Ir para o conteúdo
Dr_Lion

Controlar carro telecomandado/quadcopter com pc

Mensagens Recomendadas

Dr_Lion

Boas malta,

ando com umas ideias para uns projetos/brincadeiras nos tempos livres mas estou a precisar da vossa ajuda para começar na direção certa.

Estou à vontade na programação, não tão à vontade na parte de eletrónica/componentes elétricos, sei o básico/iniciante..

Tenho um carro telecomandado com comando rc 27Mhz; e um quadcopter de brincar na gama dos 2.4Ghz. Os comandos funcionam e os veículos estão operacionais!

O que pretendo é desenvolver uma forma de controlo independente dos comandos, ou seja a minha ideia não é ter o pc a controlar o comando que controla o veículo, mas sim suprimir a necessidade do comando controlando diretamente com o pc! Posteriormente a ideia seria ter a possibilidade de automatizar o controlo dos veículos...

Mas tenho um problema, que é não saber o que usar para fazer a comunicação entre o pc e os receptores.

No caso do quad como é 2.4, e os pcs também trazem wifi, bluetoth, etc na gama dos 2.4 seria interessante se conseguisse fazer esse controlo direto sem usar nenhum módulo de comunicação extra, no entanto não se é possível ou o quão difícil seria. Portanto a partir daqui gostava de saber que módulo ou módulos aconselham para efetuar a comunicação sentido de transmissão do pc para os receptores. Há algum módulo que faça as duas frequências ou preciso de um módulo separa para cada uma? Que módulos devo comprar?

Estou a pensar desenvolver me portátil com linux, mas tenho um raspberry pi por casa parado que posso usar para o desenvolvimento se for melhor opção.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
edsudani

Boa noite.

Em ‎25‎/‎07‎/‎2017 às 14:03, Dr_Lion disse:

Tenho um carro telecomandado com comando rc 27Mhz; e um quadcopter de brincar na gama dos 2.4Ghz

Em 27Mhz terás muita interferência de rádio amadores com seus transmissores potentes em relação ao telecomando por rádio.

Em 2,4Ghz talvez haja interferência dos equipamentos wireless locais mas de intensidade muito pequena.

Em ‎25‎/‎07‎/‎2017 às 14:03, Dr_Lion disse:

No caso do quad como é 2.4, e os pcs também trazem wifi, bluetoth, etc na gama dos 2.4 seria interessante se conseguisse fazer esse controlo direto sem usar nenhum módulo de comunicação extra, no entanto não se é possível ou o quão difícil seria. Portanto a partir daqui gostava de saber que módulo ou módulos aconselham para efetuar a comunicação sentido de transmissão do pc para os receptores. Há algum módulo que faça as duas frequências ou preciso de um módulo separa para cada uma? Que módulos devo comprar?

Muito boa tua ideia de usar wireless a partir de um notebook ou desktop, porém considere que aero-modelos, carros, barcos e outros brinquedos telecomandados, não requerem comunicação bidirecional, ou seja, não informam ao controlador sua posição relativa ou outros dados relevantes, necessariamente. 

O controle emite um sinal de R.F. modulado por código. O receptor demodula este sinal e seus circuitos internos executam a ação desejada.

No caso de usar um P.C. há a necessidade de comunicação entre o computador e o dispositivo a ser controlado. Então precisas implementar uma placa de rede wireless, ou algo similar, nesse dispositivo além de um aplicativo de controle.

Terá que alterar significativamente a eletrônica desse dispositivo, pois o P.C. precisa trabalhar em rede (por exemplo ad-hoc), neste caso.

Pesquise, bom passatempo.

Edison

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.