Jump to content
clovisystem

Consulta personalizada na ComboBox

Recommended Posts

clovisystem

Pessoal, criei um form em Delphi e quando tento buscar os dados do banco de dados pra inserir numa ComboBox (combobox3)não aparece os dados... Sendo que esses dados obedecem uma consulta onde escolho o produto e na combo(combobox2) deve aparecer o valor dele no banco de dados. Alguém ajuda???

O código do erro  está em destaque

Aí vai o código do Button:

procedure TForm4.Button5Click(Sender: TObject);
begin
   DBEdit1.Visible:=true;
   ComboBox3.Visible:=true;
   Query2.close;
   Query2.Open;
   if Query2.IsEmpty then
    begin
      ShowMessage('Nenhum valor encontrado');
      exit;
    end
    else
      begin
      Query2.SQL.Add('SELECT DISTINCT Valor FROM Produtos WHERE MarcaProduto = ' + ComboBox2.Text );
      ComboBox3.Items.Add(Query1.FieldByName('Valor').AsString);
      Query2.Next;
   end
end;

Edited by nunopicado
Syntax Highlight

clovisystem

Existe uma outra forma de ao invés de exibir o valor de um campo na combobox fazer uma consulta personalizada com este trecho de código:

ComboBox3.Items.Add(Query1.FieldByName('Valor').AsString);

Queria informar que o campo valor é de tal produto que informei no Form. Alguém ajuda?

Ex.:

'SELECT DISTINCT Valor FROM Produtos WHERE MarcaProduto = ' + ComboBox2.Text +''

Edited by nunopicado
Syntax Highlight

Rafael Adão

Podes detalhar melhor colocando mais trechos de código? Não entendi muito bem qual o seu problema

clovisystem
2 horas atrás, Rafael Adão disse:

Podes detalhar melhor colocando mais trechos de código? Não entendi muito bem qual o seu problema

Quero exibir esta consulta dentro de um combobox:

'SELECT DISTINCT Valor FROM Produtos WHERE MarcaProduto = ' + ComboBox2.Text +''

onde  o valor do ComboBox2.Text corresponde ao field Marcaproduto e exiba na combobox.

Edited by nunopicado
Syntax Highlight

clovisystem
2 horas atrás, clovisystem disse:

Quero exibir esta consulta dentro de um combobox: 'SELECT DISTINCT Valor FROM Produtos WHERE MarcaProduto = ' + ComboBox2.Text +'' onde  o valor do ComboBox2.Text corresponde ao field Marcaproduto e exiba na combobox.

procedure TForm4.Button5Click(Sender: TObject);
begin
   ComboBox3.Visible:=true;
   showMessage('o valor é '+ComboBox2.Text);
   Query2.close;
   Query2.Open;
   if Query2.IsEmpty then
    begin
      ShowMessage('Nenhum valor encontrado');
      exit;
    end
    else
      begin
      Edit3.Text:=Query2.FieldByName('Valor').text;
      Query2.SQL.Add('SELECT DISTINCT Valor FROM Produtos WHERE MarcaProduto = ' + ComboBox2.Text );
      ComboBox3.Items.Add(Quero exibir aqui o valor da tabela); 
      end
end;

Edited by nunopicado
Syntax Highlight

nunopicado

Começo por pedir que, quando meteres snippets de código, usa o editor de código do forum, que podes encontrar na barra de ferramentas do editor da mensagem com o símbolo <>. Além de ficar o código realçado (usa o tipo C/C#/Java, que funciona igualmente), permite-te indentar mais correctamente o código, para que seja mais perceptível a quem te tenta ajudar.

Quanto à tua questão:

Após executares a tua query tens de executar o Query2.Open, caso contrário, nada feito.
Além disso, antes de adicionares a query à Query2, deves limpar o que lá vem de trás, executando Query2.Clear (se não me falha a memória).

Podes em alternativa adicionar a query da forma seguinte, que te limpa automaticamente a query anterior:

begin
  Edit3.Text:=Query2.FieldByName('Valor').text;
  Query2.SQL.Text := 'SELECT DISTINCT Valor FROM Produtos WHERE MarcaProduto = ' + ComboBox2.Text;
  Query2.Open;
  ComboBox3.Items.Add(Quero exibir aqui o valor da tabela); 
end

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.