Jump to content

DataGridView e base de dados

TutoDS

Recommended Posts

Bom dia malta.

Desde já agradeço a quem me poder vir a ajudar.

O meu problema é o seguinte, estou a tirar um CTESP de Informática de Gestão, e temos a cadeira Linguagens de Programação onde estou a ter C#, só que agora temos que fazer um trabalho, e o meu tema é fazer um programa tipo para um video club, o que eu queria fazer (o prof ainda nao explicou nada sobre isto) era fazer uma base de dados com filmes e clientes, e na parte do programa dedicada aos clientes eu queria colocar a datagridview a apresentar os clientes que eu fosse acrescentando.

Ou seja tipo isto: thttp://prnt.sc/f5207b

Eu já comecei a criar, mas agora o problema está no código.
será que alguém me poderia ajudar?
Ao mesmo tempo queria também aprender.

Obrigado a todso.

Já consegui criar uma tabela na base de dados.

Agora queria saber, como faço para colocar tipo:

Form Clientes a ter os botões adicionar (preenches os campos e ele adiciona uma nova linha na base de dados), boato editar (selecionar uma linha no gridview e alterar os dados nas caixas de texto e depois ao carregar no botão editar ele grava), eliminar (selecionar uma linha e ele elimina) e depois queria (se for possível) uma caixa de texto que servisse de pesquisa.

Já agora é possível fazer com que o número de cliente comece por C, e que depois crie automaticamente para cada cliente que adicione, exemplo: C0001, C0002,...
Desculpem lá, mas ainda estou a aprender e como ainda não falamos sobre isto eu queria tentar aprender sozinho.
Obrigado a todos que me possam ajudar!

http://prnt.sc/f57mmm

Boas de novo.

Andei a ver uns tutoriais, criei o dataset etc, e vi que mandam colocar este código:
SqlConnection Con = new SqlConnection(@"Data Source=(LocalDB)\MSSQLLocalDB;AttachDbFilename="C:\Users\TutoDS\Desktop\TrabalhoVideoClub\VideoClub\VideoClub\Base de Dados\dbVideoClub.mdf";Integrated Security=True;Connect Timeout=30");

Ou seja a conexão com o meu dataset, mas dá-me erro não entendo porque.
Outra coisa, como faço para que o id de clientes na base de dados seja automático (tipo 1, 2,3,4,5...)?
Obrigado

Edited by TutoDS

Boas,

Citação

SqlConnection Con = new SqlConnection(@"Data Source=(LocalDB)\MSSQLLocalDB;AttachDbFilename="C:\Users\TutoDS\Desktop\TrabalhoVideoClub\VideoClub\VideoClub\Base de Dados\dbVideoClub.mdf";Integrated Security=True;Connect Timeout=30");

Ou seja a conexão com o meu dataset, mas dá-me erro não entendo porque.

Qual é o erro?

Citação

Outra coisa, como faço para que o id de clientes na base de dados seja automático (tipo 1, 2,3,4,5...)?

Em sql usas

CREATE TABLE Persons (
    ID int IDENTITY(1,1) PRIMARY KEY,
    LastName varchar(255) NOT NULL,
    FirstName varchar(255),
    Age int
);

Neste caso o ID começa em 1. E o "salto" é o 1.

Via interface Imagem.

Em vez de colocares imagens, no forum podes, colocar o código, torna-se mais simples.

Convém organizares melhor o código, estas a misturar conceitos de acesso da dados com a apresentação.

A tua SqlConnection está a dar erro por causa das " no AttachDbFilename. Substitui essas por ' .

SqlConnection Con = new SqlConnection(@"Data Source(LocalDB)\MSSQLLocalDB;AttachDbFilename='C:\Users\TutoDS\Desktop\TrabalhoVideoClub\VideoClub\VideoClub\Base de Dados\dbVideoClub.mdf';Integrated Security=True;Connect Timeout=30");

No button de criar o cliente tua instrução de sql está errada. E não deves enviar os valores diretamente das caixas de texto.

isto

SqlConnection sqlConn = new SqlConnection(connection string here);
SqlCommand sqlComm = new SqlCommand();
sqlComm = sqlConn.CreateCommand();
sqlComm.CommandText = @"INSERT INTO tableName (paramColum) VALUES (@paramName)";
sqlComm.Parameters.Add("@paramName", SqlDbType.VarChar);
sqlComm.Parameters["@paramName"].Value = paramSource;
sqlConn.Open();
sqlComm.ExecuteNonQuery();
sqlConn.Close();

No botão adicionar, altero o "tableName" para Cliente certo?

e no paramName adiciono a caixa de texto?

Se me poderes ajudar por teamviewer ou assim agradecia, não precisa de ser hoje nem durante o fim de semana

Obrigado

Boas.

Segui este link e fiz tudo como diz aí mas o programa da erro na parte:

private void DisplayData()
        {
            con.Open();
            DataTable dt = new DataTable();
            adapt = new SqlDataAdapter("SELECT * FROM Clientes", con);
            adapt.Fill(dt);
            dgvClientes.DataSource = dt;
            con.Close();
		}

Se eu colocar /**/ para desativar o código a janela nem abre.

O que pode ser?

Outra coisa, como nunca vou trabalhar no mesmo PC criei uma pasta dentro do debug (Ficheiros/Base de Dados) para poder copiar a pasta e usar noutro pc, porém na Connection Strig dá-me isto:

string cs = "Data Source=(LocalDB)/MSSQLLocalDB;AttachDbFilename='C:/Users/TutoDS/Desktop/Trabalho Programação - VideoClub/VideoClub/VideoClub\bdVideoClub.mdf';Integrated Security=True;Connect Timeout=30";
        SqlConnection con;
        SqlCommand cmd;
        SqlDataAdapter adapt;
        DataTable dt;

Resumindo dá me outra pasta dentro da pasta que criei para o trabalho.

Fiquei todo baralhado.

O resto do código foi do primeiro link e depois tentei acrescentar a parte do pesquisar, mas pelos vistos não vou conseguir colocar isto a funcionar