Jump to content
jmb.pt

Trocar Surface Pro 4 por Macbook Pro (2016)

Recommended Posts

jmb.pt

Boa tarde a todos.

Estou a pensar trocar o meu Surface Pro 4 I5, 8GB, 256GB por um Macbook Pro 13'' (Late 2016) com características idênticas (I5, 8GB, 256GB). Acham que será uma boa troca ou ficarei prejudicado em termos de performance (que é aquilo que mais me preocupa)? Agradeço as vossas opiniões.

Cumprimentos.

brunuu

Vai depende mesmo do que usares, o hardware é quase o mesmo, há software que tem melhor desempenho no windows e outros que tem melhor desempenho do mac

M6

A questão não é performance. A questão é saber com qual dos dois vais ficar mais bem servido de acordo com as tarefas que fazes.

Exemplo:

- Só fazes apresentações, sem dúvida com o Mac e o KeyNote ficas mais bem servido do que com qualquer outra opção.

- Só fazes desenvolvimento .Net, sem dúvida que com o Windows ficas mais bem servido do que com qualquer outra opção.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Rui Carlos
Em 28/06/2017 às 18:22, jmb.pt disse:

Estou a pensar trocar o meu Surface Pro 4 I5, 8GB, 256GB por um Macbook Pro 13'' (Late 2016) com características idênticas (I5, 8GB, 256GB). Acham que será uma boa troca ou ficarei prejudicado em termos de performance (que é aquilo que mais me preocupa)? Agradeço as vossas opiniões.

Dificilmente ficarás desapontado com o desempenho do MBP, sobretudo quando o teu ponto de comparação é um Surface Pro 4.  O macs costumam ter bom desempenho mesmo com hardware inferior, mas neste caso até me parece que o MBP terá melhor hardware do que o Surface Pro 4.

O MBP tem o problema do teclado (que é bastante mau) e da falta de portas "normais", mas mais uma vez o Surface Pro também não é grande exemplo nestes aspectos, por isso o hardware não deve ser problema.  Como disseram anteriormente, certifica-te que o software que usas habitualmente tem boa compatibilidade com macOS.

brunuu

O que mata mesmo o Macbook pro é mesma a falta de SD há muita gente dependente de cartões SD no ecossistema da apple já que uma grande parte dos clientes da Apple são fotografos ou artistas ou arquitetos ou editores que depedem muitos de cartões SD para qualquer coisa, e um cartão SD cabia perfeitamente naquilo e muito dificilmente os cartões SD ficam obsoletos no futuro, as entradas USB até consigo perceber mas mesmo assim uma não fazia mal, mas os cartões SD é algo que muito dificilmente desparece e ainda por cima são mesmo muito pequenos e podem ter muita capacidade.

O teclado, eu consigo imaginar que aquilo será normal daqui a uns anos para todas as marcas, não tão baixo talvez mais alto, mas durante os primeiros meses aquilo é horrivel de escrever, e atenção com o barulho daquilo, as teclas são mesmo barulhentas.

A falta de Magsafe é super estranha, mas há rumores que no modelo de 2018 possa voltar e um novo teclado também.

OU, sempre podes dar uma vista de olhos ao Surface Laptop o modelo de 8GB com i5 e HD 640, bem se quiseres um computador que esteja sempre em silencio na ventoinha o Surface Laptop é optimo nesses aspeto, o ecrã é tatil, tem um teclado excelente para escrever com aquele tecido, tem Windows Hello, mas tem os piores SSDs do mercado no momento para algo que custa 2000 euros.

Edited by brunuu

Rui Carlos

Acho que no MBP anterior que tive, se usei o leitor de cartões SD uma vez por ano foi muito.  Tenho algumas dúvidas que haja assim tantos utilizadores de macs que usem o cartão SD com regularidade, ao contrário das portas USB normais.

O verdadeiro problema do teclado não é ser baixo, é algumas tecladas começarem a "prender" e a falhar ao fim de alguns meses de uso (e não é propriamente um caso isolado).

bubulindo
On 8/1/2017 at 1:16 AM, brunuu said:

O que mata mesmo o Macbook pro é mesma a falta de SD há muita gente dependente de cartões SD no ecossistema da apple já que uma grande parte dos clientes da Apple são fotografos ou artistas ou arquitetos ou editores que depedem muitos de cartões SD para qualquer coisa, e um cartão SD cabia perfeitamente naquilo e muito dificilmente os cartões SD ficam obsoletos no futuro, as entradas USB até consigo perceber mas mesmo assim uma não fazia mal, mas os cartões SD é algo que muito dificilmente desparece e ainda por cima são mesmo muito pequenos e podem ter muita capacidade.

Cartões SD passaram a ser usados há relativamente pouco tempo. Até então quem é mesmo fotógrafo usava máquinas com Compact Flash devido à rapidez de escrita da máquina no cartão.

O leitor no portátil é interessante, mas sinceramente só para usos muito esporádicos. Para começar um leitor de cartões decente é mais rápido que o leitor integrado, ninguém anda com o portátil atrás para fazer download das fotos logo o leitor na gaveta da secretária não vai incomodar nem ser peso nas costas. Outra coisa a ter em conta, pelo menos nos Macs é que o leitor de cartões é a maior abertura na carcaça do portátil. Ter esse buraco fechado faz com que menos pó entre no computador e algo que acontece a leitores que não são usados é precisamente acumular pó. Eu não me importo de limpar um leitor de 15 euros, mas andar a escaranfunchar num computador de 2000 e tal euros é um pouco diferente.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}