Hollies Posted May 18, 2017 at 03:00 PM Report #604407 Posted May 18, 2017 at 03:00 PM Pessoal, andei afastado da programação nos últimos tempos, e por isso estou desactualizado. Precisava que me dessem umas 'luzes' em relação a um programa que queria desenvolver ( descrito em baixo). Primeiro qual a linguagem mais apropriada, mais acessível, simples para criar o programa, e uma ideia de como desenvolvê-lo. Se alguém me quiser ajudar a desenvolver ainda melhor.Grato pela atenção! Existe uma base de dados com as últimas 200 chaves do Euromilhões. Cada chave tem 5 números(não entram as estrelas) Uma Linha do arquivo corresponde uma chave. O que se pretende que o programa faça: - Vai selecionar um numero determinado chaves que saíram e vai compará-las em busca de números comuns entre elas. - A Seleção das chaves é feita através de ‘saltos ao passado’ indo buscar ao arquivo determinadas chaves. Exemplificando: - Existe uma base de dados onde estão as 200 ultimas chaves sorteadas . As chaves estão ordenada debaixo para cima, a chave que está em cima é a mais recente. A chaves vão ser selecionadas através de ‘saltos para trás’. Por exemplo: quero que o programa selecione a chave que está a 16 posições da ultima chave sorteada. O programa vai ler as linhas do arquivo (cada chave está numa linha) e quando chegar à 16 vai guardar essa chave. Depois quero selecionar a chave que está a 42 posições da última, o programa percorre as linhas e chegado à 45 guarda. Quero depois a 95, o mesmo processo. O programa vai permitir guardar o número que quiser de chaves segundo esse processo. Quando tiver o numero chaves que quero, finalizo esse processo e passar à fase seguinte: que o programa encontre números comuns entre todas as chaves que selecionadas, todos os números de uma chave são comparados com os das outras chaves, assim para todas as chaves, sempre que encontrar um numero comum guarda numa … no fim depois de feita a comparação, apresenta os números comuns que encontrou. É a ideia base. Que será primeiro desenvolvida. Depois há que aperfeiçoar. Porque pode acontecer vários números repetirem mais que uma vez, exemplo: O numero 5 aparecer em três chaves, o programa vai ordenar os mais repetidos, os que tiverem mais que uma repetição terão prioridade, serão os primeiros a serem apresentados, se por exemplo: O numero ‘24’ repete 4 vezes o ‘15’ repete 3 o 50 ‘2’ e o 17 repete 1. O programa vai apresentar em primeiro lugar o 24 depois o 15, 50 e 17. O programa irá então gerar 5 números tendo em conta esse processo de apresentar sempre primeiro os mais repetidos. Se não houver mais que uma repetição escolherá 5 números dos comuns encontrados de modo aleatório. Pode acontecer haver menos de 5 números comuns entre as chaves selecionadas, aí serão apresentados os números comuns encontrados e os outros serão gerados aleatoriamente dentro das chaves selecionadas.
HappyHippyHippo Posted May 18, 2017 at 03:12 PM Report #604409 Posted May 18, 2017 at 03:12 PM a uma pergunta como "qual a linguagem usar" a resposta só pode vir de ti, porque só tu é que sabes que linguagem é que mais estás habituado. ainda te aparece um atravessado e te responde em brainfuck ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Hollies Posted May 18, 2017 at 03:26 PM Author Report #604415 Posted May 18, 2017 at 03:26 PM Há anos que não programo, e a única linguagem em que programei, foi em assembler, no essencial fazia rotinas que depois eram utilizadas em programas desenvolvidos noutras linguagens. Como disse ando desactualizado, digamos que teria de começar a programar como principiante, dai a pergunta, de qual seria a linguagem que mais se adapta a um programa como esse que quero desenvolver, no fundo é criar uma base de dados, ir buscar determinadas chaves, compará-las em busca de números comuns e apresentá-los.
HappyHippyHippo Posted May 18, 2017 at 03:30 PM Report #604418 Posted May 18, 2017 at 03:30 PM acho que anda ai uma grande vaga de python'es ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Hollies Posted May 19, 2017 at 03:12 PM Author Report #604458 Posted May 19, 2017 at 03:12 PM HappyHippyHippo fico com a sugestão thanks. Impressão minha ou o pessoal anda mais a 'desprogramar' ou o tópico não tem interesse.
HappyHippyHippo Posted May 19, 2017 at 03:15 PM Report #604460 Posted May 19, 2017 at 03:15 PM o tópico está respondido .. python é uma resposta aceitável (se optares por python não me faças perguntas ...) IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Hollies Posted May 21, 2017 at 08:07 PM Author Report #604502 Posted May 21, 2017 at 08:07 PM Fica prometido, vamos lá ver então como é Python! Agradeço por essa 'luz', se não ficava às escuras!
Recommended Posts