Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #58 da revista programar. Faz já o download aqui!

jpaulino

Prova de Aptidão Profissional (PAP) - Ideias

Mensagens Recomendadas

Sr Inovação    4
Sr Inovação

Existe um site de estatistica e numeros sobre vários temas como a educação,natalidade etc... relativos a Portugal e Europa, mas parece-me que essas mesmas estatisticas nao são tratadas com o maximo de profundidade(como p.ex o preço medio de habitação por região acho eu...) tenho que ver melhor antes de criticar, mas aqui fica

http://www.pordata.pt/

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto    74
Virneto

Existe um site de estatistica e numeros sobre vários temas como a educação,natalidade etc... relativos a Portugal e Europa, mas parece-me que essas mesmas estatisticas nao são tratadas com o maximo de profundidade(como p.ex o preço medio de habitação por região acho eu...) tenho que ver melhor antes de criticar, mas aqui fica

http://www.pordata.pt/

Sim, a Pordata é uma excelente fonte de dados que dificilmente encontramos reunidos facilmente noutras fontes. Sobre o Rigor das análises não tenho porque duvidar. O projeto é da Fundação Manuel dos Santos e tem a Cordenação do Sociólogo António Barreto, pelo que me merece toda a fiabilidade Científica.

Acontece é que não tem ainda grandes históricos, mas tem crescido a olhos vistos. É seguramente uma fonte a explorar para quem procura por dados e indicadores com interesse para uma PAP.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
danieljsfernandes    7
danieljsfernandes

Eu fiz uma PAP em que o tema é um sistema de fila de espera.

Fiz o programa em c# a funcionar em rede através do mysql, além disso, fiz também um site para o administrador puder gerir as categorias, senhas, entre outras coisas e também ver estatísticas (a categoria mais usada, o utilizador que atendia mais, as médias de tempo, etc etc).

Valeu-me 19, o design da aplicação ficou um pouco abaixo das espetetivas.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Sara Cristina Matos    2
Sara Cristina Matos

No dia 20 de Abril vou para estágio, acontece que estou à 3 anos a tirar um curso programação e de momento vou ser colocada numa empresa de redes.
Preciso de ideias para o projeto PAP, o ano passado tive 16 porque a minha nota de estágio (18) era demasiado alta em relação ás notas dos meus colegas. Logo, este ano tenho mesmo de subir a nota, visto que faço intenções de seguir para a faculdade.
Não posso contar com o apoio dos meus professores nem na altura da decisão do projeto nem na elaboração do mesmo.

Já estive a ler muitos dos postes anteriormente feitos e não sei se irei ter a hipótese de realizar alguma das ideias anteriormente dadas. Preciso mesmo de ajuda.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6    86
M6

@Sara Cristina Matos, na empresa onde vais ser colocada não te dão ideias para o projeto? Chega ao pé do responsável e pergunta-lhe o que é necessário para tirares 20.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Sara Cristina Matos    2
Sara Cristina Matos
1 minuto atrás, M6 disse:

@Sara Cristina Matos, na empresa onde vais ser colocada não te dão ideias para o projeto? Chega ao pé do responsável e pergunta-lhe o que é necessário para tirares 20.

Eu ainda não sei qual é a empresa, mas os projetos de redes até à data apresentados são à base da instalação da rede informática numa sala ou num espaço da empresa. E eu queria inovar e fazer algo diferente, isto com o objetivo de ter uma nota mais alta.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6    86
M6
40 minutes ago, Sara Cristina Matos said:

Eu ainda não sei qual é a empresa, mas os projetos de redes até à data apresentados são à base da instalação da rede informática numa sala ou num espaço da empresa. E eu queria inovar e fazer algo diferente, isto com o objetivo de ter uma nota mais alta.

Instalar placas de rede e configurar Windows não é propriamente uma tarefa para um programador (e sinceramente eu, sendo professor, não aceitaria isso como estágio, mas isso é outra conversa).

Uma coisa interessante era fazeres um sistema de monitorização da rede (eventualmente integrado no Nagios) em que podias ter um dashboard onde podias ver se há servidores em baixo, o espaço disponível em disco numa storage, etc..

Isto é muito mais interessante, já para não falar alinhado, com um estágio para programadores.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Sara Cristina Matos    2
Sara Cristina Matos
26 minutos atrás, M6 disse:

Instalar placas de rede e configurar Windows não é propriamente uma tarefa para um programador (e sinceramente eu, sendo professor, não aceitaria isso como estágio, mas isso é outra conversa).

Uma coisa interessante era fazeres um sistema de monitorização da rede (eventualmente integrado no Nagios) em que podias ter um dashboard onde podias ver se há servidores em baixo, o espaço disponível em disco numa storage, etc..

Isto é muito mais interessante, já para não falar alinhado, com um estágio para programadores.

Para fazer um projeto desses seria indispensável o apoio dos professores. Após isso a ideia parece-me bastante diferente do que tem sido apresentado. À parte disto, 50 dias úteis seriam suficientes para a elaboração deste projeto?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6    86
M6

É óbvio que tem de ter o apoio dos professores e da empresa, os estágios pressupõem isso.

Quanto ao tempo necessário, e tendo em conta de que é um estágio, o âmbito (e ambição) do projeto deverá ter isso em conta.
Para teres uma ideia, fazer um serviço de Windows que vê o espaço em disco de um computador e o envia por webservice para um servidor é algo que se faz rapidamente (para um estagiário, diria aproximadamente 1 semana). Fazer um servidor que receba essa informação por webservice e a escreva numa base de dados diria que o tempo seria idêntico. Construir uma página web para fazer um painel de controlo para mostrar/alertar o estado atual dos discos outra semana. 15 dias para algo bem mais giro - na minha opinião - do que instalar placas de rede...

Estou a partir de um principio, que é o de que já sabes mexer em bases de dados (comandos básicos como insert e select) e que sabes fazer desenvolvimento em, por exemplo, PHP.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Sara Cristina Matos    2
Sara Cristina Matos
2 minutos atrás, M6 disse:

É óbvio que tem de ter o apoio dos professores e da empresa, os estágios pressupõem isso.

Quanto ao tempo necessário, e tendo em conta de que é um estágio, o âmbito (e ambição) do projeto deverá ter isso em conta.
Para teres uma ideia, fazer um serviço de Windows que vê o espaço em disco de um computador e o envia por webservice para um servidor é algo que se faz rapidamente (para um estagiário, diria aproximadamente 1 semana). Fazer um servidor que receba essa informação por webservice e a escreva numa base de dados diria que o tempo seria idêntico. Construir uma página web para fazer um painel de controlo para mostrar/alertar o estado atual dos discos outra semana. 15 dias para algo bem mais giro - na minha opinião - do que instalar placas de rede...

Estou a partir de um principio, que é o de que já sabes mexer em bases de dados (comandos básicos como insert e select) e que sabes fazer desenvolvimento em, por exemplo, PHP.

O apoio dos professores é algo que eu não irei ter, mais depressa recorro aos tutores de estágio e a outros programadores do que propriamente aos professores da minha escola. Mas sim eu vou ficar com essa ideia. Eu até queria um estágio que me permitisse fazer base de dados e a nível de PHP sei o básico, o que com trabalho de pesquisa irei entender o que for necessário. A linguagem de programação em que estou mais à vontade é C# logo também sou capaz de fazer a página web. 

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6    86
M6

Se fazes desenvolvimento em C# então isso até facilita a questão de criares um serviço Windows para monitorizar informação de um servidor (esta é, parar mim, a parte mais complexa do desenvolvimento de um sistema destes).

Fazer um site em .net não é complexo, em especial porque tens imenso material disponível. 

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos    210
apocsantos

Boa tarde,

Só agora li os posts todos, e seguindo a ideia do @M6, porque não ir um pouco mais longe com a tarefa ?
Maior parte do descrito pode ser feito em C# sem grandes dificuldades, mas por exemplo se fosse eu, queria saber um pouco mais sobre cada servidor, por exemplo dados sobre o hardware (temperatura de cpu, numero de processos em execução, utilização de ram e swap, nome dos processos, utilização de hdd, dados sobre o tráfego de rede, serviços em execução, etc...

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Sara Cristina Matos    2
Sara Cristina Matos
1 minuto atrás, apocsantos disse:

Boa tarde,

Só agora li os posts todos, e seguindo a ideia do @M6, porque não ir um pouco mais longe com a tarefa ?
Maior parte do descrito pode ser feito em C# sem grandes dificuldades, mas por exemplo se fosse eu, queria saber um pouco mais sobre cada servidor, por exemplo dados sobre o hardware (temperatura de cpu, numero de processos em execução, utilização de ram e swap, nome dos processos, utilização de hdd, dados sobre o tráfego de rede, serviços em execução, etc...

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Era algo que eu poderia vir a implementar para melhorar o projeto, mas tudo isto irá depender do tempo que irei demorar a fazer a primeira parte. Neste momento já tenho tentado idealizar a base de dados. Quanto mais cedo começar melhor.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6    86
M6

@apocsantos, tem em atenção que isto é um estágio, não é um sistema de monitorização de servidores num data center! Não te entusiasmes! :D

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos    210
apocsantos

Boa noite,

@Sara Cristina Matos, Eu creio que as sugestões estão dentro do tempo de execução de um estágio... Especialmente se considerar-mos que muito do que sugeri existem bons exemplos tanto em C# como disponibilizados para powershell e assumindo que encontrarás ajuda nesta comunidade.

