Jump to content
ricain

Linguagem que não permite descompilar

Recommended Posts

ricain

Bom dia a todos,

Espero estar a criar o tópico no forum correcto.

Estou com uma ideia de projecto na qual gostaria de realizar um pequeno software que não permite ser descompilado. As linguagens que conheço são (não sendo um pro nelas mas que consigo me desenrascar): java e c#. Mas estou disposto a aprender outro tipo de linguagem que não permite descompilar.

Obrigado pela ajuda.

nunopicado

Sem ser grande conhecedor na matéria de descompilação, eu diria que com nenhuma dessas duas te safas. 
Pelo que sei, ambas permitem alguma facilidade de descompilar.

Das que conheço mais complicadas de o fazer (não garanto que seja impossível) é o Delphi / Pascal. Existem descompiladores para Delphi, mas ao que sei, conseguem extrair pouco mais que umas strings.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

HappyHippyHippo

eu diria que não terás sorte na tua pesquisa, isto devido ao modelo como uma aplicação funciona.

até um certo ponto, uma aplicação é sempre possivel "descompilar" porque esta tem de funcionar dentro das regras do sistema computacional e o sistema operativo que lhe dá suporte. o que quero dizer é que após a compilação para um determinado sistema (x86, ARM, etc ...) o que lá existe não são mais que opcodes que facilmente se convertem em assembly. e que por sua vez se consegue interpretar e criar código que, apesar de diferente do original, devido a processos de otimização do compilador, resulta em algo que é essencialmente a mesma coisa que o código fonte que lhe deu origem.

a diferença está em mapear a aplicação binária em estruturas da linguagem para qual pretendes descompilar isto porque estas podem ser realmente complexas e/ou com vários modelos de conversão por parte do compilador. mas nisso já náo te posso dizer qual é a mais complicada, no entanto, estou convicto que náo terás muita sorte.

as linguagens que referes, são por ventura, as piores no que toca a esconder o código fonte original, a ignorar obviamente as linguagens interpretadas porque nessas, a aplicação é o proprio código fonte.

• Vote 2

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

ricain

Obrigado pelas respostas :)

Sendo assim, do que andei a pesquisar existe o dotfuscator mas nem sei se é eficaz. Existe a versão free e paga para .net, neste caso c#.

Depois andei a pesquisar mais e encontrei o c++, mas não sei se entra na mesma categoria das que citei anteriormente. Relativo ao delphi/pascal vou ver o que posso encontrar.

Sendo uma aplicação que tem que ter uma interface gráfica, não sei mesmo por onde me virar.

nunopicado

Interface gráfica não é problema nem para Delphi nem para C++, que também creio não ser muito má. 
O "estilo de compilação", chamemos-lhe assim, do Delphi e do C++ é muito semelhante.

Em última análise, é como diz o @HappyHippyHippo, nem que seja para Assembly todas vão dar.
Só umas são mais fáceis que outras.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

ricain

Entendi a vossa ideia no que toca a isso :)

Vou pesquisar sobre isso do c++ e delphi.

Muito obrigado pela ajuda.

HappyHippyHippo

em resumo ... se tens a preocupação em ninguem ver o código original, estás a colocar a procupação no local errado.

no que toca a uma interface gráfica, deve existir bibliotecas para o fazer praticamente para todas as linguagens existentes ... agora, qual a melhor para o que pretendes fazer, depende do que pretendes fazer, certo ?

• Vote 1

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

ricain

Claro e sem duvidas, por isso vou pesquisar sobre essas outras linguagens e assim alargar o meu conhecimento :)

brunuu

Primeiro é preciso saber o que é a compilação.

Por mais que tentes proteger o teu código irá sempre haver maneiras de dar a volta.

Podes é dificultar, mas só isso.

• Vote 1

PJFV

pelo que conheço posso dar estas dicas:

pascal/delphi

se fores para Delphi para produzires sem pirataria os produtos sao mt caros. (podes tentar freepascal) mas tens poucas opções de ide's.

logo e por mim ia para p c++. muitas bibliotecas, varios ide's etc.. etc... tudo pronto a usar.

Cumprimentos...