Jump to content
Rodolfo

Dúvida projeto casa Domótica

Recommended Posts

Rodolfo

Boas tardes,

Estou agora no segundo semestre do meu curso e tenho um projeto para realizar em java onde tenho de criar um sistema que simule uma casa domotica.

Nessa casa existem Consolas, em que uma consola pode ter varios Compartimentos, cada compartimento pode ter varios Equipamentos, Equipamentos esses que sao de varios tipo(temperatura(sensores e Ac), de luz(sensor, lampada, interruptor), fecho(porta, sensor, botao) e ainda posicao(estore,botao e sensor)

A minha duvida é a seguinte: que metodo devo usar para por exemplo no caso da classe equipamentos permitir guardar cada tipo... a professora deu a ideia de que a classe equipamentos deveria ser abstrata, mas continuo com a mesma duvida.

se alguem me poder ajudar com um explicacao ou ate mesmo com um exemplo de como devo fazer eu agradecia

obrigado

Rodolfo

HappyHippyHippo

om a tua professora indicou, o objectivo não é instanciar a classe Equipamento, mas uma classe derivada que implementa o tipo pretendido.

• Vote 1

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Rodolfo
13 horas atrás, HappyHippyHippo disse:

om a tua professora indicou, o objectivo não é instanciar a classe Equipamento, mas uma classe derivada que implementa o tipo pretendido.

A professora disse que alem da classe equipamentos que as classes EquipamentosLuz, EquipamentosTemperatura... tambem deveriam ser abstractas, e que depoiis os equipamentos propriamente ditos é que deveriam ser  instanciados, mas como faço isso? e outra duvida quando pretender adicionar um equipamento como e que consigo passar pelas classes todas abstratas ate chegar aquela que quero.

obrigado pela ajuda.

Edited by Rodolfo

HappyHippyHippo

o que a tua professora disse foi para teres só mais um nível de abstração, de forma a poderes ter classes como Lampada, Aquededor, etc ...

Tu não "vai até à que queres", instancias directamente a classe que queres

• Vote 1

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Rodolfo
11 horas atrás, HappyHippyHippo disse:

o que a tua professora disse foi para teres só mais um nível de abstração, de forma a poderes ter classes como Lampada, Aquededor, etc ...

Tu não "vai até à que queres", instancias directamente a classe que queres

Ou seja criar mais um nivel abstrato para fazer a ligação entre a cclasse equipamentos e os sensores, lampadas, etc...

Rodolfo
10 horas atrás, HappyHippyHippo disse:

Equipamentos -> EquipamentosLuz -> Lampada

Obrigado pela ajuda, continuação de bom trabalho