Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

Bernasjb888

Putty (Network error: connection refused)

Mensagens Recomendadas

Bernasjb888    0
Bernasjb888

Boas pessoal.

Tenho estado à alguns dias a tentar fazer ligação do meu raspberry pi 3 ao meu pc portátil, de modo pudesse usar o ecrã do portátil para trabalhar com o pi 3.

Segundo as minhas pesquisa, "Putty.exe" é a melhor opção para fazer tal ligação com a ajuda do Advance IP Scanner v2".

Ao por o ip do pi3 no "Putty.exe" aparece dá-me "Network error: connection refused". Tentei arranjar solução através da placa de rede, mas continua a dar o mesmo erro.

Não sei se terei de mexer nas pasta SSH através do terminal do qual ainda não tenho muitos conhecimentos sobre isso.

Alguém consegue-me ajudar?:cheesygrin:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1132
HappyHippyHippo

que tutorial seguiste para instalar o sistema operativo no pi3 ?

que tutorial estás a seguir para efectuar a ligação ssh ao pi3 ?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Bernasjb888    0
Bernasjb888

Boas!

Vou passar o seguinte link do youtube: 

Quanto à instalação do S.O., não precisei porque já estou prático nisso desde o pi2. Mas não descarto a possibilidade do erro do putty ser da instalação do S.O..

Já agora utilizo RASPBIAN JESSIE WITH DESKTOP.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Bernasjb888    0
Bernasjb888

Também pesquisei o seguinte video para tentar resolver o problema, mas nada resolvido....:confused:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dr_Lion    5
Dr_Lion

Tens a porta definida corretamente no pi? Caso não estejas a usar a porta default 22 no pi3, tens que colocar a porta no putty! Confirma se estás a inserir o utilizador e palavra pass corretos!

Lembra-te que ambas as máquinas têm que estar na mesma gama de IPs, com ips compatíveis, confirma a máscara de rede... Verifica se a firewall do Windows está activa ou não e experimenta desactivar. 

Confirma se tens no pi3 na config de ssh, para aceitar utilizador/password, ou apenas certificados...

Para que usas o advance ip scanner v2??? Eu faço isso com o putty e a consola do Windows. Uma forma de despistares muitos problemas, é na consola do portátil, fazeres:

ping ip_do_pi3

Vês logo se as duas máquinas estão acessíveis pela rede, se houver resposta, então o problema é configuração do ssh no pi3, ou utilizador/password errados.

Esse processo costuma ser trivial, portanto se te está a ocorrer um erro, ou tens algo mal configurado do lado do pi3, ou é uma dessas coisas básicas que se esquece com facilidade. 

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Bernasjb888    0
Bernasjb888

Tive a ver e acho que o problema aqui tem a ver com as permissões user/password.

Já alterei usando o comando:

sudo su
nano /etc/ssh/sshd_config

Depois alterei:

#PermitRootLogin yes

Quanto a password não vejo onde está para se poder alterar, mas se calhar acrescento #Password yes. Não sei se funcionará.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Bernasjb888    0
Bernasjb888

Boas n3phIlIm. Sim, foi das primeiras coisas que eu fiz. Já resolvi o problema.

Vi que o problema era o nome de user para fazer login. Por defeito o nome de user é pi, e eu tentei entrar com "pi@nomeUser" ou "IP".

Obrigado a todos.

Nota: se houver dúvidas para quem estiver a começar a utilizar ssh, putty e vnc, ficarei atento para explicar os métodos.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dr_Lion    5
Dr_Lion

Só em nota de rodapé por teres falado acima, existe nas configurações do SSH, uma flag qualquer para permitir/bloquear root login. OU seja se isso estiver bloqueado não consegues ligar com root, tens que ligar como teu user e depois usar o sudo! E percebe-se porquê... Logar com root é muito má política...

Essa questão que já alteraste do permitir logar com password também é algo que passa bastante por esquecimento, mas sim se queres logar com pwd tens que activar. Ou então crias um certificado e não te chateias mais... Se bem que para logares de máquinas diferentes um certificado pode ser um entrave ;)

Mas nada te proíbe de teres as duas formas de autenticação. Certificado para as máquinas habituais que se ligam, e pwd para uma urgência.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade