogos...

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

• 3 years later...
  • 1 year later...
Em 31/01/2023 às 22:35, maria disse:

Olá, tenho 45 anos e tenho estado a pensar entrar na área. Como começaram a programar? Podem sugerir cursos, estratégias? Estou desempregada e está difícil conseguir algo na minha área, além de procurar algo diferente.

Existem muitos motivos e formas de se aprender a programar, e provavelmente, se fizer uma sondagem aqui no fórum verá que existem n linguagens por onde o pessoal aprendeu a programar sem esquecer a algoritmia que considero a base de tudo.

Note-se que as próprias linguagens também foram evoluindo ao longo dos tempos, inicialmente eram de carácter procedimental e hoje a maioria estendeu-se à programação por objectos.

Sem conhecer a sua área profissional e se tem conhecimentos de estatística, e de alguma matemática, aconselho a tentar a via da ciência de dados, que preferencialmente utiliza a linguagem de programação python, uma das linguagens que mais cresce na actualidade.  Python é uma linguagem relativamente fácil de aprender, e existem muitos tutoriais e vídeos pela internet que pode assistir para ir apreendendo.

Mas o python não se fica só pela área da ciência de dados, vai desde a área web, à automação, à inteligência artificial e muitas outras áreas.

Em suma, existem um número enorme de linguagens de programação, umas mais genéricas e outras mais específicas, mas quase todas elas têm em comum é os algoritmos, por essa razão convém apreender o que é um algoritmo. Depois não vale a pena apreender todas as linguagens, é escolher com a que melhor se identifica e ir treinado.

Deixo aqui um canal do youtube onde pode aprender mais sobre python: https://www.youtube.com/@HashtagProgramacao/videos

• Vote 1

• 9 months later...
Em 16/11/2023 às 12:00, Karolina disse:

Tenho 31 anos e estou começando. Espero que não seja tarde demais😅
Comecei a aprender python, ficarei feliz com qualquer conselho!)

Nunca é tarde de mais para aprender seja o que for!

Python é uma boa linguagem para começar a aprender a lógica algorítmica, mas na minha opinião, depois de aprenderes as bases da programação, recomendo que experimentes uma linguagem de mais baixo nível. Algo que te obrigue a aprender sintaxes, e de como realmente funciona um processador/memória.

Em 16/11/2023 às 15:00, user disse:

Nunca é tarde de mais para aprender seja o que for!

Python é uma boa linguagem para começar a aprender a lógica algorítmica, mas na minha opinião, depois de aprenderes as bases da programação, recomendo que experimentes uma linguagem de mais baixo nível. Algo que te obrigue a aprender sintaxes, e de como realmente funciona um processador/memória.

Obrigadа pela sua resposta))
Eu li e ouvi muito que Python é uma das linguagens mais populares e fáceis para começar a programar. Sua sintaxe é uma das mais fáceis e compreensíveis.

Nunca tenha medo de mudar algo radicalmente. Dicas de um professor do ensino médio que acabou de começar a aprender programação.😉

Em 16/11/2023 às 13:21, Karolina disse:

Obrigadа pela sua resposta))
Eu li e ouvi muito que Python é uma das linguagens mais populares e fáceis para começar a programar. Sua sintaxe é uma das mais fáceis e compreensíveis.

A aprendizagem de uma linguagem de programação, e essencialmente o seu conhecimento mais aprofundado, deve ter em consideração a área de estudo para a qual pretende utilizar essa linguagem.

Por exemplo se pretende enveredar pela área de ciência dos dados, machine learning, criação de bots, faz sentido estudar e especializar-se em python, ou R e até em Julia, pois são linguagens com sintaxe simples e com facilidade de procedimentos.

Por exemplo se pretende seguir pelo desenvolvimento web, e embora se possa utilizar python e existem grandes empresas que o fazem, o que neste momento, está mais em alta é o javascript.

Já se pretende desenvolver kernel, trabalhar com memória, bibliotecas para comunicar com hardware, SO, aí já é necessário aprender linguagens de baixo nível, como c ou c++.

Em suma, todas as linguagens de programação, têm o seu nicho e são mais especializadas para determinadas áreas. O python tem a facilidade de ter uma sintaxe relativamente simples, de ter uma comunidade enorme, assim como um conjunto grande de bibliotecas e de ser de fácil aprendizagem.

• Vote 1

Em 16/11/2023 às 16:05, Cerzedelo disse:

A aprendizagem de uma linguagem de programação, e essencialmente o seu conhecimento mais aprofundado, deve ter em consideração a área de estudo para a qual pretende utilizar essa linguagem.

Por exemplo se pretende enveredar pela área de ciência dos dados, machine learning, criação de bots, faz sentido estudar e especializar-se em python, ou R e até em Julia, pois são linguagens com sintaxe simples e com facilidade de procedimentos.

Por exemplo se pretende seguir pelo desenvolvimento web, e embora se possa utilizar python e existem grandes empresas que o fazem, o que neste momento, está mais em alta é o javascript.

Já se pretende desenvolver kernel, trabalhar com memória, bibliotecas para comunicar com hardware, SO, aí já é necessário aprender linguagens de baixo nível, como c ou c++.

Em suma, todas as linguagens de programação, têm o seu nicho e são mais especializadas para determinadas áreas. O python tem a facilidade de ter uma sintaxe relativamente simples, de ter uma comunidade enorme, assim como um conjunto grande de bibliotecas e de ser de fácil aprendizagem.

Concordo com você que a escolha do idioma deve depender da área ou tarefas específicas que pretendo resolver. E embora eu esteja interessado em desenvolvimento web, não sou contra tentar outra coisa. Portanto, por enquanto, concentrei-me em aprender Python))

Nunca tenha medo de mudar algo radicalmente. Dicas de um professor do ensino médio que acabou de começar a aprender programação.😉