Jump to content
Inacabado

Problema em leitura de caracteres para array de caracteres

Recommended Posts

Inacabado

Muito boa tarde ao forum. Estou a tentar resolver este problema que faz parte de um exercício de um livro que estou a ler "C primer plus" de Stephen Prata e não estou a conseguir.

A questão é o programa não dá erro mas também não sai do ciclo for apesar de eu entrar com 1 ou mais newlines.

Não estou mesmo a entender qual e o problema e porque isso acontece.

Eis o código:

/*  */
#include <stdio.h>
int main(void)
{
        const int MAX=255;
        int i;
        char line[MAX];
        printf("Please enter a line of text:\n");
        for(i=0;scanf(" %c",&line[i])!='\n';i++)

line[i]='\0';           
        printf("Saimos do ciclo while.\nvalores no array:\n");
        for(i=0;i!='\0';i++)
                printf("%c",line[i]);
        printf("Bye!!!\n");

return 0;
}

Agradeceria imenso uma indicação de como desbloquear este problema.

Muito obrigado de antemao.

Inacabado
46 minutos atrás, HappyHippyHippo disse:

dica : ;

chegas lá ?

A primeira vista nao chego la! Mas de-me mais algum tempo e ja lhe dou uma resposta definitiva.

Inacabado

Nao vou la! Isto e frustrante... Nao so acabei de ler todos o capitulo previos a este exercício como ja ando neste problema a 2 dias, e nao sai nada. Agora o ";" nao responde muito a minha duvida pois o compilador nao acusou falta de nenhum... Nao estou a conseguir...

HappyHippyHippo
9 minutes ago, Inacabado said:

Nao vou la! Isto e frustrante... Nao so acabei de ler todos o capitulo previos a este exercício como ja ando neste problema a 2 dias, e nao sai nada. Agora o ";" nao responde muito a minha duvida pois o compilador nao acusou falta de nenhum... Nao estou a conseguir...

realmente não tens erros de sintaxe, agora de semantica ... ui !!!

ora vamos lá ver o que fazem estas duas linhas :

9         for(i=0;scanf(" %c",&line[i])!='\n';i++)
 10                 
 11         line[i]='\0'; 

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Inacabado

Ja previa que se fosse perguntar pela linha no. 11, mas devo esclarecer que este e um programa que tenho em teste, para fazer parte de um programa maior que no caso e inverter uma string. por isso o

line[i]='\0';

esta um pouco fora de contexto, pois fui testar esta porção do código noutro ficheiro.c.

A semântica e um pouco como os gostos, cada um tem o seu, e eu como gosto de "elegancias" tenho a tendência para parecer um pouco críptico para quem le o meu código. Gostos...

Respondendo a tua pergunta

16 minutos atrás, HappyHippyHippo disse:

ora vamos lá ver o que fazem estas duas linhas :

9         for(i=0;scanf(" %c",&line[i])!='\n';i++)
 10                 
 11         line[i]='\0'; 

Acho que e auto-explanatório: insere um caracter no array line, ate encontrar uma new line \n!

Mas devo dizer que ja testei de outra forma com o while assim:

10         while(scanf("%c",&line[i])!='\0')
 11         {
 12                 i++;
 13         }

Edited by Inacabado

Inacabado

Acabei de testar desta maneira:

6         const int MAX=255;
  7         int i=0;
  8         char ch, line[MAX];
  9         printf("Please enter a line of text:\n");
 10         while(scanf("%c",&ch)!='\n')
 11         {
 12                 line[i]=ch;
 13                 i++; 
 14         }

E continua a nao me sair do ciclo... Mas devo dizer que ja testei de muitas outras maneiras, tem sido 2 dias (pos-laboral) que nao me sai nada!

Edited by Inacabado

HappyHippyHippo
10 hours ago, Inacabado said:

Ja previa que se fosse perguntar pela linha no. 11, mas devo esclarecer que este e um programa que tenho em teste, para fazer parte de um programa maior que no caso e inverter uma string. por isso o

line[i]='\0';

esta um pouco fora de contexto, pois fui testar esta porção do código noutro ficheiro.c.

para o código actual, é irrelevante o que vais futuramente fazer com ele. o que me interessa é o que é apresentado e mais nada

A semântica e um pouco como os gostos, cada um tem o seu, e eu como gosto de "elegancias" tenho a tendência para parecer um pouco críptico para quem le o meu código. Gostos...

Em programação, a semântica é o que o programa faz, logo, se o programa não faz o que devia, então tem problemas de semântica. Não interessa como o faz, mas terá de fazer o pretendido.

Respondendo a tua pergunta

Acho que e auto-explanatório: insere um caracter no array line, ate encontrar uma new line \n!

também eu queria que fizesse isso, mas não faz, e a razão está na dica que te dei. Vou-te dar uma ajuda de uma maneira diferente. Vou alterar o código tendo duas coisas em conta:

- vou inicializar a memória da variável line a zeros de forma a não ser necessário a linha 11

- ao não ser necessário a linha 11, vou remover-la:

#include <stdio.h>
int main(void)
{
  const int MAX=255;
  int i;
  char line[MAX] = {0};

for(i=0;i!='\0';i++)
    printf("%c",line[i]);
  printf("Bye!!!\n");

return 0;
}

agora corre isso e diz o que aparece

Inacabado
3 horas atrás, HappyHippyHippo disse:

para o código actual, é irrelevante o que vais futuramente fazer com ele. o que me interessa é o que é apresentado e mais nada

Em programação, a semântica é o que o programa faz, logo, se o programa não faz o que devia, então tem problemas de semântica. Não interessa como o faz, mas terá de fazer o pretendido.

também eu queria que fizesse isso, mas não faz, e a razão está na dica que te dei. Vou-te dar uma ajuda de uma maneira diferente. Vou alterar o código tendo duas coisas em conta:

- vou inicializar a memória da variável line a zeros de forma a não ser necessário a linha 11

- ao não ser necessário a linha 11, vou remover-la:

#include <stdio.h>
int main(void)
{
  const int MAX=255;
  int i;
  char line[MAX] = {0};

for(i=0;i!='\0';i++)
    printf("%c",line[i]);
  printf("Bye!!!\n");

return 0;
}

agora corre isso e diz o que aparece

Diz que a variável nao pode ser inicializada! Lembrei-me que haveria qualquer problema ao inicializar variaveis se usasse-mos uma variavel const. Mudei para o define assim:

#define MAX 255

e logo que carrego no enter tem um comportamento inusual, pois repete o printf seguinte tantas vezes quantas as letras que insira no scanf do ciclo for que estamos a debater.

HappyHippyHippo

e, lendo o código, que ciclo é esse ?

(nota que as perguntas que são feitas são dicas sobre o problema)

Inacabado

e, lendo o código, que ciclo é esse ?

Nao saiu ainda do ciclo for! Mas o ; no final ou a seguir ao ciclo for tambem nao me resolve o problema pois já testei.

Nao terá algo a ver com o buffer do teclado? Se calhar estou a tentar fazer tudo ao mesmo tempo!

(nota que as perguntas que são feitas são dicas sobre o problema)

Eu compreendo isso, isto nao e um chat . Gostava era de perceber a lógica por detrás da falha, afim de nunca mais errar neste tipo de problemas e compreender os mecanismos, e sei bem que as perguntas que me fazes me podem conduzir a essa compreensão.

Se calhar com getchar() resolvia o problema, mas no capitulo onde estou ainda nao foi apresentada essa funcao/macro por isso estou a resolver os exercicios so com a materia referente ao mesmo capitulo, e descuro outras maneiras de resolver o problema. Se calhar e uma pergunta no capitulo errado! Ja agora a pergunta e esta:

"Write a program that reads in a line of input and then prints the line in reverse order.
You can store the input in an array of char ; assume that the line is no longer than 255
characters. Recall that you can use scanf() with the %c specifier to read a character at
a time from input and that the newline character ( \n ) is generated when you press the
Enter key."

Presumo portanto que com as armas que tenho possa enfrentar o problema...

Edited by Inacabado

HappyHippyHippo

ok ... estou a ver que o primeiro problema já te apercebeste, logo podemos seguir.

sim, o problema inicial é na realidade a falta do ; no primeiro ciclo.

agora ... existem vários outros problemas:

- ao usares o formato de leitura " %c", o espaço executa o descartar de todos os caracteres considerados como espaço, logo o caracter '\n' nunca será lido.

- o retorno da função scanf não é o caracter lido, mas sim o número de elementos lidos em termos do formato dado, logo nunca pode ser usado como comparador com o caracter de fim de linha

- o segundo ciclo for, volta a ter problemas na condição de paragem

• Vote 1

Inacabado
1 hora atrás, HappyHippyHippo disse:

- ao usares o formato de leitura " %c", o espaço executa o descartar de todos os caracteres considerados como espaço, logo o caracter '\n' nunca será lido.

Tem logica, tem! O meu pensamento foi colocar o espaco para descartar o '\n' do printf anterior, por isso o " %c".

- o retorno da função scanf não é o caracter lido, mas sim o número de elementos lidos em termos do formato dado, logo nunca pode ser usado como comparador com o caracter de fim de linha

Completamente de acordo e eu ate sabia isso, mas ignorei! O retorno do scanf ou e 0 ou 1 neste caso especifico.

- o segundo ciclo for, volta a ter problemas na condição de paragem

Talvez porque ainda nao acrescentei o caracter terminador '\0' ao ultimo elemento do vector.

Assim que possa vou alterar o codigo todo e torno a postar.

Muito, muito obrigado pelo tempo e pela paciencia. Estou reconhecido da ajuda recebida, obrigado...

p.s. Agora compreendo a questao da semantica do meu programa, estar completamente errada!

Edited by Inacabado
esclarecer