Jump to content

Game of Life

susape

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho uma duvida e não estou a conseguir resolver. Estou a desenvolver o jogo da vida mas apenas com ciclos, arrays e strings.

for (int linha = 1; linha < tamanho-1; linha++)
     { 
         for (int coluna = 1; coluna < tamanho-1; coluna++)
         { 
          if(grelha[coluna][linha]=='x')
          {
           int contadorvivo=0;
           for (int i=-1; i<=1;i++)
           {
            for(int j=-1;j<=1;j++)
            {
             if(grelha[coluna+i][linha+j]=='x')
             {
              contadorvivo++;
             }
            }
           }
           System.out.println(contadorvivo);
           if (contadorvivo<2 && contadorvivo>3)
           {
            grelha[coluna][linha]=' ';
           }
          }          
          else if(grelha[coluna][linha]==' ')
          {

}

} 
     } 

O que eu queria era que o ciclo fosse a cada índice do array e vi-se se é 'x' ('x' significa célula viva) ou ' ' (célula morta) (estes dados são inseridos num ciclo anterior aleatoriamente), depois percorre-se os 8 vizinhos em volta um a um, verificando  se está 'x' no vizinho e se sim incrementava no valor de 'contadorvivo'. 

Se a célula estivesse viva e menos de 2 vizinhos estivessem vivos ou mais de três vivos a célula morria. Se a célula estivesse morta e três vizinhos vivos, ela vivia. mas o código não me faz nada disso. qual o erro?

a tua abordagem tem um problema muito grave.

vamos imaginar que o "mundo" do jogo não é infinito mas é 3X3 com o seguinte esquema inicial:

+-+-+-+
|X| | |
+-+-+-+
| |X| |
+-+-+-+
|X| | |
+-+-+-+

como podes ver, todas as células deverao morrer no próximo passo, no entanto, existe uma que deverá "voltar à vida":  a 1x2, porque tem exactamente 3 células adjacentes vivas.

no entanto, o teu código, como estás a alterar o estado sequencialmente pelo tabuleiro, ao marcares imediatamente a célula 1x1 como morta, o processo de avaliação da célula 1x2 mão irá tornar a célula viva, porque a 1x1 encontrasse agora "morta".

como estas limitado aos elementos da linguagem descritos, o que deverás fazer é ter dois tabuleiros : o actual e o seguinte, onde quando avaliar os actual, "escreves" no seguinte o estado que irá ter no passo seguinte. deste modo prevines o problema que descrevi anteriormente

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p