Jump to content

Dúvida simples VB

footboyedit

Recommended Posts

Boas, estou a fazer uma aplicação em VBA com 2 forms. No form1 tenho uma flexgrid que carrega registos de uma base de dados e no form 2 tenho uma textbox que introduz registo na mesma base de dados. O que quero fazer é ao clicar no botão de adicionar do form2 a grid do form1 atualize automaticamente. Como faço para atualizar visto que se tratam de forms diferentes?

ps: Não posso ter botões no form1 para atualizar, tem que ser mesmo automaticamente após o clique no botão adicionar do form2.

Obrigado 🙂

Boas, não sei se é isto que queres, mas aparentemente é só chamares o evento que carrega / atualiza a flexgrid dentro do evento do botão adicionar. Em princípio basta tornares público o evento que vai carregar / atualizar  a flexgrid.

Será qualquer coisa como:

Dentro do BotaoAdicionar_Click meteres algo tipo 

Call Form1.EventoQueCarregaFlexgrid

Boa sorte

Edited by Gnrtuga

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)

56 minutos atrás, Gnrtuga disse:

Boas, não sei se é isto que queres, mas aparentemente é só chamares o evento que carrega / atualiza a flexgrid dentro do evento do botão adicionar. Em princípio basta tornares público o evento que vai carregar / atualizar  a flexgrid.

Será qualquer coisa como:

Dentro do BotaoAdicionar_Click meteres algo tipo 

Call Form1.EventoQueCarregaFlexgrid

Boa sorte

Obrigado mas continua sem funcionar. O método que carrega tem um parâmetro do tipo variant e mesmo chamando-o não acontece nada.

50 minutos atrás, Gnrtuga disse:

Talvez seja mais fácil meteres aqui o código que tens, pode ser que alguém tenha uma ideia.

De momento não tenho aqui o código. Mas é muito simples como expliquei, devia estar a funcionar. Mas o problema estará no ter 2 forms certo? Eu o chamo o form1.carregar(cliente) no botão adicionar no form2, mesmo antes do unload me.

footboyedit desculpa só responder agora, não tenho tido muito tempo.

Experimenta não fazeres o unload me, para ver se o problema está ai, ou cria um breakpoint para quando chamas o procedimento para veres o que se passa.

Uma solução sem ver o código é como um mecânico fazer um diagnóstico só pelo barulho do carro, nem sempre acerta.

Boa sorte.

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)

• 4 weeks later...
Em 16/03/2017 às 23:52, footboyedit disse:

ps: Não posso ter botões no form1 para atualizar, tem que ser mesmo automaticamente após o clique no botão adicionar do form2.

Os Userforms estão exibidos ao mesmo tempo? Não me parece.

Como tal, no evento do botão que atualiza, deveria bastar um "load Userform1" como última linha, que de acordo com as instruções corretas no evento "initialize" deste Userform1, tem que exibir os dados atualizados.

Edited by manuel antonio