Jump to content
FTD

Voltar de Inglaterra para Portugal?

Recommended Posts

FTD

Ola a todos!

Sei que existem topicos relacionados a este, so que nao encontrei nenhum que fosse recente (corrijam-me se estiver errado) e queria que este topico fosse focado somente no titulo.
Inves de explicar mais sobre a minha situacao e competencias tecnicas mais tarde, decidi meter tudo na pergunta inicial para referencia. Vou tentar estruturar isto da melhor forma possivel!!

// START: Sobre mim

Sou emigrante na Inglaterra e estou a trabalhar em Web Development a cerca de 1 ano e meio. Nao vim para Inglaterra com licenciatura ou curso - comecei a trabalhar como empregado de mesa/barman e apenas mais tarde comecei a aprender web development no meu tempo livre (mais especificamente pela Udacity).

Fiz a mudanca para o mundo de digital agencies (nao sei como se traduz isto para portugues! Consulturias creio?) em Outubro 2015, para uma pequenissima agencia onde comecei a trabalhar como Office Manager. Ai, vi que era necessario alguem que soubesse um pouco de front-end para ajudar nuns projetos e entao pedi para me darem responsabilidades nessa area.

Passado um bom ano de trabalho, com aquela mentalidade de pequenas empresas, onde se trabalham horas extras, e fins de semana devido ao fato de nao podemos contratar mais ninguem, sai de la com um excelente entendimento de projetos. Para a informacao de todos que questionam salarios em Inglaterra, comecei com £16,000 p/ano e sai de la a ganhar £18,000.

No meu segundo trabalho, consegui arranjar salario de £23,000. Era in-house developer numa empresa de arte, alias o unico developer, dai o salario ser maior. Trabalhei num unico website, numa framework PHP (Opencart, terrivel!!) e dado a umas mudancas no negocio passado uns meses, decidi procurar outro sitio para trabalhar. Sai deste sitio com salario de £25,000 (aumentado em 3 meses).

Estou agora numa pequena/media digital agency, muito bem conhecida, com uns quantos premios relacionados a industria em cima. Estou a trabalhar em todo o tipo de projetos, para clientes tais como a ITV, practicas medicinais e afins. O meu salario baixou para £20,000, com aumento para £25,000 se tiver boa performance durante 4 meses.

// END: Sobre mim

// START: As perguntas

Estava a considerar voltar a Portugal apos ter 3 anos de experiencia, sendo este ultimo ano bastante forte, trabalhando em projetos brutais. As minha perguntas, em concreto sao:

- Estimativas de ofertas de salario para um individuo com 3 anos de experiencia no estrangeiro, com bastante portfolio e projetos pessoas para demonstrar competencia. Posicoes para que me irei aplicar: Web Developer, PHP Developer, Project Manager

- Ambiente de trabalho em Portugal - como e trabalhar numa digital agency (consulturia?) por ai? Imagino que a mentalidade nesta industria esteja um pouco mais para tras do que na Inglaterra, por isso gostava de saber como as coisas estao de momento.

// END: As perguntas

// START: Competencias tecnicas

3 anos de experiencia em Inglaterra (na altura do suposto retorno a Portugal)

Front-end :

HTML5, CSS, Javascript (nativo), jQuery, Bootstrap, Foundation, AJAX

Back-end:

PHP (Muito OOP e nativo, minha especialidade), MySQL, em ambientes LAMP/WAMP/MAMP
PHP frameworks: Magento, OpenCart, Prestashop

Version Control:
Git

Deployment tools:
FTP e Git

Project Management :
2 anos a gerir pequenos/medios projetos e equipas

Qualificacoes (Project Management) :
PRINCE2
Agile/Scrum

// END: Competencias tecnicas

Desde ja obrigado por quem tera a paciencia de ler tudo isto e desculpas por a falta de acentuacao (teclado ingles).
Cumprimentos malta, que a saudade portuguesa ja bate.

Virneto

Viva,

Haverá malta para te aconselhar melhor sobre as perspetivas de trabalho e rendimentos mas eu diria já que, com a progressão que descreves em um ano e meio (ainda por cima sem qualificação oficial, embora certamente com competências) eu não consideraria voltar a Portugal.

O nosso mercado tem oportunidades mas considero que em termos de ambiente de trabalho, continua a padecer do memso mal de sempre que é a desvalorização da mão de obra e consequente baixo rendimento dos profissionais. E isto, parece-me que acontece em várias áreas. No caso concreto de inglaterra conheço alguns exemplos de quem tenha emigrado para trabalhar, precisamente porque se ganha muito melhor. Estou a falar de áreas como Enfermagem, segurança, construção... 

Repara tabém que voltar a Portugal não significa necessariamente que deixes de trabalhar em alguns projetos em que estejas envolvido. Talvez possas trabalhar à distância. ?

Cumprimentos.

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

M6

Boas.

Se decidires voltar terás de ter em conta que é quase impossível obteres esses valores por aqui com três anos de experiência, a que se junta o facto de que as tuas competências serem muito "canivete suiço", ou seja, é aquilo que (virtualmente) qualquer developer sabe (e se não sabe aprende rapidamente).

Ou seja, é dificil auferires esses valores por estas bandas e a concorrência é muita. Obviamente há que contar com o facto de que o custo de vida é diferente, estar perto de quem se gosta também tem um determinado valor, etc.. (mas essas contas apenas tu as podes fazer).
Se deres uma olhadela nos anúncios para o know-how que apresentas vais ver que é dificil encontrar uma posição "decente", quase tudo procura "devops" com know-how em "350 mil coisas" e oferecem "bom ambiente de trabalho, numa empresa jovem e dinâmica" ao qual juntam uns euros que, com muitissima sorte, chega aos 1100€brutos / mês, que, feitas as contas, são 1100€ / 14  = 15400€ / ano brutos, muito longe dos valores que tens em libras.

Sarcasmos à parte, deves analizar muito friamente os valores que se praticam por aqui se for da tua vontade trabalhar por conta de outrém.
Arrancar como feelancer é sempre uma opção, mas terás de ter em mente que tens de fazer trabalho comercial (que não é nada fácil) e vais-te cruzar com muita gente que quer "borlas" ou que "depois encomenda-te mais" ou "permite que exponhas o teu trabalho" ou "que fiques com a referência", etc. (desculpa, voltei ao sarcasmo)...
Se trazeres clientes/projetos numa ótica de near shore for uma hipótese real, deverás ponderá-la, mas tem em atenção de que é muito mais dificil fazer trabalho comercial estando longe).

Espero ter ajudado...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."