Jump to content
Msebastião

Lazarus / free pascal - Pedido de opinião.

Recommended Posts

Msebastião

Boa tarde,

Este é o meu primeiro post neste forum pelo que desde já peço desculpas se estiver a infringir alguma das regras estabelecidas. 

No passado aprendi pascal a titulo meramente recreativo. utilizava o turbo pascal (sim, já não vou para novo).

Passei horas de diversão desenvolvendo pequenas aplicações.

Tive muitos anos sem programar até que recentemente descobri o Lazarus \ Free Pascal e o bichinho voltou.

Trabalho numa PME que necessita de um software de gestão especifico para qual existe muito pouca 

oferta no mercado que se adapte às especificidades da empresa.

Atualmente utiliza um software muito antigo ainda desenvolvido em clipper e que começa a revelar-se insuficiente.

A minha pergunta é se será possível (o Lazarus tem recursos suficientes) e se valerá a pena (investimento de tempo) ,desenvolver

com o Lazarus um software de gestão?  

Os requisitos para o software são as seguintes:

Gestão de clientes, fornecedores, stocks, emitir etiquetas,  faturação cumprido as regras legais, gerar saft-pt, gerar guias de transporte

e enviá-las diretamente online, gerar diversos tipos de listagens e documentos etc. O software terá que cumprir as regras de forma a poder

ser certificado.

Para já estou a pensar utilizar como base de dados o Mariadb / Mysql.

Para os relatórios (Documentos /listagens/etiquetas) estou a pensar utilizar o FortesReport

Para gerar o saft-pt e para comunicar os documentos de transporte online ainda não faço ideia como vou fazer.

Agradeço as v/opiniões e sugestões para este meu projecto.

apocsantos

Boa tarde,

Bem, o Lazarus tem as capacidades para isso e a licença permite o desenvolvimento de software comercial, algo que pode ser considerado uma vantagem, o suporte de SGBD's é razoável, e em termos práticos é possível desenvolver aplicações com qualidade utilizando o Lazarus. Por outro lado ele não é tão semelhante assim com o Turbo Pascal. É bastante mais semelhante ao Object-Pascal (Delphi), do que ao Turbo Pascal, na altura desenvolvido para DOS, pela Borland.

Uma outra alternativa, também relativamente fácil de dominar e que poderia ser considerável, seria o Mono com GTK#, uma vez que tem bastante suporte para Windows, e pelo "aspecto" continuará a ter suporte por parte da Microsoft. No entanto a linguagem de programação será C#. Bastante simples de aprender, mas irá requerer alguma aprendizagem.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

• Vote 1

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

M6

Bem, o que vejo ai não é um desafio para o Lazarus, até o venhinho Turbo Pascal consegue fazer isso (embora haja, obviamente, ofertas muito melhores atualmente do que o TP :D).

O verdadeiro desafio no que referes é outro e não tem nada a ver com o Lazarus. Só a parte da faturação é quase um mundo em si. Temos aqui no fórum várias discussões sobre o SAFT-PT, o que ilustra bem a complexidade e o trabalho envolvido. Já nem falo das restantes funcionalidades que referes, pois só a emissão de faturas é trabalho de sobra para uma equipa (baste veres que há empresas inteiras que têm como produto core do seu negócio o software de faturação).

O que quero dizer com isto é que tenho dúvidas de que consigas fazer isso sozinho. Não é uma questão de capacidade tua (mesmo sendo amador), é uma questão de tempo e dedicação. Isso não é o tipo de software que possas fazer nas horas vagas sozinho nem que uma empresa deva adotar sem garantir que terá suporte no dia em que decidires ir-te embora/reformar-te. Admitindo que a empresa até te dá tempo e espaço para desenvolveres e que até adota o programa, cada alteração à lei vai forçar-te a parares o que estás a fazer na empresa para codificares as novas regras, qualquer engasganço no programa vai interromper as tuas férias de Natal, etc.. E isto apenas considerando a situação de emissão de faturas...
Se realmente a empresa quer uma solução à medida, falem com ou várias empresas profissionais de forma a terem a real noção do que está aqui implicado.

Eu diria que é mais rápido, barato e até seguro desenvolver apenas o que necessitam e que não existe no mercado e integrar com soluções que já existem.
Por exemplo, usar um software de gestão de stocks, faturação, crm, etc. e integrar com um software à medida que, por exemplo, vos imprima etiquetas. (Este é só um exemplo para ilustrar a integração, não pretende ser uma solução para este caso concreto).

• Vote 2

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

nunopicado

Enquanto alguém que esteve já no teu lugar, vou dar os meus 2 tostões:

Antes disso, o Lazarus. Como já foi dito, dá perfeitamente. Dá, chega, sobra, cresce. Dá para isso e muito mais. Por aí, não antevejo problemas.

Como disse o @apocsantos, já não te basta os conhecimentos de TP (o bom e saudoso). Precisas de aprofundar Object Pascal, que é o 'sabor' do momento (momento que dura há 20 anos :D ), e se tiveres tempo e disposição para isso, até recomendo. É uma (r)evolução interessante.

Quanto ao caso concreto de facturação, não estou completamente de acordo com o @M6 sobre a possibilidade de um programador sozinho fazer e manter um software assim. E não concordo porque eu próprio, sozinho, no meu tempo livre (muitas vezes roubando ao meu tempo de família e de sono) fiz, certifiquei e mantenho um software assim.

Mas o não concordar com o M6 sobre o ser ou não possível não me impede de concordar com ele em absoluto que é uma tarefa complexa, difícil de começar, difícil de manter, e extremamente problemática se um dia te cansares de lhe mexer, especialmente no teu caso, que pelo que entendi, nunca trabalhaste com programação em Windows, com objectos, etc. Não te bastará aprender o mundo que é a facturação, ainda terás de aprender o mundo que se tornou a programação.

Por outras palavras, pondera bem se queres mesmo entrar nessa caminho, porque é realmente um trabalho hercúleo. Pelo menos até à estabilização (conta com no mínimo 2 anos), será trabalho diário. A partir daí, será trabalho regular, e de cada vez que haja uma actualização legal, terás de a desenvolver em tempo útil (muitas vezes, o tempo útil pode ser tão anedótico como 5 dias - mas já me aconteceu uma legislação sair com efeitos imediatos, e até uma legislação sair sem explicação formal de como implementar no terreno, e quando essa explicação aparece, já a lei entrou em vigor há tempos).

Não é só a dificuldade de fazer que está em causa, é também a responsabilidade sobre o que foi feito que é importante perceber. Se algo correr mal numa agenda, podes perder uns números de telefone. Se algo correr mal num programa de facturação, podes em casos extremos ter milhares de euros em multas. Se os riscos existem para equipas inteiras com pessoas só dedicadas à análise de legislação e implementação das regras legais, para uma pessoa sozinha o trabalho de ter tudo isto em atenção é ainda maior. Às vezes parece que virei advogado, ou fiscalista, de tanta lei que fui obrigado a estudar.

Se optares por tentar, não estabeleças já um prazo para estar tudo OK. Dá-te tempo de perceber se é algo que queiras mesmo dar continuidade. Testa várias áreas, vê como fazer o GUI, vê como gerar ficheiros XML, como lidar com a base de dados (MariaDB parece-me excelente opção - é a que uso :P ) e tudo o mais que te lembres. No que for possível, terás aqui no forum quem te ajude.

Mas se queres saber a minha opinião, segue o conselho do M6. Adquire um software para o que é genérico (até há alguns de borla se quiseres tentar) e desenvolve só o que for específico ao vosso negócio. Dá-te menos trabalho, tens menos responsabilidade, e prende-te menos. ;)

• Vote 2

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

josehenrique

Bom dia amigos, 

Essa é uma das minhas primeiras postagens, farei em breve tempo uma apresentação formal.

Estou ainda navegando em alguns tópicos e parando nos que me chamam atenção.

Nesse em especial vi que o amigo @nunopicado mantém um CRM , gostaria de esclarecer minha dúvida, o sistema que mantém é desenvolvido em Lazarus, ou em "Borland" Delphi?

Grato por sua atenção,

José Henrique

nunopicado

Não chega bem a ser um CRM :)
Mas foi desenvolvido em Delphi.
Tenho alguns projectos em Lazarus também, mas esse não foi.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.