Jump to content

Soma automática no dbgrid

daniel_silva

Recommended Posts

Tens várias formas de fazer isso...
Uma é ires tomando conta dos valores inseridos, e somar directo no programa.

Outra por exemplo é na tua query teres um campo de soma, e ao adicionares novos valores o campo vai sendo actualizado, e tu mostras o valor desse campo.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

É complicado dar mais detalhes sem saber ao certo o teu cenário.
Mas por exemplo, tens uma query para a DBGrid.
Queres saber a soma dos valores de uma determinada coluna.

Crias uma segunda query, algo tipo isto:

SELECT Sum(Price) AS Total FROM Orcamentos WHERE Doc = 1234

E depois metes um TDBEdit, por exemplo, com um segundo TDataSource ligado a esta segunda query, e usas o campo Total para o preencher.

Depois, no OnDataChange do datasource da query principal (da DBGrid), fazes o refresh da segunda query:

procedure TForm1.QueryOrcamentosDataChange(Sender: TObject);
begin
  QueryTotal.Refresh;
end;

Desta forma, quando a grid for editada, a query total será processada novamente, actualizando o valor do total.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Vou tentar explicar o meu cenário, tenho uma tela de orçamentos... E imagina insiro um artigo que aparece automaticamente o preço num dbedit, e é sempre assim, insiro outro artigo com o preço... É assim o ciclo. 

O que queria fazer era, insiro o 1º artigo de 60€ aparece automático no dbedit ao inserir o 2º artigo de 100€ queria que aparece no dbedit (valor total) a soma desses dois artigos, ou seja 120€ e sempre assim. 

Vou experimentar da maneira como disseste, e já digo alguma coisa 😄  

Obrigado 🙂