Jump to content
apocsantos

FBI confirma ciberataques a centrais nucleares dos EUA

Recommended Posts

apocsantos
Citação

Um relatório assinado pelo FBI e pelo Departamento de Segurança Interna revela que cibercriminosos terão conseguido levar a cabo intrusões através do envio de currículos profissionais forjados.

Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/internet/2017-07-10-FBI-confirma-ciberataques-a-centrais-nucleares-dos-EUA


"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Share this post


Link to post
Share on other sites
M6

Acredito que se estão a preparar um conjunto de ataques graves e bem focados.
A malta anda a dormir, vamos ver se as empresas e os serviços secretos ainda vão a tempo de impedir, ou pelo menos minimizar.


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
apocsantos

Bom dia

@M6, concordo contigo! Na minha opinião, isto e mais alguns ataques que têm sido noticiados, são apenas "ensaios" para algo maior. Infelizmente parece que todo o mundo anda a "dormir na formatura", como se costumava dizer.

Por outro lado cada vez mais parece haver menos preocupação e cautela com questões de segurança! Algo que me preocupa ainda mais.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos


"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Share this post


Link to post
Share on other sites
bubulindo

Infelizmente no que toca a ataques informáticos e indústria, o resultado nunca vai ser bom... algo vai acontecer (aliás, já aconteceu mas ninguém deu a devida importância porque os afectados foram os Iranianos) e quando acontecer pode ser catastrófico.

Um dos problemas é que os sistemas de automação industrial são baseados em Windows e devido ao custo de adoptar sistemas de SCADA a novos sistemas operativos, muitas empresas saltam versões para minimizar o impacto. Eu ainda tenho, onde trabalho, computadores a correr Windows XP. A vasta maioria de plataformas e navios mercantes no mar hoje em dia ainda corre absolutamente em Windows XP... Isto não ajuda.

Também não ajuda que o sistema operativo utilizado seja o mais comum do planeta... Até hoje só vi uma empresa a usar um SCADA baseado numa topologia cliente servidor que não usasse Windows. Usavam em vez disso um RTOS baseado em Java. De resto é tudo Windows sem protecção de antivirus ou firewalls...

Depois, em cima de tudo isto, vem o facto das empresas darem mais valor e importância aos departamentos de IT do que é devido em detrimento dos profissionais de automação. Imensas vezes, os engenheiros de automação são postos de parte no que toca a facilidades para manter e utilizar sistemas de automação por parte dos departamentos de IT, levando a práticas menos seguras para conseguir realizar o trabalho.

Obviamente, que depois existe desconfiança por parte dos engenheiros de automação no que toca aos profissionais de IT, pelo que muitas redes de automação poderiam ser mais seguras se alguém com experiência e mais conhecimento do assunto tivesse sido envolvido. Tudo isto é possível de explorar para levar a cabo ataques a sistemas de automação... basta haver alguém para aí virado e com conhecimento do funcionamento interno de empresas para fazer isto acontecer.

Isto é a minha experiência em ambientes internacionais... duvido que em Portugal seja diferente.

  • Vote 1

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.