Ir para o conteúdo
M6

PT, NOS e EDP entre os alvos do ataque informático internacional

Mensagens Recomendadas

M6    81
M6

Como utilizador desde há muitos anos de MS Office LibreOffice/OpenOffice conheço relativamente bem as diferenças.
O Excel por acaso até é o que tem melhor compatibilidade, o Word , da última vez que testei a compatibilidade, ainda tinha muita coisa torcida. E isto é para uma utilização "normal", nada de criar um template em Word para ligar a uma BD e depois popular o texto...
Obviamente não ajuda o facto dos formatos do Office serem fechados, se bem que com os docx e xlsx a coisa melhorou. Devo dizer que prefiro o LibreOffice, na sua versão de folha de cálculo acho superior ao Excel (então quando o Excel estava limitado a 65535 linhas nem é necessário explicar porquê) e também prefiro o editor de texto porque não tenho de andar à porrada com ele quando quero formatar um parágrafo (embora o MS Office tenha coisas mais simples como por exemplo, colocar uma página em landscape a meio de um documento). No domínio das apresentações, usei muito o LibreOffice, acho-o fácil e simples de usar se bem que a melhor aplicação para tal está a anos luz de ambos, é o KeyNote para OS X.
Ou seja, se puderes viver no teu eco-sistema sem teres de editar documentos da MS, consegues viver perfeitamente sem o MS Office.

Não creio que o MS Office seja a salvação da MS quanto a SOs, repara que já tens a versão cloud, que acaba por dispensar, de alguma forma, o SO. Acho que é muito mais a questão dos servidores, o IIS, o SQL Server, o SharePoint, o Exchange e por ai em diante.
A MS já acordou para a vida e já percebeu que é muito mais rentável fazer como a Apple e disponibilizar o SO de forma gratuita, assim reduz significativamente o custo de manutenção, tendo "apenas" de se focar na área empresarial, que, como disse anteriormente, é realmente onde o SO acaba por ganhar relevância.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo    112
bubulindo

Profissionalmente ia-me custar um pouco usar algo que não fosse o MS Word precisamente porque muito do que se faz em MS Word para automatizar documentos não está ao mesmo nível no LibreOffice. Para uso casual em casa uso Libre Office excepto para CV's já que alguns recrutadores querem o CV em .doc e não docx.

Quanto a usar aplicações cloud based... não acho que valha a pena. Primeiro porque não és dono do software... estás apenas a alugá-lo. Depois porque precisas na mesma de estar ligado à internet, etc... e nem vou falar de privacidade.

Estás a brincar quando dizes que o Windows 10 é disponibilizado de forma gratuita, não estás?? Quando eu instalo a nova versão do macOS não vem publicidade ao novo candy crush agarrada a ele para monetizar a oferta. As minhas passwords Wi-Fi não são partilhadas à sorte e este computador em particular não passa a ser um servidor para espalhar o Win10 por todos os meus dispositivos quer eu queira quer não. E mais importante de tudo não me retira funcionalidade ao meu computador quando fizer o upgrade se o quiser fazer... e não me chama de paspalho idiota que não sabe manter um computador. Onde é que faz sentido que a única maneira de obter uma funcionalidade semi-decente do Windows 10 é dizendo ao computador que a internet está a ser cobrada ao kb????

A verdade é que com o modelo de negócio da MS, eles não podem dar um sistema operativo. A Apple não dá propriamente o sistema operativo... apenas se torna mais proveitoso para eles lançarem um novo sistema operativo para continuarem a suportar as máquinas que venderam. A MS não vende computadores, logo não tem como capitalizar os esforços deles dessa maneira.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos    210
apocsantos

Bom dia,

Só para "chegar um pouco" à coversa, a MS aparentemente irá extinguir o sharepoint em prol do Office365 com todas as coisas que ele inclui! E a MS já vende computadores! Os Surface, que cada vez são uma "gama maior", e são vendidos pela MS. Quase parece que estão a seguir as pisadas da Apple...

