M6 Posted April 28, 2017 at 09:31 AM Report Share #603833 Posted April 28, 2017 at 09:31 AM Estou com uma "dúvida existencial" que gostava de discutir e esclarecer quanto ao acesso a dispositivos Android. Vou explicar por analogia porque me parece mais fácil. Tendo um PC, posso meter uma pen USB com um Linux, arrancar o PC (estou a ignorar o facto de poder ser necessário ir à BIOS configurar a ordem de arranque) e aceder a todos os recursos do PC, em particular ao disco rígido que o mesmo tem. Transportando a ideia para Android, é possível fazer o mesmo? Meter um cartão micro SD, arrancar o dispositivo e e ganhar acesso (eventualmente root) ao dispositivo (inclusive ler mensagens, contactos, agenda, etc.)? 1 Report 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted April 28, 2017 at 10:10 AM Report Share #603838 Posted April 28, 2017 at 10:10 AM Bom dia, Bem, de forma muito resumida, o boot-loader que está no firmware dos dispositivos android, não fazem o "bootstrap" dos dispositivos USB nem dos cartões de memória. Por outro lado o LK (little Kernel) que é o standard usado pela Qualcommm para chipsets MSM, apenas se "preocupa" com detectar teclas premidas, por exemplo o volume +, power, etc... Para entrar no modo "recovery" e aí escolher entre o boot primario e o boot de recuperação (/boot) ou (/recovery). Em tese é possivel manipular o LK para fazer boot por outro device. Isto já foi demonstrado, quando foi feito o boot de GNU/Linux Ubuntu noum tablet Nexus9, no caso não usaram o cartão SD, usaram uma pen-drive, mas o principio acaba indo dar a algo semelhante. Uma vez com um sistema operativo a funcionar podes fazer mount aos sistemas de ficheiros do armazenamento e chegar à informação. Em alternativa, apesar de ser complicado e chatinho, dependendo do equipamento, podes modificar o bootloader, mas nesse caso vais precisar de tempo e alguma ferramenta! Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted April 28, 2017 at 11:39 AM Author Report Share #603841 Posted April 28, 2017 at 11:39 AM Mas entrando no modo recovery posso fazer um update a partir do cartão SD com alterações que me permitem, por exemplo, acesso root, eliminar a necessidade de código para acesso ao dispositivo ou meter um serviço a correr? Isto de forma genérica, ou seja, sem ter um kernel especifico para uma marca ou modelo de dispositivo mas algo genérico ao nível do SO que me permita ganhar determinado tipo de acesso. Estou a pensar bem? 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted April 28, 2017 at 01:21 PM Report Share #603845 Posted April 28, 2017 at 01:21 PM Boas Ora deixa ver se entendi bem as coisas! Podes actualizar o software a partir do cartão SD recorrendo ao recovery, isto faz-se de forma bastante simples e ainda mais simples de usares a clockwork mod. O acesso root, bem se lhe carregares uma versão com acesso root, ficas com root, na mesma! "Whats the biggy ???"" 😄 actualizando lá se vai o código de acesso! E por um serviço a correr, bem se preparares a "Rom" para actualizar, ela vai correr tudo aquilo que lhe tiver sido colocado para correr. Cordiais cumprimentos, Apocsantos 1 Report "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted May 13, 2017 at 09:31 AM Author Report Share #604233 Posted May 13, 2017 at 09:31 AM Não estou preocupado com as atualizações. Isto é unicamente um exercício teórico-pseudo-pratico 🙂 Ou seja, estou apenas interessado em saber se esta estratégia funciona ou se me estava a falhar alguma coisa na estratégia. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts