Jump to content

Criação de algoritmo de prioridade

Razvancb

Recommended Posts

Olá a todos,

estou num pequeno dilema para um projeto que tenho que realizar.
Tenho que criar um algoritmo para escolher uma "pessoa" de acordo com o algoritmo de prioridade que eu fizer.

O algoritmo consiste em:

"Cada Médico, quando livre, chama um Utente, segundo o sistema de prioridades indicado:

urgência Roxo tem a prioridade sobre todas as outras que, por sua vez seguem uma prioridade circular de urgência: Vermelho > Amarelo > Vermelho > Amarelo > Vermelho > Verde (voltando de novo ao Vermelho … ), retira este Utente da respectiva fila e inicia o episódio de Urgência."

Eu não quero código nenhum, apenas quero uma indicação de como começar a fazer este algoritmo.

Muito obrigado desde já.

Boa tarde,

Bem, se não estiveres a lidar nem com especialidades, nem com mais informação proveniente de triagem manchester, além da que tens, eu pessoalmente optaria por atribuir valores numéricos às prioridades, tipo:

roxo -> 0
vermelho -> 1
amarelo -> 2
verde -> 3

como a "cor" do utente pode mudar a qualquer instante, provavelmente usaria um "evento" que despoleta-se uma nova ordenação, possivelmente recorrendo a um algoritmo tipo o quicksort.

Sempre que um médico fica livre, é despoletada uma nova ordenação dos utentes, e quando o médico decide que utente vai atender de acordo com a ordem de prioridades, é refeita a ordenação, para os restantes o o que vai ser atendido gera um "episódio".

Se tivesses a lidar com outros dados provenientes da triagem, aí sim, iria para algum algoritmo mais eficiente, que contempla-se mais variáveis.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"