Jump to content

Recommended Posts

Posted

Pessoal, andei afastado da programação nos últimos tempos, e por isso estou desactualizado. Precisava que me dessem umas 'luzes' em relação a um programa que queria desenvolver ( descrito em baixo). Primeiro qual a linguagem mais apropriada, mais acessível, simples para criar o programa, e uma ideia de como desenvolvê-lo. Se alguém me quiser ajudar a desenvolver ainda melhor.Grato pela atenção!

Existe uma base de dados com as últimas 200 chaves do Euromilhões. Cada chave tem 5 números(não entram as estrelas)

Uma Linha do arquivo corresponde uma chave.

O que se pretende que o programa faça:

- Vai selecionar um numero determinado chaves que saíram e vai compará-las em busca de números comuns entre elas.

  - A Seleção das chaves é feita através de ‘saltos ao passado’ indo buscar ao arquivo determinadas chaves.

Exemplificando:

 - Existe uma base de dados onde estão as 200 ultimas chaves sorteadas .

As chaves estão ordenada debaixo para cima, a chave que está em cima é a mais recente.

 A chaves vão ser selecionadas através de ‘saltos para trás’.  Por exemplo: quero que o programa selecione a chave que está a 16 posições da ultima chave sorteada. O programa vai ler as linhas do arquivo (cada chave está numa linha) e quando chegar à 16 vai guardar essa chave. Depois quero selecionar a chave que está a 42 posições da última, o programa percorre as linhas e chegado à 45 guarda. Quero depois a 95, o mesmo processo.

O programa vai permitir guardar o número que quiser de chaves segundo esse processo. Quando tiver o numero chaves que quero, finalizo esse processo e passar à fase seguinte: que o programa encontre números comuns entre todas as chaves que selecionadas, todos os números de uma chave são comparados com os das outras chaves, assim para todas as chaves, sempre que encontrar um numero comum  guarda numa … no fim depois de feita a comparação, apresenta os números comuns que encontrou.

É a ideia base. Que será primeiro desenvolvida. Depois há que aperfeiçoar. Porque pode acontecer vários números repetirem mais que uma vez, exemplo: O numero 5 aparecer em três chaves, o programa vai ordenar os mais repetidos, os que tiverem mais que uma repetição terão prioridade, serão os primeiros a serem apresentados, se por exemplo:

O numero ‘24’ repete 4 vezes o ‘15’ repete 3 o 50 ‘2’ e o 17 repete 1.

O programa vai apresentar em primeiro lugar o 24 depois o 15, 50 e 17.

O programa irá então gerar 5 números tendo em conta esse processo de apresentar sempre primeiro os mais repetidos. Se não houver mais que uma repetição escolherá 5 números dos comuns encontrados de modo aleatório. Pode acontecer haver menos de 5 números comuns entre as chaves selecionadas, aí serão apresentados os números comuns encontrados e os outros serão gerados aleatoriamente dentro das chaves selecionadas.

Posted

Há anos que não programo, e a única linguagem em que programei, foi em assembler, no essencial fazia rotinas que depois eram utilizadas em programas desenvolvidos noutras linguagens. Como disse ando desactualizado, digamos que teria de começar a programar como principiante, dai a pergunta, de qual seria a linguagem que mais se adapta a um programa como esse que quero desenvolver, no fundo é criar uma base de dados, ir buscar determinadas chaves, compará-las em busca de números comuns e apresentá-los.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.