Bruno Santos Posted April 27, 2017 at 05:00 PM Report Share #603828 Posted April 27, 2017 at 05:00 PM Boas Tardes eu tou em Programação de Sistemas de Informação e Tou a dar pascal e hj a minha setora pediu nos para fazer um programa de registo de faturas e eu ja fiz tudo so que so me falta pedir a data assim:dia/mes/ano e o dia tem que ser enter 1 e 31 o mes 1 a 12 e o ano enter 1980 e 2050 Porfavor ajudem me Obrigado pela Atenção Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted April 27, 2017 at 05:15 PM Report Share #603829 Posted April 27, 2017 at 05:15 PM Tens de dar mais algum contexto para te podermos ajudar. O programa é em linha de comandos? Se sim, queres que o utilizador escreva os separadores da data '/' ou queres que ele só escreva os números? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Santos Posted April 28, 2017 at 11:07 AM Author Report Share #603839 Posted April 28, 2017 at 11:07 AM (edited) 17 horas atrás, nunopicado disse: Tens de dar mais algum contexto para te podermos ajudar. O programa é em linha de comandos? Se sim, queres que o utilizador escreva os separadores da data '/' ou queres que ele só escreva os números? o codiga ta assim: program registo_de_faturas; uses crt; Type registo=record nfatura:Integer; referencia:String; data:(dia,mes,ano); end; tabela=array[1..10] of registo; var t:tabela; x:Integer; dd,mm,aa:Integer; Begin clrscr; For x:=1 to 10 do Begin Writeln('Intruduza o N¦ da Fatura'); repeat Readln(t[x].nfatura); if (t[x].nfatura <=0) or (t[x].nfatura >100) then Writeln('N§ de Fatuta Invaliada!Volte a Introduzir'); Until (t[x].nfatura >=1) and (t[x].nfatura <=100); end; Writeln('Refenecia da fatura com o n§ ',t[x].nfatura); readln(t[x].referencia); {aqui deve ficar a data que o utilizador insere ex:15/06/2015} readln; end. e eu nao sei como se me conseguir ajudar agradecia Edited April 28, 2017 at 11:12 AM by nunopicado Syntax Highlight Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted April 28, 2017 at 11:26 AM Report Share #603840 Posted April 28, 2017 at 11:26 AM Bem, para começar, tens de corrigir o teu record. No campo 'data', o que lhe estás a dizer, é que terá um dos três valores dia, mes ou ano. E nem sequer é um valor numérico, é mesmo um literal. O que precisas será mais deste género: type registo = Record NFatura : Integer; Referencia : String; Data : Record Dia : Byte; Mes : Byte; Ano : Word; end; end; Mas agora pergunto: O que precisas é mesmo guardar o dia, mês e ano em separado, ou apenas que o utilizador insira nesse formato? É que se fosse apenas a inserção, o record já poderia ser assim: type registo = Record NFatura : Integer; Referencia : String; Data : String; end; Memorizavas numa string, no formato Ano/Mes/Dia, que facilita por exemplo ordenações. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Santos Posted April 28, 2017 at 03:29 PM Author Report Share #603850 Posted April 28, 2017 at 03:29 PM 4 horas atrás, nunopicado disse: Bem, para começar, tens de corrigir o teu record. No campo 'data', o que lhe estás a dizer, é que terá um dos três valores dia, mes ou ano. E nem sequer é um valor numérico, é mesmo um literal. O que precisas será mais deste género: type registo = Record NFatura : Integer; Referencia : String; Data : Record Dia : Byte; Mes : Byte; Ano : Word; end; end; Mas agora pergunto: O que precisas é mesmo guardar o dia, mês e ano em separado, ou apenas que o utilizador insira nesse formato? É que se fosse apenas a inserção, o record já poderia ser assim: type registo = Record NFatura : Integer; Referencia : String; Data : String; end; Memorizavas numa string, no formato Ano/Mes/Dia, que facilita por exemplo ordenações. Muito Obrigado ja tenho o pretendia muito obrigado nunopicado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts