bubulindo Posted March 7, 2017 at 11:08 AM Report Share #602939 Posted March 7, 2017 at 11:08 AM Viva, Antes de mais, devo já avisar que o meu conhecimento de redes é relativamente básico pois não é uma área que tenha tido muita atenção na área da Automação Industrial. O meu problema está em tentar entender a configuração duma rede industrial feita pela pessoa que tinha a minha posição (e que já não está na empresa). A topologia de rede que está definida tem um switch normal (com morada 192.168.3.12) ligado a um router e a esse switch vão ligar equipamentos industriais com as seguintes moradas de IP: - 192.168.140.11 - 192.168.141.11 - 192.168.142.11 - 192.168.143.11 Segundo o meu conhecimento de redes, será impossível para estes equipamentos comunicarem através do router sem uma máscara de rede pequena aplicada ao switch e aos dispositivos. Estou correcto? A minha ideia seria ter um porto do router ligado a um switch numa sub-rede diferente de todas as outras e aí apenas ligarem equipamentos dessa sub-rede, tornando assim possível de filtrar o acesso de forma mais simples para os fabricantes desse equipamento. Alguém tem uma ideia ou opinião de qual seria a maneira mais indicada de fazer isto? include <ai se te avio> Mãe () { } Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 7, 2017 at 11:45 AM Report Share #602940 Posted March 7, 2017 at 11:45 AM a mascara de rede é tão importante num endereço de rede como a própria morada. olhando para os IP's que apresentas, o que me parece é uma situação diferente. podes confirmar se o switch tem alguma vlan configurada ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
bubulindo Posted March 7, 2017 at 12:09 PM Author Report Share #602944 Posted March 7, 2017 at 12:09 PM Não me parece que tenha. São uns switches relativamente simples da Siemens para uso industrial e como não tenho a cnofiguração do mesmo, mas tenho a configuração do router, suponho que os tenham deixado com configuração de fábrica ou apenas configurado a morada. Se meter uma máscara de rede de 255.255.0.0 seria possível de haver comunicação entre todos, mas isso de certa forma derrota o propósito porque temos uma porrada de endereços disponíveis para 4 dispositivos. Daí querer perceber porque é que alguém faria algo assim para seccionar os acessos a determinados equipamentos. Não me parece que tenha. São uns switches relativamente simples da Siemens para uso industrial e como não tenho a cnofiguração do mesmo, mas tenho a configuração do router, suponho que os tenham deixado com configuração de fábrica ou apenas configurado a morada. Se meter uma máscara de rede de 255.255.0.0 seria possível de haver comunicação entre todos, mas isso de certa forma derrota o propósito porque temos uma porrada de endereços disponíveis para 4 dispositivos. Daí querer perceber porque é que alguém faria algo assim para seccionar os acessos a determinados equipamentos. Não me parece que tenha. São uns switches relativamente simples da Siemens para uso industrial e como não tenho a cnofiguração do mesmo, mas tenho a configuração do router, suponho que os tenham deixado com configuração de fábrica ou apenas configurado a morada. Se meter uma máscara de rede de 255.255.0.0 seria possível de haver comunicação entre todos, mas isso de certa forma derrota o propósito porque temos uma porrada de endereços disponíveis para 4 dispositivos. Daí querer perceber porque é que alguém faria algo assim para seccionar os acessos a determinados equipamentos. include <ai se te avio> Mãe () { } Link to comment Share on other sites More sharing options...
RaulSilva Posted March 7, 2017 at 03:19 PM Report Share #602953 Posted March 7, 2017 at 03:19 PM (edited) Boa Tarde, Consoante o que disse,você tem acesso ao Router mas não tem acesso ao switch correcto? Em primeira instância e para não correr o risco dr perder o acesso aos quatro equipamentos acho que deveria pedir a anterior pessoa que esteve a exercer o seu lugar os dados de acesso ao switch de forma a perceber acertivamente as configurações do mesmo. Nessa mesma rede que me fala, não vejo o proposito de estar configurada assim. Em primeira instância, sendo o acesso apenas para 4 dispositivos poderia utilizar uma configuração de Máscara: 255.255.255.0 , mas (sem ter a certeza) acho que a anterior pessoa queria separar esses equipamentos do acesso normal, colocando uma máscara: 255.255.0.0 , no entanto não vejo propósito deles não estarem no mesmo endereço (também por não saber de que equipamentos se tratam) mas certamente o mesmo não queria que estes comunicasse livremente entre eles, acontece em muitas empresas, passo exemplo: máscara 255.255.0.0 Enderecos: 192.168.141.0 (Administração) 192.168.142.0 (recursos humanos) 192.168.143.0 (Armazem) 192.168.144.0 (publico) Assim poderia filtrar os acessos entre eles. Acho que devia perguntar a pessoa que você aí substitui os acessos ao switch de forma a poder ajudar melhor. Cumprimentos, Raul Silvs Edited March 7, 2017 at 03:25 PM by RaulSilva Link to comment Share on other sites More sharing options...
bubulindo Posted March 7, 2017 at 03:32 PM Author Report Share #602956 Posted March 7, 2017 at 03:32 PM (edited) Isto é para uma instalação industrial... O que é pretendido é seccionar os diferentes equipamentos numa rede só deles permitindo apenas as ligações necessárias para o processo. Logo para mim, o que faria sentido seria colocar todos os equipamentos que são do mesmo fabricante num switch com uma sub-rede qualquer. Se apenas houver um equipamento desse fabricante, ele seria ligado directamente ao router. O switch pode ter alguma configuração... mas está em Espanha (eu estou no UK) e não está acessível remotamente, eu apenas não tenho configuração de switch algum comigo, mas tenho a do router, o que me leva a crer que o switch não terá sido configurado devidamente. O facto de usar uma máscara 255.255.0.0, segundo o que percebo aumentaria desnecessariamente o processamento de todos os nós devido ao processamento de broadcasts, correcto? Tanto quanto posso ver pelo manual do Switch, VLAN não é suportada. Edited March 7, 2017 at 03:45 PM by bubulindo include <ai se te avio> Mãe () { } Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts