Samuel Cunha Posted April 29, 2017 at 06:20 PM Report Share #603866 Posted April 29, 2017 at 06:20 PM Boas pessoal. Estou a fazer um trabalho envolvendo o problema do caixeiro viajante. Este problema consiste em determinar a menor rota para percorrer uma série de cidades (visitando uma única vez cada uma delas), retornando à cidade de origem. Primeiro fiz a minha matriz de forma manual e aleatoria. Eu já tenho boa parte do programa feito mas agora falta o mais dificil que é fazer o caminho mais curto, por exemplo temos 5 cidades e partimos da cidade1 voltando à mesma mas fazendo o percurso no menor trajeto possível, ou seja pretendo fazer vários trajetos fazendo swaps e depois identificar qual o mais curto. Será que poderiam dar uma dica para tentar fazer essa parte? Muito obrigado, deixo aqui parte do meu código feito. Program TrabalhoProgramacao; //Nome do Programa Uses Crt; const MAXCID = 25; //Constantes: constante do máximo de cidades type matriz = array[1..MAXCID, 1..MAXCID] of integer; var Opcao, numCidade : Integer; sair : boolean; distancias : matriz; function LerCidades( var n : integer ) : Boolean; // função para a leitura das cidades begin writeln('Indique o numero de cidades ( maximo ', MAXCID, ' cidades:):'); // Indicação do número de cidades readln(n); if (n <= MAXCID) then LerCidades := true // Lê o número introduzido else writeln('Introduziu mais que 25 cidades! Tente novamente!'); LerCidades := false; readln; // Se o número de cidades for maior que 25 não executa end; procedure LimparMatriz( var distMatriz : matriz; nCidades : integer); // procedimento para limpeza da matriz var x, y : integer; begin for x := 1 to nCidades do begin for y := 1 to nCidades do begin distMatriz[x][y] := 0; end; end; end; procedure EscreverMatriz( var distMatriz : matriz; nCidades : integer); // procedimento para a escrita da matriz var x, y : integer; begin for x := 1 to nCidades do begin writeln; for y := 1 to nCidades do begin write( distMatriz[x][y]:2 ); end; end; end; //Introduzir as distâncias procedure PreencherManualMatriz( var distMatriz : matriz; nCidades : integer); // procedimento para preenchimento da matriz de forma MANUAL var x, y : integer; begin writeln(' ************************************************************'); writeln(' Atencao: distancias entre mesmas cidades e 0!'); writeln(' ************************************************************'); for x := 1 to (nCidades - 1) do begin writeln; for y := (x + 1) to nCidades do begin if x <> y then begin writeln('Introduza a distancia entre ', x , ' e ', y); readln(distMatriz[x][y]); distMatriz[y][x] := distMatriz[x][y]; end; end; end; EscreverMatriz(distancias, numCidade); readln; end; procedure PreencherRandomMatriz( var distMatriz : matriz; nCidades : integer); // procedimento para preenchimento da matriz de forma ALEATÓRIA var x, y : integer; begin writeln(' *********************************************'); writeln(' Atencao: distancias entre mesmas cidades e 0!'); writeln(' *********************************************'); for x := 1 to (nCidades - 1) do begin writeln; for y := (x + 1) to nCidades do begin begin distMatriz[x][y] :=random(9); // exemplo ate 9 quilometros de distancia distMatriz[y][x] := distMatriz[x][y]; end; end; end; EscreverMatriz(distancias, numCidade); readln; end; Begin // COMEÇO DO PROGRAMA sair := false; while sair = false do begin clrscr; writeln(' opcao 1 : Ler as cidades');write(''); writeln(' opcao 2 : Escrever matriz'); (' opcao 3 : Preencher matriz manualmente'); writeln(' opcao 4 : Preencher matriz aleatoriamente'); writeln(' opcao 5 : Sair'); readln(opcao); writeln; Case Opcao of 1 : LerCidades(numCidade); 2 : EscreverMatriz(distancias, numCidade); 3 : PreencherManualMatriz(distancias, numCidade); 4 : PreencherRandomMatriz(distancias, numCidade); 5 : sair := true; else begin writeln('Opcao invalida! Tente novamente!'); writeln; readln; end; end; end; end Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted April 30, 2017 at 02:17 AM Report Share #603873 Posted April 30, 2017 at 02:17 AM Podes ser mais claro na tua dúvida? 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samuel Cunha Posted April 30, 2017 at 01:25 PM Author Report Share #603878 Posted April 30, 2017 at 01:25 PM 11 horas atrás, Warrior disse: Podes ser mais claro na tua dúvida? Sim vou tentar explicar melhor. No meu programa já tenho uma função que leia o número de cidades que eu quero e um procedure que leia as distâncias que eu quero. Posto isto a minha dúvida era, depois de ter posto as distâncias eu quero fazer um trajeto envolvendo estas cidades com as distâncias que pus e no fim fazer qual dos trajetos tem o caminho mais curto. Para fazer isto tenho que fazer arrays ou funções? Essa sim é a minha dúvida, não sei como fazer isso. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted May 1, 2017 at 02:13 PM Report Share #603887 Posted May 1, 2017 at 02:13 PM Vais ter que usar as duas coisas, arrays e funções 🙂. O teu objectivo é encontrar um algoritmo que resolva o problema. O problema do caixeiro viajante é NP-hard, o que significa que (em alguns casos) só tentando todas as soluções possíveis é que consegues descobrir qual o caminho mais curto. De que forma é que podes tentar todas as soluções possíveis? Pensa em algo recursivo. Pela forma como colocas as questões e a linguagem que usas, temo que o problema seja um pouco puxado para o teu nível actual. Vais ter que te aplicar. 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samuel Cunha Posted May 1, 2017 at 04:47 PM Author Report Share #603889 Posted May 1, 2017 at 04:47 PM 2 horas atrás, Warrior disse: Vais ter que usar as duas coisas, arrays e funções 🙂. O teu objectivo é encontrar um algoritmo que resolva o problema. O problema do caixeiro viajante é NP-hard, o que significa que (em alguns casos) só tentando todas as soluções possíveis é que consegues descobrir qual o caminho mais curto. De que forma é que podes tentar todas as soluções possíveis? Pensa em algo recursivo. Pela forma como colocas as questões e a linguagem que usas, temo que o problema seja um pouco puxado para o teu nível actual. Vais ter que te aplicar. Muito obrigado, já consegui fazer o que pretendia 😁 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted May 1, 2017 at 05:09 PM Report Share #603890 Posted May 1, 2017 at 05:09 PM Óptimo! Deixa o código completo se quiseres comentários. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts