daniel_silva Posted March 9, 2017 at 11:03 AM Report Share #602992 Posted March 9, 2017 at 11:03 AM Bom dia. Tenho 2 tabelas, a 1ª que é dos orçamentos e a 2ª é onde o utilizador define os preços de cada artigo. Nos orçamentos tenho um dbgrid com um dblookupcombobox interligada à 2ª tabela (tabela de preços). O que eu queria era: Na tabela de orçamentos ao seleccionar um artigo aparecer logo o preço desse artigo, onde está interligado na 2ª tabela. Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted March 9, 2017 at 12:28 PM Report Share #602999 Posted March 9, 2017 at 12:28 PM Na tabela de orçamentos tens o preço do artigo, ou apenas a ligação à tabela de artigos? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
daniel_silva Posted March 13, 2017 at 08:46 PM Author Report Share #603092 Posted March 13, 2017 at 08:46 PM Tenho o preço também. Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted March 13, 2017 at 09:32 PM Report Share #603095 Posted March 13, 2017 at 09:32 PM Então não percebi bem a questão... Se o preço também está na mesma tabela, qual o problema em o mostrar junto com os outros campos? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
daniel_silva Posted March 14, 2017 at 11:28 AM Author Report Share #603104 Posted March 14, 2017 at 11:28 AM @nunopicado já consegui resolver esse problema. Agora tenho outra problema, como faço para inserir dados através do SQL directamente para o dbgrid? Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted March 14, 2017 at 01:07 PM Report Share #603138 Posted March 14, 2017 at 01:07 PM Directamente não podes. A DBGrid é um componente Data Aware, e como tal recebe os dados de um TDataSource. O que podes fazer é ligar a DBGrid a um TDataSource, e ligar este à tua Query/Table/Dataset (o componente que usas para aceder ao SQL). A DBGrid será automaticamente preenchida com os dados que esse componente tiver. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
daniel_silva Posted March 14, 2017 at 07:12 PM Author Report Share #603147 Posted March 14, 2017 at 07:12 PM Eu tenho: - Um query ligado à tabela; - Um data source ligado ao query. E tenho um botão "Inserir" que o que queria que fizesse era, escrever nas caixas de texto e de seguida carrego no botão "Inserir" e grava na tabela aparecendo automaticamente no dbgrid. Já tentei vários códigos mas todos eles me dão erro... Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted March 14, 2017 at 10:21 PM Report Share #603153 Posted March 14, 2017 at 10:21 PM Que caixas de texto? Se forem DBEdits, ligadas ao mesmo Dataset, isso é feito quase de forma automática, necessitando apenas de chamares o Insert da query (e em alguns casos, dependendo da tua configuração, fazer o Commit no fim). Que caixas de texto? Se forem DBEdits, ligadas ao mesmo Dataset, isso é feito quase de forma automática, necessitando apenas de chamares o Insert da query (e em alguns casos, dependendo da tua configuração, fazer o Commit no fim). Que caixas de texto? Se forem DBEdits, ligadas ao mesmo Dataset, isso é feito quase de forma automática, necessitando apenas de chamares o Insert da query (e em alguns casos, dependendo da tua configuração, fazer o Commit no fim). "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
daniel_silva Posted March 15, 2017 at 07:53 PM Author Report Share #603172 Posted March 15, 2017 at 07:53 PM Já fiz isso, e não dá. Aparece sempre uma mensagem de erro ao inserir. Como é o código para inserir? Se for só, queryOrc.insert, não dá. (queryOrc é o nome da query). Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted March 15, 2017 at 09:19 PM Report Share #603173 Posted March 15, 2017 at 09:19 PM Esse é o código para inserir, mas verifica se a tua query não está como read-only! 😉 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
daniel_silva Posted March 16, 2017 at 08:58 AM Author Report Share #603176 Posted March 16, 2017 at 08:58 AM @nunopicado consegui 🙂 Nas propriedades do componente Query meti a propriedade RequestLive para True, e o código é como estavas a dizer "query1.insert". Para gravar fiz desta forma: with query1 do begin Query1.FieldByName('Artigo').AsString := DBLookupComboBox3.Text; Post; end; Obrigado pela ajuda! 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted March 16, 2017 at 11:27 AM Report Share #603182 Posted March 16, 2017 at 11:27 AM Atenção que isso não é preciso para gravar na tabela. A DBLookUpComboBox tem forma de ela própria ir buscar os dados a uma tabela e gravar noutra. Se tiveste de fazer isso, é porque a tua combobox não está bem configurada. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
daniel_silva Posted March 16, 2017 at 07:16 PM Author Report Share #603197 Posted March 16, 2017 at 07:16 PM @nunopicado tens razão, eu depois é que reparei que dava guardar automático nas propriedades. Obrigado 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts