Jump to content
Bruno Santos

Fazer médias com ficheiros definidos pelo utilizador

Recommended Posts

Bruno Santos

Ola Muito Boa Noite eu tenho que fazer um projeto em pascal e no projeto diz que devo calcular e apresentar a média das idades no conjunto das pessoas no mesmo ficheiro e eu não sei como fazer,Podem me ajudar?Agradecia Muito!Obrigada

O código ta Assim:

program registo_de_pessoas;
uses crt;
type registo=record
     nome:String;
end;
type data=record
     dia,mes,ano:integer;
end;
var fich1:file of registo;
    pessoa:registo;
    data_nas:data;
    n,c:Integer;
function existeFicheiro:Boolean;
Begin
assign(fich1,'RegistoPessoas.dat');
{$I-}
reset(fich1);Close(fich1);
{$I+}
existeFicheiro:=(IoResult=0);
end;
procedure registo_de_pessoas;
Begin
clrscr;
writeln('Registar Pessoas');
if existeFicheiro then
reset(fich1)
else
rewrite(fich1);
write('Quantos Registo vai Introduzir?');
readln(n);
for c:=1 to n do
Begin
write('Nome:');
readln(pessoa.nome);
write('Idade');
readln(pessoa.idade);
writeln('Data de Nascimento');
write('Dia:');
readln(data_nas.dia);
write('Mes:');
readln(data_nas.mes);
write('Ano:');
readln(data_nas.ano);
seek(fich1,Filesize(fich1));
write(fich1,pessoa);
end;
close(fich1);
end;
Begin
Writeln('Bem Vindo ao Registos de Pessoas');
registo_de_pessoas;
readln;
end.

Edited by nunopicado
Syntax Highlight

nunopicado

Antes de mais, deixa-me só dizer-te que deves ter mais cuidado na indentação. O código está todo ao mesmo nível, o que o torna de difícil leitura. 
Mesmo para ti, se começares a indentar correctamente, verás que te facilita bastante.

Quanto à média, podes calcular somando todas as idades e dividindo pelo total de pessoas.

Cria uma variável do tipo Real, inicializa-a a 0, e a cada pessoa que dás entrada, soma o valor da idade a essa variável.
No fim, fazes a divisão pelo numero de pessoas, e apresentas o resultado.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Bruno Santos

Muito obrigada pelas dicas mas como acedo as idades no ficheiro para poder fazer a media?

Edited by pwseo
Citação desnecessária.

nunopicado

Tens aí duas hipoteses:
Ou vais somando logo à medida que o utilizador insere a data, e nesse caso nem precisas ir ao ficheiro, ou lês o ficheiro no fim.

Para isso tens de correr todos os registos gravados (com um ciclo FOR entre 0 e FileSize(fich1) - 1, usando o seek(fich1, i) para posicionar o registo, e lendo o registo com read(fich1, pessoa).
A cada registo lido, vais somando o valor da idade à variável, e no fim divides.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Bruno Santos
Em 2017-6-17 às 00:01, nunopicado disse:

Tens aí duas hipoteses:
Ou vais somando logo à medida que o utilizador insere a data, e nesse caso nem precisas ir ao ficheiro, ou lês o ficheiro no fim.

Para isso tens de correr todos os registos gravados (com um ciclo FOR entre 0 e FileSize(fich1) - 1, usando o seek(fich1, i) para posicionar o registo, e lendo o registo com read(fich1, pessoa).
A cada registo lido, vais somando o valor da idade à variável, e no fim divides.

Muito Obrigado Nuno aserio ajudas te me bastante obrigadam Nuno.

Depois eu Digo te a nota que tirem no projeto... ;) 

Se for preciso mais alguma coisa eu pregunto. Mais uma vez obrigada