daniel_silva Posted March 21, 2017 at 10:01 AM Report Share #603285 Posted March 21, 2017 at 10:01 AM (edited) Bom dia. 😄 Estou a fazer uma tela para orçamentos, e o meu objetivo é: Ao inserir um artigo com o preço já introduzido de outra tabela, queria que somasse o campo preço automaticamente numa caixa de texto. Edited March 21, 2017 at 11:39 AM by daniel_silva Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoãoRicardo Posted March 21, 2017 at 10:58 AM Report Share #603286 Posted March 21, 2017 at 10:58 AM (edited) como eu sou bom na area de PCs nao te sei responder 😄 Edited March 21, 2017 at 10:59 AM by JoãoRicardo Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted March 22, 2017 at 08:30 AM Report Share #603304 Posted March 22, 2017 at 08:30 AM Tens várias formas de fazer isso... Uma é ires tomando conta dos valores inseridos, e somar directo no programa. Outra por exemplo é na tua query teres um campo de soma, e ao adicionares novos valores o campo vai sendo actualizado, e tu mostras o valor desse campo. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
daniel_silva Posted March 22, 2017 at 07:37 PM Author Report Share #603319 Posted March 22, 2017 at 07:37 PM @nunopicado podes explicar melhor sff? Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted March 22, 2017 at 10:10 PM Report Share #603323 Posted March 22, 2017 at 10:10 PM É complicado dar mais detalhes sem saber ao certo o teu cenário. Mas por exemplo, tens uma query para a DBGrid. Queres saber a soma dos valores de uma determinada coluna. Crias uma segunda query, algo tipo isto: SELECT Sum(Price) AS Total FROM Orcamentos WHERE Doc = 1234 E depois metes um TDBEdit, por exemplo, com um segundo TDataSource ligado a esta segunda query, e usas o campo Total para o preencher. Depois, no OnDataChange do datasource da query principal (da DBGrid), fazes o refresh da segunda query: procedure TForm1.QueryOrcamentosDataChange(Sender: TObject); begin QueryTotal.Refresh; end; Desta forma, quando a grid for editada, a query total será processada novamente, actualizando o valor do total. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
daniel_silva Posted March 22, 2017 at 10:32 PM Author Report Share #603324 Posted March 22, 2017 at 10:32 PM Vou tentar explicar o meu cenário, tenho uma tela de orçamentos... E imagina insiro um artigo que aparece automaticamente o preço num dbedit, e é sempre assim, insiro outro artigo com o preço... É assim o ciclo. O que queria fazer era, insiro o 1º artigo de 60€ aparece automático no dbedit ao inserir o 2º artigo de 100€ queria que aparece no dbedit (valor total) a soma desses dois artigos, ou seja 120€ e sempre assim. Vou experimentar da maneira como disseste, e já digo alguma coisa 😄 Obrigado 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts