Jump to content

Problemas a ligar duas Structs - fscanf

thinkabout

Recommended Posts

Boas,

Tenho as seguintes estruturas.

Estou a tentar fazer a ligação entre as duas struct que tenho, mas estou com alguns problemas depois a ler do fscanf.

O objectivo é carregar o animal de uma lista ligada e ao carregar o mesmo, dizer a que área que ele pertence campo que está noutra struct (Vector Dinâmico).

Se usar a ANIMAL1

struct ANIMAL1 {
        int id; // id único por animal    

char especie[MAX]; // ID Unico

char nome[MAX];

int peso;                      

char Area[MAX]; // Trabalha OK

pno prox;

};

E depois usar 

while (fscanf(pFile, "%s %s %d %s", buffer.especie, buffer.nome, &buffer.peso, buffer.Area) == 4), trabalha sem problemas.

Mas a minha intenção é usar 

struct ANIMAL2 {
        int id; // id único por animal    

char especie[MAX]; // ID Unico

char nome[MAX];

int peso;

Area * local;
         // Tenho problemas depois no fscanf.

pno prox;

};

typedef struct ANIMAL no, *pno;

while (fscanf(pFile, "%s %s %d %s", buffer.especie, buffer.nome, &buffer.peso, buffer.local->idarea) == 4)

O meu fscanf não gosta quando vai ler buffer.local->idarea, e não sei como o ler, agradeço ideias.

struct area {
            char idarea[MAX]; //ID area

float pesocomportado;

int nrfronteiras;

int nranimais;

char * fronteiras[MAXAREAS];

};

typedef struct area Area, *pArea;
Edited by thinkabout

Vou tentar explicar-me o melhor possível.

Tenho uma lista com 2 animais, essa lista diz a onde esse animal está no Zoo.

Leao Simba 250 AreaA

Zebra Leopoldo 100 AreaB

Quando leio a lista, quero guardar a localização do animal num campo que não está na lista ligada, está noutra struct (Vector).

Se guardar dentro da LISTA com um campo char local[max], não tenho problemas, para esse efeito estou a usar este fscanf.

while (fscanf(pFile, "%s %s %d %s", buffer.especie, buffer.nome, &buffer.peso, buffer.Area) == 4), trabalha sem problemas.

Se tentar guardar dentro do Vector com usando o campo Area * local; , que defini dentro da LISTA.

while (fscanf(pFile, "%s %s %d %s", buffer.especie, buffer.nome, &buffer.peso, buffer.local->idarea) == 4)

o fscanf falha-me.

Eu quero dizer que um determinado animal pertence a uma área.

Como não tenho esse campo diretamente na STRUCT animal, tenho que ir gravar essa informação noutro local (Vector - Area).

E estava a tentar gravar aqui buffer.local->idarea.

O que nem faz muito sentindo, pois quando carrego o animal depois também vou querer acrescentar peso e número de animais dentro daquela Area (vector).

Posso recolher a informação como string como estou a fazer e depois a tratar, depois de achar o vector que quero inserir.

O animal tem que ficar com a informação de onde pretende, posso querer lista todos os animais que estão na AreaA.

Contudo não posso fazer isto

Buffer.local->idarea = buffer.nomelocal;

Confesso que o fscanf não sentido realmente mas não estou bem a ver como dar a volta a questão.

Edited by thinkabout

vamos la por partes (nem estou a ver como fazer como tu vás à fonte sem te levar ate lá).

se são registos diferentes nao tens nada de ler dados para um registo diferente.

sucintamente, o que tem de fazer nao e mais do que ler os dados do registo animal, sejam ele directamente para uma estrutura ou nao, somente depois fazer todo o tranalho de pesquisa e actualizacao dos dados sobre um registo existente ou nao da lista de areas. No final actualizas a tua estrutra animal de acordo com a referência ao registo área usado/manipulado no passo intermédio.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p