Jump to content

Comunicação Com Servidor Para Atualização do Programa

BHAMF

Recommended Posts

Olá! Lá estou eu aqui de volta 🙂

Minha dúvida é, tem como eu colocar meu programa (Pascal) para se comunicar com um servidor e perguntar para o servidor se existe alguma atualização para tal programa?

Ou seja, o próprio programa verificar se há atualizações para ele mesmo. Só que o problema é saber se isso é possível em Pascal... É possível soldados? Espero a resposta. Obrigado desde já!

08/05/2017 18:34 Brasil (Horário de Brasília)

Brenio Hallison A.M. Filho

Sim, com certeza.

Isso requer alguma estruturação, pois precisas de ter um servidor sempre disponível (recomenda-se redundância, o que obriga a teres código para lidar com ela).

Existem alguns componentes já prontos para isso (salvo erro a TMS tem um), que facilitam a implementação, mas é sempre possível fazer de raiz.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Sei, a minha estratégia era a seguinte: Como não sei lidar muito ainda com servidores, iria pedir para o meu aplicativo baixar um arquivo de texto, lá teria dizendo se haveria uma atualização nova ou não, caso tivesse, ele baixaria o novo executável dele mesmo só que atualizado, após isso, ele executaria o programa baixado, e o programa baixado excluiria o antigo, tomando assim seu lugar! Porém não tenho a mínima ideia de como fazer isto! Será que podem me ajudar? Obrigado desde já!

10/05/2017 11:36 Brasil (Horário de Brasília)

A estratégia parece-me bem. Ficheiro de texto com a versão actualizada, e ficheiro de update para download (recomendo que seja um ZIP que depois será extraído).

Quanto à forma de fazer, vai depender de vários detalhes de implementação, especialmente de qual compilador vais usar.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Em 10/05/2017 às 17:20, nunopicado disse:

A estratégia parece-me bem. Ficheiro de texto com a versão actualizada, e ficheiro de update para download (recomendo que seja um ZIP que depois será extraído).

Quanto à forma de fazer, vai depender de vários detalhes de implementação, especialmente de qual compilador vais usar.

Quanto ao ZIP, não irá se necessitar, pois criei um sistema no qual o programa se auto-instala caso os arquivos para o programa funcionar não existam, entáo só precisarei baixar o executável

11/05/2017 18:47  Brasil (Horário de Brasília)

Edited by BHAMF
Erros de ortografia

O que te recomendo é que instales o package Synapse no teu Lazarus.

Entre outras ferramentas, dá-te possibilidade de fazer download de ficheiros da internet.

Tens aqui indicação de como fazer: http://wiki.freepascal.org/Synapse

• 7 months later...

Olá! Prosseguindo com o tópico, eu baixei o package Synapse, mas não estou sabendo como utiliza-lo, achei a função que eu quero no documento que me mandastes, esta é a função que eu quero:

function DownloadFTP(URL, TargetFile: string): boolean;
const
  FTPPort=21;
  FTPScheme='ftp://'; //URI scheme name for FTP URLs
var
  Host: string;
  Port: integer;
  Source: string;
  FoundPos: integer;
begin
  // Strip out scheme info:
  if LeftStr(URL, length(FTPScheme))=FTPScheme then URL:=Copy(URL, length(FTPScheme)+1, length(URL));

// Crude parsing; could have used URI parsing code in FPC packages...
  FoundPos:=pos('/', URL);
  Host:=LeftStr(URL, FoundPos-1);
  Source:=Copy(URL, FoundPos+1, Length(URL));

//Check for port numbers:
  FoundPos:=pos(':', Host);
  Port:=FTPPort;
  if FoundPos>0 then
  begin
    Host:=LeftStr(Host, FoundPos-1);
    Port:=StrToIntDef(Copy(Host, FoundPos+1, Length(Host)),21);
  end;
  Result:=FtpGetFile(Host, IntToStr(Port), Source, TargetFile, 'anonymous', 'fpc@example.com');
  if result=false then writeln('DownloadFTP: error downloading '+URL+'. Details: host: '+Host+'; port: '+Inttostr(Port)+'; remote path: '+Source+' to '+TargetFile);
end;

Porém não sei em qual arquivo está as procedures presentes no código acima. Pensava eu que a Synapse era uma unit só, mas é um conjunto de units, como vou saber em qual delas está as funções e procedures presentes no código acima? Obrigado, esperando respostas!

B.H.A.M.F | 11:52 19/12/2017 (Horário de Brasília)

Já está tudo resolvido, podem encerrar o tópico! Já descobri onde se encontrava tal function, ela se encontra na unit ftpSend, a maneira com qual resolvi meu código é esta: 

(os asteriscos são para proteção das minhas informações)
program ftp;
uses
 Crt, blcksock, synautil, synaip, synsock, Classes,
 Sysutils, ftpsend;

begin
 FtpGetFile('**.***.***.***',
 '**',
 '/public_html/index.html',
 'D:\Programas\Programas pascal\testes synapse\ftp\d\index.html',
 '*********',
 '*********'); 
 readln;
end.

{
   function FtpGetFile
   (const IP, //ip do server
   Port,  /porta do server
   FileName, /nome do arquivo junto à sua localização
   LocalFile, /onde o arquivo vai ser colocado ao ser baixado + nome novo do arquivo
   User, /nome de usuário FTP
   Pass: string): Boolean; / senha do servidor FTP
}        

Obrigado à todos do Portugal a Programar! Podem fechar este tópico se quiserem já! :D_

B.H.A.M.F | 12:34 19/12/2017 (Horário de Brasília)

@BHAMF, ainda bem que já resolveste, ia agora a responder-te.
Mas permite-me uma recomendação:

begin
 FtpGetFile('**.***.***.***',
 '**',
 '/public_html/index.html',
 'D:\Programas\Programas pascal\testes synapse\ftp\d\index.html',
 '*********',
 '*********'); 
 readln;
end.

Nunca, mas mesmo nunca, NUNCA...  😛
Uses caminhos absolutos dentro do programa, especialmente, caminhos locais.

Aquele D:\XPTO\PardaisAoNinho que ali tens é o suficiente para te quebrar o programa caso haja necessidade de reinstalar (ou até de instalar num PC diferente, por exemplo, com o Windows em Inglês).

Aliás, basta a pasta não existir e já tens problemas.
Mesmo que neste caso concreto até possa não ser grave (não sei qual a utilidade desse software), faz com que seja uma regra nunca o fazeres.

Ou vais buscar o caminho por parametro do executável, ou num ficheiro de configurações... qualquer coisa. Mas nunca um caminho absoluto.

• Vote 1

• 3 weeks later...