Jump to content
mikeysantana

Obrigar o código a recolher dados da Base de Dados

Recommended Posts

mikeysantana

Olá pessoal.

Estreei-me na programação com PHP e MySQL e estou a construir um pequeno programa de gestão documental que me ajude a organizar faturas, extratos bancários, notas de crédito, etc...

Neste momento já tenho toda a interface pronta. Dividi a aplicação em 3 partes: Documentos, Tipo de Documentos e Entidades Emissoras.

Já tenho o formulário pronto para adicionar as entidades emissoras. Agora, na criação do documento na aplicação gostava (numa primeira fase) de que, ao colocar o número que a base de dados atribuiu à entidade emissora (através da opção AUTO_INCREMENT do PHPMyAdmin) ele recolhesse os dados da entidade e os preenchesse de forma automática. Os campos da tabela da base de dados das entidades emissoras são: ID (não consta no formulário, é atribuído de forma automática), Nome, Morada, Telefone, E-mail e NIF. O objetivo seria então colocar apenas o ID e os outros campos que se encontram desativados para a inserção de texto, aparecessem logo com a informação correspondente. Numa rápida pesquisa à internet encontrei este código que o adaptei posteriormente:

<?php
						$usernm="user";
						$passwd="pass";
						$host="localhost";
						$database="bd";

mysql_connect($host,$usernm,$passwd); 
						mysql_select_db($database);

$sql = "SELECT * FROM EntidadesEmissoras WHERE ID='".$EntidadeIDDOC."'"; 
						$result = mysql_query($sql) or die (mysql_error()); 
						while ($row = mysql_fetch_array($result)){
							$NomeEntidadeEmissora=$row['NomeEntidadeEmissora'];
							$EntidadeIDDOC=$row['ID'];
							}
?>

Não sei se o problema reside na descrição das variáveis ou no código, mas para um melhor entendimento vou explicar as variáveis e colunas da base de dados:

• EntidadeIDDOC - ID atribuído à entidade emissora;
  • NomeEntidadeEmissora - Nome atribuído à entidade emissora;
  • MoradaEntidadeEmissora - Morada da entidade emissora;
  • NIFEntidadeEmissora - Número de Identificação Fiscal da entidade emissora;
  • TelEntidadeEmissora - Contacto telefónico da entidade emissora;
  • EmailEntidadeEmissora - E-mail da entidade emissora.

No código, para experimentar coloquei o campo do nome desativado, pronto para receber o nome através da base de dados assim:

<input type="text" class="form-control" id="EntidadeNomeDOC" name="EntidadeNomeDOC" value="<?php echo $row['NomeEntidadeEmissora']; ?> " disabled>

Gostaria então de poder colocar um número que existisse na base de dados e a aplicação o preenchesse de forma automática, mas ainda não faz isso. O que se passa com o código? Há alguma coisa de errado?

Com os melhores cumprimentos,

mikeysantana

mikeysantana
1 hora atrás, HappyHippyHippo disse:

sabes javascript (ou o que é) ?

Olá HappyHippyHippo.

Sei o que é mas nunca trabalhei com ela. Não faça mínima por onde começar com ela neste projeto.

Cumprimentos,

mikeysantana

HappyHippyHippo

vamos ver se percebes o que esta em jogo com uma analogia.

imagina uma fábrica que faz frigoríficos. passa por uma linha de montagem, embalamento e depois vais para a loja.

um gajo vai à loja e diz quer o frigorifico, mas quer que sempre que mudes a intensidade de frio deste, querias que ele mudasse automagicamente de motor para um mais eficiente em caso de maior intensidade.

como achas que o frigorífico vai mudar de motor sempre que te apetece ? o frigorífico já está feito e embalado !!! ou pegas nele como está ou tens um tecnico de serviço plantado ao lado do teu frigorífico à espera que mudes de intensidade para mudar o motor por ti ...

onde quero chegar é que o PHP faz as cenas no servidor, cria a tua página bonitinha e manda para o browser. depois disso o servidor é como não existisse mais. se queres fazer isso, ou aprende javascript e usa ajax, ou sempre que pretendes apresentar essa informação, terás de fazer um novo pedido ao servidor (ir comprar novo frigorífico) com a informação que pretendes.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

mikeysantana
56 minutos atrás, HappyHippyHippo disse:

vamos ver se percebes o que esta em jogo com uma analogia.

imagina uma fábrica que faz frigoríficos. passa por uma linha de montagem, embalamento e depois vais para a loja.

um gajo vai à loja e diz quer o frigorifico, mas quer que sempre que mudes a intensidade de frio deste, querias que ele mudasse automagicamente de motor para um mais eficiente em caso de maior intensidade.

como achas que o frigorífico vai mudar de motor sempre que te apetece ? o frigorífico já está feito e embalado !!! ou pegas nele como está ou tens um tecnico de serviço plantado ao lado do teu frigorífico à espera que mudes de intensidade para mudar o motor por ti ...

onde quero chegar é que o PHP faz as cenas no servidor, cria a tua página bonitinha e manda para o browser. depois disso o servidor é como não existisse mais. se queres fazer isso, ou aprende javascript e usa ajax, ou sempre que pretendes apresentar essa informação, terás de fazer um novo pedido ao servidor (ir comprar novo frigorífico) com a informação que pretendes.

Estive a ler este tutorial: https://www.w3schools.com/php/php_ajax_database.asp e percebi que o JavaScript é bastante parecido com o Python em termos de sintaxe. Aqui no tutorial eles usam uma tabela e assim fiquei um pouco perdido para depois fazer a comunicação dos dados. O que tenho agora é isto:

<?php
$q = intval($_GET['EntidadeIDDOC']);

$con = mysqli_connect('localhost','user','pass','bd');
if (!$con) {
    die('Não foi possível estabelecer uma comunicação: ' . mysqli_error($con));
}

mysqli_select_db($con,"[O QUE É QUE SE COLOCA AQUI?]");
$sql="SELECT * FROM EntidadesEmissoras WHERE id = '".$q."'";
$result = mysqli_query($con,$sql);

$row = mysqli_fetch_array($result)
    echo $row['NomeEntidadeEmissora'];

mysqli_close($con);
?>

Estou com dúvidas no que colocar na linha mysqli_select_db........ e também na sintaxe da antepenúltima linha. Dá-me um erro e diz "syntax error, unexpected echo (T_ECHO)". Como faço agora?

Cumprimentos,

mikeysantana

HappyHippyHippo

não sei onde tens o ajax, mas nese código falta um ";" na linha anterior do echo

mikeysantana
1 hora atrás, HappyHippyHippo disse:

não sei onde tens o ajax, mas nese código falta um ";" na linha anterior do echo

O AJAX está antes do header da página principal. O código é este:

<script>
function showUser(str) {
    if (str == "") {
        document.getElementById("txtHint").innerHTML = "";
        return;
    } else { 
        if (window.XMLHttpRequest) {
            // code for IE7+, Firefox, Chrome, Opera, Safari
            xmlhttp = new XMLHttpRequest();
        } else {
            // code for IE6, IE5
            xmlhttp = new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP");
        }
        xmlhttp.onreadystatechange = function() {
            if (this.readyState == 4 && this.status == 200) {
                document.getElementById("txtHint").innerHTML = this.responseText;
            }
        };
        xmlhttp.open("GET","receber-entidade-emissora.php?q="+str,true);
        xmlhttp.send();
    }
}
</script>

Cumprimentos,
mikeysantana

HappyHippyHippo

já vi vários problemas, mas vamos por passinhos pequenos.

olha para o link que tens no javascript : "receber-entidade-emissora.php?q="+str

mete isso no teu browsers (substituindo o str claro) e vê o que aparece

ao mesmo tempo, olha para o nome do parametro que o teu php esepra receber

mikeysantana
Em 06/04/2017 às 04:00, HappyHippyHippo disse:

já vi vários problemas, mas vamos por passinhos pequenos.

olha para o link que tens no javascript : "receber-entidade-emissora.php?q="+str

mete isso no teu browsers (substituindo o str claro) e vê o que aparece

ao mesmo tempo, olha para o nome do parametro que o teu php esepra receber

Olá HappyHippyyHippo,

Tentei fazer isso mas não deu nada! Tentei mudar a abordagem para algo que torne o programa o mais simples, do ponto de vista do utilizador, logo pensei que, em vez do número, vou já colocar o campo do nome da empresa (onde o utilizador o coloca e aparecem sugestões, tal como o Google) e, assim, fazer este passo final que era o produto final que pretendia.

Pesquisei na internet e vi este tutorial, tentando seguir à risca tudo: http://www.smarttutorials.net/jquery-autocomplete-multiple-fields-using-ajax-php-mysql-example/

Neste momento tenho o formulário HTML assim:

<div class="form-group">
                  <label>Entidade Emissora</label>
                  <input type="text" class="form-control" id="EntidadeNomeDOC" name="EntidadeNomeDOC" class="ui-autocomplete-input">
                </div>
                <div class="form-group">
                  <label>Morada</label>
                  <textarea class="form-control" id="EntidadeMoradaDOC" name="EntidadeMoradaDOC" rows="3" placeholder="Introduza a morada da entidade emissora..." class="ui-autocomplete-input"></textarea>

Na página HTML, coloquei um código jQuery assim, antes de </head>:

<script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/3.2.0/jquery.min.js">
	$('#EntidadeNomeDOC').autocomplete({
	source: function( request, response ) {
  		$.ajax({
  			url : 'ajax.php',
  			dataType: "json",
			data: {
			   name_startsWith: request.term,
			   type: 'EntidadesEmissoras_table',
			   row_num : 1
			},
			 success: function( data ) {
				 response( $.map( data, function( item ) {
				 	var code = item.split("|");
					return {
						label: code[0],
						value: code[0],
						data : item
					}
				}));
			}
  		});
  	},
  	autoFocus: true,	      	
  	minLength: 0,
  	select: function( event, ui ) {
		var names = ui.item.data.split("|");						
		$('#EntidadeMoradaDOC').val(names[1]);
	}		      	
});
</script>

O ficheiro config.php assim:

<?php

define('DB_HOST', 'localhost');
define('DB_NAME', 'db');
define('DB_USERNAME','user');
define('DB_PASSWORD','pass');

$con = mysqli_connect(DB_HOST, DB_USERNAME, DB_PASSWORD, DB_NAME);
if( mysqli_connect_error()) echo "Não foi possível estabelecer uma ligação com a base de dados MySQL: " . mysqli_connect_error();

?>

E, por fim, o ficheiro ajax.php:

<?php
require_once 'config.php';
if($_POST['type'] == 'EntidadesEmissoras_table'){
	$row_num = $_POST['row_num'];
	$result = mysqli_query($con, "SELECT NomeEntidadeEmissora, MoradaEntidadeEmissora FROM EntidadesEmissoras where NomeEntidadeEmissora LIKE '".strtoupper($_POST['NomeEntidadeEmissora_startsWith'])."%'");	
	$data = array();
	while ($row = mysqli_fetch_assoc($result)) {
		$name = $row['NomeEntidadeEmissora'].'|'.$row['MoradaEntidadeEmissora'].$row_num;
		array_push($data, $name);	
	}	
	echo json_encode($data);
}
?>

Não sei como consigo incorporar este último no código. Pensa que seja isto que faça com que ele não funcione.

Tentei ser o mais claro para poderes ajudar. Depois dá uma olhadela e diz qualquer coisa! ;)

mikeysantana

HappyHippyHippo

o tutorial está errrado. o verdo por defeito do método $.ajax é o GET e não o POST.

ou alteras o ajax.php para esperar a informação no $_GET, ou alteras o jquery para dizer que deverás enviar por POST (seja por argumento ou usar o $.post)

• Vote 1

mikeysantana
2 horas atrás, HappyHippyHippo disse:

o tutorial está errrado. o verdo por defeito do método $.ajax é o GET e não o POST.

ou alteras o ajax.php para esperar a informação no $_GET, ou alteras o jquery para dizer que deverás enviar por POST (seja por argumento ou usar o $.post)

OK, ou seja o que estás a dizer é que o código ajax.php fica assim:

<?php
require_once 'config.php';
if($_POST['type'] == 'EntidadesEmissoras_table'){
	$row_num = $_GET['row_num'];
	$result = mysqli_query($con, "SELECT NomeEntidadeEmissora, MoradaEntidadeEmissora FROM EntidadesEmissoras where NomeEntidadeEmissora LIKE '".strtoupper($_GET['NomeEntidadeEmissora_startsWith'])."%'");	
	$data = array();
	while ($row = mysqli_fetch_assoc($result)) {
		$name = $row['NomeEntidadeEmissora'].'|'.$row['MoradaEntidadeEmissora'].$row_num;
		array_push($data, $name);	
	}	
	echo json_encode($data);
}
?>

Só não percebi a parte do jQuery!

Onde é que eu coloco o código acima para isto poder funcionar?

Ainda estou um pouco à toa!

mikeysantana

Edited by mikeysantana