Jump to content
Dr_Lion

Email redundancy/backup

Recommended Posts

Dr_Lion

Boas, estou aqui com uma dúvida,  eu tenho um email de um provider, e esse provider por vezes falha e queria saber se existe forma ou como replicar os emails.

Imaginando que tenho o email eu@isp1.pt que costuma ter alguns downtimes, e que criava o ip eu@ips2.pt. No entanto quando alguém me envia um email eu apenas recebo no email para onde o remetente envia, ou para os 2, no caso do remetente enviar para os meus 2 emails!

A minha questão é se existe forma de eu conseguir redirecionar os emails que recebo para o email que não estiver em baixo de forma transparente para o remetente, ou seja, a minha ideia seria o email eu@isp1.pt estar em baixo, o remetente enviar-me um email para o eu@isp1.pt ( e como esse email está em baixo) eu receber o email no eu@isp2.pt

Isto é possível?  E existe alguma solução limpa?

A alternativa que vejo é configurar o forward do eu@isp1.pt para o eu@isp2.pt. E eu abrir apenas o eu@isp2.pt  e quando envio, enviar da interface do eu@isp2.pt mas usando como remetente o meu email eu@isp1.pt. Desta forma eu conseguiria receber de forma transparente para quem me envia emails todos os emails enviados de fora para as minhas duas contas, apenas numa. Estou a pensar bem ou falhou-me alguma coisa no meu raciocínio??

Desde já agradeço a ajuda dispensada.

Edited by Dr_Lion

Rui Carlos

Se tiveres controlo sobre o domínio, no DNS podes definir múltiplos servidores para recepção de email (entradas MX) para o caso de algum falhar.  Mas a implementação de um serviço de email já não é simples, e ainda fica pior quando tentares meter replicação/redundância em cima.

O redireccionamento é uma solução simples, mas não resolve o problema do remetente não ter emails "devolvidos" se o servidor para onde ele enviou estiver em baixo.  Contudo, os servidores de envio é suposto fazerem várias tentativas de envio no caso de ocorrerem falhas, por isso, se as falhas não forem muito comuns, os emails devem acabar por ser entregues.

Dr_Lion

Ora bem, explicando a minha questão pois secalhar não me espressei bem.

Eu tenho email num webhost provider, e nesse host tenho vários emails, e tenho também os domínios e subdomínios lá criados, portanto creio que é isso que consideras ter o controlo do domínio, a esse nível tenho.

Quando dizes que o remetente tem emails devolvidos se o servidor para onde envia estiver em baixo, ainda assim o recepetor recebe os mails ou não recebe?? Depreendo que não recebe, certo?

A nível do funcionamento dos emails estou um bocado em branco, mas se percebi bem, simplificando existe uma estrutura em árvore em que as entradas MX recebem os emails, e depois reencaminham para o servidor de destino correspondente... 

Criando várias entradas MX resolve-me o problema se uma delas falar existe outra para redirecionar. Mas se o servidor final de destino falhar fico na mesma sem emails, certo?

Desde já agradeço a tua ajuda.

Rui Carlos
6 horas atrás, Dr_Lion disse:

Quando dizes que o remetente tem emails devolvidos se o servidor para onde envia estiver em baixo, ainda assim o recepetor recebe os mails ou não recebe?? Depreendo que não recebe, certo?

Depende da duração da falha do teu servidor.  Se a falha for pequena, o servidor de envio deverá tentar mais tarde, mas se a falha do ter servidor se prolongar, é possível que o servidor esgote o número de tentativas antes de conseguir entregar a mensagem.

6 horas atrás, Dr_Lion disse:

A nível do funcionamento dos emails estou um bocado em branco, mas se percebi bem, simplificando existe uma estrutura em árvore em que as entradas MX recebem os emails, e depois reencaminham para o servidor de destino correspondente... 

Criando várias entradas MX resolve-me o problema se uma delas falar existe outra para redirecionar. Mas se o servidor final de destino falhar fico na mesma sem emails, certo?

Sim, se o servidor que recebeu o email falhar depois de receber o email, ficas sem o email.  Daí também precisares de algum mecanismo de replicação, para garantir que todos os servidores recebem uma cópia do email.

A solução mais simples para o teu problema é arranjares um ISP minimamente decente.  Os sistema de emails já está feito para tolerar pequenas falhas, pelo que é preciso que o teu ISP seja muito mau para perderes emails.  Em cima disso, podes implementar redireccionamento dos emails recebidos para uma conta Gmail ou assim, que te garante um uptime de 100% ou perto da tua caixa de entrada.  Tens até serviços de registo de nome de domínio que te tratam do redireccionamento do email de forma gratuita (mais uma vez, podes simplesmente redireccionar para um Gmail ou similar), pelo que podes ter uma solução fiável pelo custo do domínio apenas.

Dr_Lion

Pois, eu estive a pensar sobre o assunto e também me pareceu uma solução bastante interessante. No entanto fiquei com uma dúvida.

1- Existe a opção de fazer forward do meu email no servidor, por exemplo para uma conta google.

2- Existe a opção de configurar o gmail para ir buscar os emails a um email externo, fornecendo ao email do gmail o login e password da conta de email exteior.

Na prática parece-me que estas duas opções funcionam de forma diferente e que a 1a tem vantagens sobre a segunda a nível de falhas na entrega de emails, não percebo bem porquê visto ainda estar um pouco confuso a nível do funcionamento dos emails entre servidores.. 

Confirma-se que a primeira opção é a melhor e garante-me bons resultados com um esforço mínimo/dresprezível?

Desde já agradeço a tua ajuda e tempo dispendidos.

Rui Carlos
4 horas atrás, Dr_Lion disse:

Pois, eu estive a pensar sobre o assunto e também me pareceu uma solução bastante interessante. No entanto fiquei com uma dúvida.

1- Existe a opção de fazer forward do meu email no servidor, por exemplo para uma conta google.

2- Existe a opção de configurar o gmail para ir buscar os emails a um email externo, fornecendo ao email do gmail o login e password da conta de email exteior.

Na prática parece-me que estas duas opções funcionam de forma diferente e que a 1a tem vantagens sobre a segunda a nível de falhas na entrega de emails, não percebo bem porquê visto ainda estar um pouco confuso a nível do funcionamento dos emails entre servidores.. 

Confirma-se que a primeira opção é a melhor e garante-me bons resultados com um esforço mínimo/dresprezível?

Desde já agradeço a tua ajuda e tempo dispendidos.

Eu escolheria a primeira opção, sobretudo para não ter que dar os meus dados de acesso ao Google (como acontece na segunda opção).  A primeira opção também te permite receber o email mais rapidamente, pois os emails são reencaminhados assim que são recebidos (na segunda opção o Gmail pesquisa por novos emails periodicamente, pelo que os emails podem demorar uns minutos a chegar).

Contudo, tenho ideia que os filtros de spam do Gmail (e provavelmente de outros serviços) funcionam melhor com a segunda opção.

Dr_Lion

POis ora bem, o que eu posso dizer depois de usar e experimentar as duas opções, está quase tudo correto. A 1a é mais rápida que a segunda a receber os mails como já tinhas dito, só houve uma coisa que reparei e que ainda não percebi se foi uma falha ocasional ou coincidência, mas numa das vezes não recebi um email com o forward da minha conta para uma conta google, e nessa altura quando tentava aceder ao serviço de webmail o serviço estava em baixo. No entanto noutras contas, com a 2a opção recebo sempre os emails na conta google, mesmo que o servidor web dos emails esteja inacessível.

De qualquer forma e de momento está a funcionar certinho.