Jump to content

Prova de Aptidão Profissional (PAP) - Ideias

jpaulino

Recommended Posts

Existem inúmeros tópicos espalhados no fórum a pedir ideias sobre o que fazer para as Prova de Aptidão Profissional (PAP).

Como as ideias são gerais e, na maioria dos casos, possíveis de executar em diversas linguagens/ambientes de programação, serve este tópico para que deixem aqui algumas ideias para que possam servir de consulta  (coisas que tenham já feito, ideias giras, etc).

Obrigado a todos pelo contributo!

EDIT 24-11-2010: Tópico moderado e off-topic removido ... é apenas para contribuir com ideais que serviram para ajudar outros.

• Replies 74
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

A minha consistiu num gerador de "backends" simples .. basicamente inseria-se os dados de acesso a uma base de dados, especificava-se o tipo de campos para cada tabela e ele gerava o código de um interface mais agradável para gerir essa mesma base de dados. Valeu-me um 18, se não me engano.

Eu fiz um jogo browser-based. Tive um 18 também.

Além da PAP, também tive de fazer um projecto final para a disciplina de programação, onde fiz um pacote de utilitários PHP. Basicamente havia um script para os instalar (criar base de dados) e depois o developer só tinha pôr 'includes' nas páginas que queria, e ficava com sistema de comentários, registo/login, formulários de contacto, etc... Tive um 19.

Já agora deixo duas ideias de colegas da minha turma:

Um fez um computador arrefecido a óleo vegetal. Construiu um "aquário", onde pôs o computador, e encheu de óleo.

O outro fez uma animação e um avatar maker em Flash.

Ambos tiveram 16.

• 1 month later...

Eu fiz um jogo em VB6 chamado Trucks n' Roads que era nada mais nada menos que um emulador de gestão de uma empresa de camionagem, compra e venda de camiões, emprestimos, cargas e descargas para os varios distritos do país... etc

até me sinto mal em dizer isto, mas tive 16, fiquei mal visto por ter feito um jogo em vez de um software útil.

Got it?

Boas

Eu vou entregar a PAP no final de Fevereiro. O meu projecto trata-se de um jogo sobre impérios gal+aticos do tipo Ogame, Astro Empires, mas feito em aplicação c# em vez de Web-browser como estamos habituados.

Sou o primeiro aluno da minha escola a fazer um jogo, de resto tudo costuma fazer softwares de Gestão.

Vamos ver no que isto dá xD

• 4 weeks later...
  • 2 months later...

EU fiz uma agenda electrónica, algo como o ELefante, mas mais básico, apenas com contactos, notas, compromissos: usei PHP, MySQL, XHTML, CSS. Na altura não tinha conhecimentos de frameworks como o Jquery ou o ExtJS, por isso não usei javascript nenhum para além de um relógio.

Também houve quem fizesse uma rede social dedicada a músicas e bandas e ainda uma espécie de FootballManager.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

• 2 weeks later...

Eu fiz um website de noticias (é o que dá quando chegamos a duas semanas de entregar o projecto e reparamos que não temos nada feito), valeu me um 12... Já foi bom

Para a pt(projecto tecnológico) fiz uma programa para gerir uma agência de viagens, que foi interessante porque requereu pesquisa numa area que me era desconhecida.

"Há 10 tipos de pessoas, as que sabem binário e as que não...""Run DOS, Run!"

• 2 months later...
  • 2 weeks later...

Sempre gostei de ideia de uma agenda/horário electrónico, com GUI simples mas bem funcional, em que o programa recebe input (que também poderia ser feito através de uma rede, mas pronto...) com horários, incluindo as horas específicas em que o indivíduo está ocupado, onde está, quando acaba, etc... num GUI agradável... E em que alguém, i.e secretária por ex., poderia inserir uma data e horas e verificar disponibilidade... e o programa dê ideias de horários...

Poderia-se ir mais à frente ainda, e implementar um sistema online de agendas, em que haja a possibilidade de pegar em 2 ou mais agendas e procurar horários compatíveis...

Claro, isto é só um sonho... mas seria óptimo para homens de negócios, chefes de empresas, etc....

Se tivesse tempo tentava algo assim, mas pronto...

• 2 months later...

A minha a 3 anos constituiu na criação de um software de gestão de salários que permitia depois imprimir vários relatórios e os ditos recibos de salários de vencimento. Na altura tirei um 19. Ainda hoje penso em continuar o projecto e lançar a ideia para o mercado de forma grátis. Quem sabe! 

• 1 month later...
  • 3 months later...

Eu tenho que entregar a minha PAP dia 10 de Fevereiro.

Estou a fazer um site para uma escola de música, básico - não é um site muito complexo - e uma aplicação em Visual Basic para gerir a mesma. As duas interfaces estão ligadas a uma Base de Dados em MySQL.

No site tenho um inscrições, uma tabela com os cursos disponiveis e uma pagina de contacto. A applicação vou gerir os alunos, profs, horarios, as notas, destaques (concertos da escola, etc), reuniões e marcações de reunioes.

• 2 weeks later...

A minha para ser entregada no final de junho será um jogo online, nada de muito complicado só andar, matar alguma coisa e pouco mais(o que tiver tempo).

Graficos:

DirectX10 com Cg.

Network:

Servidor em linux a comunicar atraves de UDP

Base de Dados

MySQL

Script:

Lua

Fisica:

PhysX da nvidia

Não espero conseguir fazer algo de outro mundo, só estou a utilizar a PAP para ter um pretexto para estudar isto, ainda estou muito longe, por enquanto consigo comunicar com o servidor, base de dados e fazer rendering com o directX 10 e tambem fazer load de models feitos em blender, 3ds Max, desde que estejam em extenção OBJ consigo exportar para o jogo.

pelo o que os meus profs dizem, acham que é demasiado e que não irei conseguir acabar a tempo, como se diz:"vamos indo, vamos fazendo" 😛

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."