Quanto ao ataque em concreto, cada vez mais me parece que "algo de muito esquisito" aconteceu e cada vez mais me parece que a negligência foi o maior factor de sucesso!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6    81
M6

@bubulindo, nada do que referiste invalida o facto do Windows ser gratuito...
A capitalização é simples de ver. Repara na quantidade de versões às quais tinhas de dar suporte em, por exemplo, 2008: Win2K, XP, 2000/2003/2008 Servers, CE/Mobile (estou a dizer de cabeça, é apenas para teres uma ideia).
Agora elimina metade disso porque passas para Windows 10 e consequentes upgrades. Ficas "automaticamente" com uma estrutura muito mais pequena no que toca a suporte, manutenção, help desk/apoio ao cliente, FAQs, KB, programadores, testers, etc.. 
Isto representa cortes significativos na manutenção/suporte de sistemas antigos. Até para o IT/NOC/help desk das empresas a vida fica mais simplificada, não há 300 versões de Windows diferentes para gerir/suportar, a primeira pergunta deixa de ser "qual é a versão do windows que está a usar?"...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto    74
Virneto
20 horas atrás, apocsantos disse:

Boa tarde,

Daqui a pouco dizem que foi uma "aliança estratégica" entre o Pai natal o coelho da pascoa, a branca de neve e os 7 anões, juntos com o gato que ri, e a Alice no país das maravilhas! E quem propagou o ataque ainda vão dizer que foi o capitão gancho!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

:P:cheesygrin::D

...toda a gente sabe que o Capitão Gancho tem ascendência coreana e que os duendes do Pai Natal andam a fabricar mísseis em vez de brinquedos. 

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto    74
Virneto
1 minuto atrás, M6 disse:

A capitalização é simples de ver. Repara na quantidade de versões às quais tinhas de dar suporte em, por exemplo, 2008: Win2K, XP, 2000/2003/2008 Servers, CE/Mobile (estou a dizer de cabeça, é apenas para teres uma ideia).
Agora elimina metade disso porque passas para Windows 10 e consequentes upgrades. Ficas "automaticamente" com uma estrutura muito mais pequena no que toca a suporte, manutenção, help desk/apoio ao cliente, FAQs, KB, programadores, testers, etc.. 
Isto representa cortes significativos na manutenção/suporte de sistemas antigos. Até para o IT/NOC/help desk das empresas a vida fica mais simplificada, não há 300 versões de Windows diferentes para gerir/suportar, a primeira pergunta deixa de ser "qual é a versão do windows que está a usar?"...

...Isto está bem visto... E a Microsoft já veio comunicar (com autoridade) que os lesados estão-no porque não actualizaram sistemas...

Querem ver que os Norte Coreanos lançaram o vírus só para dar uma mãozinha à Microsoft? :confused:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo    112
bubulindo
3 hours ago, M6 said:

Se a capitalização do Windows é feita assim, porquê meter publicidade no meio do OS?

Eu entendo a poupança que é feita pela MS em focar tudo para Windows 10... apenas estou contra o método que eles o fizeram. Ou seja, eles querem poupar dinheiro e forçam o update causando dano financeiro aos utilizadores deles? Isto sem referir a óbvia falta de qualidade em vários aspectos do sistema operativo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto    74
Virneto
Citação

As Adrien stated in his README, this is not a mistake from the author but an issue with Windows XP  (...) 

UPDATE: Forget the above statement, this has been successfully tested with wanakiwi up to Windows 7.

:cheesygrin:

Caixinha de surpresas... É só recursos no Windows. Nem os vírus se livram da estabilidade do sistema...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6    81
M6

@bubulindo, a resposta à tua questão é óbvia: ganhar mais dinheiro. Se bem que acredito que a capitalização vá bem mais para lá do que o que eu referi.
O facto de estares contra ou a favor, gostares ou detestares é irrelevante, é uma questão tua...

Já vi isso passar-se muita vez, muitas flame wars em que ia buscar um balde de pipocas para assistir ao filme :D, de Windows vs Apple, Linux vs Windows, Apple vs Linux. Por uns são assim e outros são assado e isso é estúdio e aquilo devia ser feito assim, etc., etc. etc..

A verdade é que são as empresas que decidem qual o rumo que lhes interessa...

PS: não sabia que o Windows 10 tinha publicidade. Onde aparece?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1134
HappyHippyHippo
3 minutes ago, M6 said:

PS: não sabia que o Windows 10 tinha publicidade. Onde aparece?

carrega no botão do windows (menu) metado do que aparece é publicidade ...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade