Jump to content

Problema com o comando .Address

Recommended Posts

Boa tarde

No desenvolvimento do código para a minha tese de Mestrado deparei-me com um problema no comando .Address e gostava de saber se o consigo ultrapassar ou se tenho de alterar o código de forma a que o comando possa funcionar como pretendo.

For k = 2 To Npacientes

CelulaInicio = Cells(3 + (k - 1) * (Nturnos + 2), Ndias + 1 + DiaInicio(k)).Address
    CelulaFim = Cells((Nturnos + 2) + (k - 1) * (Nturnos + 2), Ndias + 1 + DiaInicio(k)).Address

Worksheets("Exemplo").Cells(2 * k, (2 * Ndias) + 7) = "=SOMA(" & CelulaInicio & ":" & CelulaFim & ")"
    Worksheets("Exemplo").Cells(2 * k, (2 * Ndias) + 8) = "="

If tipo1(k) = True Then

Worksheets("Exemplo").Cells(2 * k, (2 * Ndias) + 9) = "1"

Else

Worksheets("Exemplo").Cells(2 * k, (2 * Ndias) + 9) = "2"

End If
Next k

Ora, o que eu pretendo, o código faz. O problema é que ao escrever na célula pretendida a fórmula da soma insere os "$" para fixar as células, o que faz com que o Excel dê erro ao executar essa mesma fórmula.

Eu já pesquisei e vi que há forma de alterar a disposição do que é escrito através deste comando alterando o "Reference Style". A questão é que, como este comando se encontra dentro de um ciclo "For" e é alterado para cada valor de k, não consigo alterar o "Reference Style".

Há alguma forma de alterar essa formatação mesmo com os índices relativos às linhas e colunas a serem variáveis?

Muito obrigado desde já!

PS- só para terem uma noção de tudo o que está no código: Ndias=5 e Nturnos=10

manuel antonio
Em 13/07/2017 às 12:22, TiagoA disse:

CelulaInicio = Cells(3 + (k - 1) * (Nturnos + 2), Ndias + 1 + DiaInicio(k)).Address
    CelulaFim = Cells((Nturnos + 2) + (k - 1) * (Nturnos + 2), Ndias + 1 + DiaInicio(k)).Address

Worksheets("Exemplo").Cells(2 * k, (2 * Ndias) + 7) = "=SOMA(" & CelulaInicio & ":" & CelulaFim & ")"
    Worksheets("Exemplo").Cells(2 * k, (2 * Ndias) + 8) = "="

Ora, o que eu pretendo, o código faz. O problema é que ao escrever na célula pretendida a fórmula da soma insere os "$" para fixar as células, o que faz com que o Excel dê erro ao executar essa mesma fórmula.

Eu já pesquisei e vi ...

Se pesquisaste, sabes que não é possível somar localizações , que é o que parece que estás a fazer. As somas, fazem-se com valores e como tal parece-me que o Address não está aí a fazer nada. Foste poupado no código que inseriste e como tal não se percebe bem o que pretendes.

Como as somas se fazem com valores é lógico que a tua soma deverá fazer-se desta forma: 

"celulainicio.value + celulafim.value"

pesquisa por soma de valores de células, verás que encontras centenas de códigos e é só escolher o que mais se adequar ao teu caso.

Edited by manuel antonio