@M6, eu tive isso em conta! :D Se fosse para uma monitorização de um data center ou mesmo de servidores de produção, a especificação seria muito maior, então em servidores windows... Eu "infelizmente ainda administro dessa coisa" e sou bastante mais "meticuloso" que apenas ver informação de processos e utilização de recursos de hardware! :) Mas tu sabes como eu, que quando existe vontade, existe forma, que a curiosidade nesta área concreta é algo extremamente importante e que a sorte favorece os audazes! Para ter 10 valores, não vale a pena "lutar", porque isso a maioria tem! Vale a pena lutar para ter 19, ou 20 e deixar a própria marca, porque para menos que isso, não é luta, é "seguir a água por onde corre o rio"! :)

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Sara Cristina Matos    2
Sara Cristina Matos
5 minutos atrás, apocsantos disse:

Boa noite,

@Sara Cristina Matos, Eu creio que as sugestões estão dentro do tempo de execução de um estágio... Especialmente se considerar-mos que muito do que sugeri existem bons exemplos tanto em C# como disponibilizados para powershell e assumindo que encontrarás ajuda nesta comunidade.

@M6, eu tive isso em conta! :D Se fosse para uma monitorização de um data center ou mesmo de servidores de produção, a especificação seria muito maior, então em servidores windows... Eu "infelizmente ainda administro dessa coisa" e sou bastante mais "meticuloso" que apenas ver informação de processos e utilização de recursos de hardware! :) Mas tu sabes como eu, que quando existe vontade, existe forma, que a curiosidade nesta área concreta é algo extremamente importante e que a sorte favorece os audazes! Para ter 10 valores, não vale a pena "lutar", porque isso a maioria tem! Vale a pena lutar para ter 19, ou 20 e deixar a própria marca, porque para menos que isso, não é luta, é "seguir a água por onde corre o rio"! :)

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Obrigada por toda a ajuda, acho que com dedicação da minha parte irei desenvolver um bom projeto. A ideia já está escolhida, agora é continuar empenhada em fazer o melhor que sei é sou capaz.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Henrique Lopes    0
Henrique Lopes

Estou no segundo ano de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos.

Para PAP vou fazer uma aplicação para a minha escola em Visual Basic ligada a uma base de dados que permite aos alunos(nas respetivas contas) requisitar o almoço para o mês seguinte.A aplicação também faz gráficos de quantas pessoas comeram no refeitório num determinado dia,permite editar as tabelas do Access diretamente,caso seja necessário editar algo(com conta de admin),faz gráficos sobre a percentagem de pessoas que comeram carne/peixe/dieta num determinado dia,diz quantas vezes o aluno não comeu o que requisitou num determinado mês e manda SMS para os alunos para saberem o que comem no dia.

Tem como objetivo poupar o papel que é usado para fazer a requisição de almoços atualmente e poupar o tempo gasto a introduzir dados.

Que acham?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Henrique Lopes    0
Henrique Lopes

Para PAP vou fazer uma aplicação para a minha escola em Visual Basic ligada a uma base de dados que permite aos alunos(nas respetivas contas) requisitar o almoço para o mês seguinte.A aplicação também faz gráficos de quantas pessoas comeram no refeitório num determinado dia,permite editar as tabelas do Access diretamente,caso seja necessário editar algo(com conta de admin),faz gráficos sobre a percentagem de pessoas que comeram carne/peixe/dieta num determinado dia,diz quantas vezes o aluno não comeu o que requisitou num determinado mês e manda SMS para os alunos para saberem o que comem no dia.

Tem como objetivo poupar o papel que é usado para fazer a requisição de almoços atualmente e poupar o tempo gasto a introduzir dados.

Que acham?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Sara Cristina Matos    2
Sara Cristina Matos
6 minutos atrás, Henrique Lopes disse:

Que acham?

Que acham?

Parece me uma boa ideia, mas tens tempo suficiente para tudo?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos    210
apocsantos

Boa tarde,

Tal como a @Sara Cristina Matos, questionou, tens tempo para isso tudo ?

Sinceramente eu sou um pouco adverso do Access nesse tipo de utilizações, por falta de robustêz, pessoalmente iria para SQL Server ou Mysql, visto que pouco tens de mudar em termos de código.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Carolina_Durao    0
Carolina_Durao

Boas,

Estou no 12ºano do Curso Profissional Técnico de Multimédia (CPTM), e sendo o último temos de realizar uma prova que consiste em utilizar todos os conhecimentos que adquirimos no curso, a prova é livre, podemos utilizar as ferramentas que quisermos (HTML, CSS, JavaScript, etc) e os programas que quisermos também.

Gostava de fazer um website (em html) que é a área de multimédia que mais domino e que mais gosto, não sei é qual o tema para este website, tenho poucas ideias, será que podiam dar uma ajuda ?

As minhas poucas ideias são: 

- Website tipo “imdb”

- Revista online

- Website novo da minha escola

- Criar uma marca de maquilhagem e fazer um website da mesma

*Gostava de combinar programação com design, pois também gosto da área de design*

OBRIGADO!!!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade