Jump to content
Zweiss

Vector com funções com um erro

Recommended Posts

Zweiss

Tenho aqui um código de um vector com funções mas ao ler o código ele não me está a mostrar a o valor associado à posição do vector. Insiro o tamanho do vector (ex: 3), depois os valores que quero atribuir (ex: 2 9 20) e depois devia aparecer isto:
O valor 1: 2
O valor 2: 9
O valor 3: 20

Mas há frente de valor não me aparece os números que inseri.

O código é este (a parte da soma está incompleta, presumo eu).

Já agora alguém aqui percebe de UML?

//criar uma função que pede um valor ao utilizador, este valo vai ser o tamanho do nosso vector.
//declarar um vector com o tamanho inserido por este.
//preencher o vector com valores inseridos pelo utlizador (funcão)
//Uma funão que recebe como parâmetros, o vector e um inteiro, com o objectivo de percorrer o vector.
//Outra função para mostrar o conteúdo da posição do vector, esta função recebe um inteiro e mostra-o de seguida.

#include <stdio.h>

int pedir_tamanho();
int pedir_valor_vect(int n);
void func(int vector[], int tamanho);
void func_mostra(int vector[], int tamanho);
void mostra_int (int pos_vect);

int main ()
{
	setvbuf (stdout, NULL, _IONBF, 0);

int tam = pedir_tamanho ();
	int vect[tam];
	func (vect, tam);

int i, soma=0;

//somar as posições do vetor
			for (i=0; i<tam; i++)
			{
				soma=soma+vect[i];
			}

func_mostra (vect, tam);
}

//pedir o tamanho do vetor
int pedir_tamanho (int tama)
{
	printf ("Insira o tamanho do vector a criar: \n");
	scanf ("%d", &tama);

return tama;
}

void func(int vector[], int tamanho)
{
	int i;

for (i=0; i<tamanho; i++)
	{
		vector[i]=pedir_valor_vect(i);
	}
}

//mostrar o vetor
void func_mostra(int vector[], int tamanho)
{
	int i;

{
			mostra_int(vector[i]);
		}
}

//pedir valores
int pedir_valor_vect(int n)
{
	int a;
	printf ("Insira numero %d: \n", n);
	scanf ("%d", &a);
	return a;
}

//mostra a posicão e o número
void mostra_int (int pos_vect)
{
	printf ("O valor %d: \n", pos_vect);
}

Edited by Zweiss

HappyHippyHippo

void mostra_int (int pos_vect) : a função pede a posição do vector, mas não tem vector para obter os dados

mostra_int(vector[ i ]) : a função pede a posição do vector, mas o que lhe estas a dar é o valor em si

printf ("O valor %d: \n", pos_vect) : a função está a apresentar o valor dado que ao ler parece ser a posição do vector (que não é o que foi dado), e não paresenta mais nada

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Zweiss
Em 2017-6-2 às 21:38, HappyHippyHippo disse:

void mostra_int (int pos_vect) : a função pede a posição do vector, mas não tem vector para obter os dados

mostra_int(vector[ i ]) : a função pede a posição do vector, mas o que lhe estas a dar é o valor em si

printf ("O valor %d: \n", pos_vect) : a função está a apresentar o valor dado que ao ler parece ser a posição do vector (que não é o que foi dado), e não paresenta mais nada

Resumindo nem tu consegues resolver aquilo que o prof pôs no quadro. O código estava a correr bem até o prof decidir que era preciso fazer mais 2 funções e depois nem o código inteiro mostrou. Quando tiver aulas peço ao colega do lado o código dele já que estava a correr bem.

Este código copiei da projecção que o prof fez.

void mostra_int (int pos_vect)
{
	printf ("O valor %d: \n", pos_vect);
}

HappyHippyHippo
55 minutes ago, Zweiss said:

Resumindo nem tu consegues resolver aquilo que o prof pôs no quadro.

haha ... achas mesmo ?

o prof pos isso, mas é necessário alterar para apresentar o valor pretendido

HappyHippyHippo

percenbendo que o que o professor escrever no quadro é algo para alterar, e como tal, não é lei escrita em pedra.

Zweiss
21 horas atrás, HappyHippyHippo disse:

percenbendo que o que o professor escrever no quadro é algo para alterar, e como tal, não é lei escrita em pedra.

Não é para alterar nada pk o prof resolveu o exercício o problema está que não deu tempo de uma pessoa passar as coisas em condições antes se lembrar de somar as posições dos vectores. O exercício foi projectado na parede só que não foi o código todo completo.

HappyHippyHippo
1 hour ago, Zweiss said:

Não é para alterar nada pk o prof resolveu o exercício o problema está que não deu tempo de uma pessoa passar as coisas em condições

então a explicação é simples : não passaste bem o que estava projectado

não existem milagres em programação, ou alteras/abordas os pontos que disse, ou reescreves o programa (até ficaria melhor), ou esqueçe em resolver o problema.

ps : vou-te dizer uma coisa, quase como um desabafo, ou começas a pensar fora da caixa (algo que muita gente que vem aqui ao forum pedir ajuda não faz) ou o teu caminho na programação vai ser muito complicado. o que quero dizer é que, ou começas a pensar por ti, mesmo duvidando directamente o que o professor diz, ou não deixarás de ser um code-monkey, nunca um programador a sério

Zweiss

Não faço intenção de seguir programação, quando me inscrevi no curso pensei que fosse outra coisa. Uma turma que começou com quase 20 alunos vai ficar reduzida a 8.

Um curso destes devia ser de 2 anos no mínimo e isto só vai durar um ano e com disciplinas para fazer o 12º por isso é dar a matéria as pressas e se sabes sabes e se não sabes vira-te.

Eu as 3 primeiras partes do código fiz a sós e depois perdi me.

HappyHippyHippo
4 hours ago, Zweiss said:

Não faço intenção de seguir programação, quando me inscrevi no curso pensei que fosse outra coisa. Uma turma que começou com quase 20 alunos vai ficar reduzida a 8.

Um curso destes devia ser de 2 anos no mínimo e isto só vai durar um ano e com disciplinas para fazer o 12º por isso é dar a matéria as pressas e se sabes sabes e se não sabes vira-te.

Eu as 3 primeiras partes do código fiz a sós e depois perdi me.

mas presuponho que queiras acabar o curso, certo ?

mas tentaste ao menos abordar os pontos que referi ?

Zweiss
2 horas atrás, HappyHippyHippo disse:

mas presuponho que queiras acabar o curso, certo ?

mas tentaste ao menos abordar os pontos que referi ?

Na maneira como isto anda duvido que acabe o curso, agora é só a espetar com matéria e toca a andar. Na programação tenho passado com notas 10-11. Em UML foi o desastre total.

Sim abordei os pontos que referiste e não cheguei a conclusão nenhuma, o que me vêm a cabeça é o facto do mostra_int não ser declarado no main. Hoje perguntei a alguns amigos se tinham conseguido passar o código completo e todos disseram que não só o meu vizinho do lado (direito) é que consegui apanhar tudo.

Tenho andado de volta do trabalho de diagramas de UML que é para apresentar e depois ir a "julgamento".

HappyHippyHippo

e se eu dissesse que a função mostra_int deveria receber o vector e a posição do elemento a ser apresentado ? achas que já consegias resolver ?

(sim, o enunciado apresentado no código do primeiro post está errado, seja o que pedi o correcto ou outra coisa semelhante, isto porque se queres apresentar dois valores, dois valores são necessários)

Zweiss
11 horas atrás, HappyHippyHippo disse:

e se eu dissesse que a função mostra_int deveria receber o vector e a posição do elemento a ser apresentado ? achas que já consegias resolver ?

(sim, o enunciado apresentado no código do primeiro post está errado, seja o que pedi o correcto ou outra coisa semelhante, isto porque se queres apresentar dois valores, dois valores são necessários)

Isto assim:

#include <stdio.h>

int pedir_tamanho();
int pedir_valor_vect(int n);
void func(int vector[], int tamanho);
void func_mostra(int vector[], int tamanho);
void mostra_int (int pos_vect,int i);

int main ()
{
	setvbuf (stdout, NULL, _IONBF, 0);

int tam = pedir_tamanho ();
	int vect[tam];
	func (vect, tam);

int i, soma=0;

//somar as posições do vetor
			for (i=0; i<tam; i++)
			{
				soma=soma+vect[i];
			}

func_mostra (vect, tam);
}

//pedir o tamanho do vetor
int pedir_tamanho (int tama)
{
	printf ("Insira o tamanho do vector a criar: \n");
	scanf ("%d", &tama);

return tama;
}

void func(int vector[], int tamanho)
{
	int i;

{
		vector[i]=pedir_valor_vect(i);
	}
}

//mostrar o vetor
void func_mostra(int vector[], int tamanho)
{
	int i;

{
			mostra_int(vector[i], i);
		}
}

//pedir valores
int pedir_valor_vect(int n)
{
	int a;
	printf ("Insira numero %d: \n", n);
	scanf ("%d", &a);
	return a;
}

//mostra a posicão e o número
void mostra_int (int pos_vect,int i){
	printf ("O %d valor : %d \n",i, pos_vect);
}

HappyHippyHippo

ja parece melhor, testaste ?

ja agora, deverias ter os nomes das variaveis e funcoes mais descritivas da sua funcionalidade

Zweiss
6 horas atrás, HappyHippyHippo disse:

ja parece melhor, testaste ?

ja agora, deverias ter os nomes das variaveis e funcoes mais descritivas da sua funcionalidade

Apresenta os valores mas agora falta a fazer a soma de todos os valores e prof não acabou isso na aula. O nome das funções ate são parecidas com as que o prof fez, para fazer a soma o prof deu o nome "s" à variável e eu decidi mudar para "soma".

E meh teste de funções e vectores na sexta-feira.