korn69954 Posted March 6, 2017 at 07:09 PM Report Share #602928 Posted March 6, 2017 at 07:09 PM Boa tarde pessoal Sou novo aqui no forum e muito fresquinho no que toca a programaçao e procuro ajuda num projecto que pretendo realizar com um arduino uno e um servo motor, portanto passo a explicar o que pretendo e deixo um video a exemplificar. Pretendo programar um arduino uno para manter o servo sempre numa posiçao, vamos chamar "fechado", em que para o servo passar a posiçao "aberto" seja com um segundo sinal de corrente, ou seja, o arduino apenas vai fazer o servo trabalhar ate um X de abertura quando recebe o segundo sinal de corrente e para, ao desligar esse segundo sinal de corrente o servo volta a posiçao inicial que é "fechado". Preciso de ajuda no que toca a programar e no material que necessito, ja tenho o arduino, servo, fios com encaixes proprios para o arduino/servo, nao sei se para isto devo utilisar algum tipo de relé ou algo mais, ja pesquisei uns valentes dias e ainda nao encontrei nada do que pretendo nem quem me ajude, se houver alguem que me possa dar umas dicas fico agradecido. Entretanto ja fui lendo algumas coisas sobre arduino para iniciantes e ja consegui fazer algumas coisitas basicas com o servo mas ainda estou muito longe de me safar em algo mais complicado. Fica entao um video do que pretendo no final, neste caso o segundo sinal de corrente sera o de marcha atras engatada, claro que terei de usar um redutor de 12v para 5v que tambem ja tenho. https://www.youtube.com/embed/1eeIuuES1t4?feature=oembed Link to comment Share on other sites More sharing options...
edsudani Posted March 12, 2017 at 12:07 AM Report Share #603068 Posted March 12, 2017 at 12:07 AM Boa noite colega. Não foi possível carregar o vídeo para observar seu objetivo, porém imagino que pretendes instalar uma câmera de ré num automóvel. Em 06/03/2017 às 19:09, korn69954 disse: Pretendo programar um arduino uno para manter o servo sempre numa posiçao, vamos chamar "fechado", em que para o servo passar a posiçao "aberto" seja com um segundo sinal de corrente, ou seja, o arduino apenas vai fazer o servo trabalhar ate um X de abertura quando recebe o segundo sinal de corrente e para, ao desligar esse segundo sinal de corrente o servo volta a posiçao inicial que é "fechado". Preciso de ajuda no que toca a programar e no material que necessito,... se houver alguem que me possa dar umas dicas fico agradecido. Quanto ao material, precisarás de dois microruptores (acionados por campo magnético) ou micro chaves que serão utilizados como sensores de limite de posição da câmera. Não esqueça de desenvolver o governador do motor que será utilizado para controle da posição da câmera, nesse caso deve ter bom conhecimento de eletrônica. Bom o que afirmo acima é o que imagino, segundo seu post. Quanto a programar o arduíno com certeza encontrarás o que precisa neste fórum e noutros. Escreva mais detalhes de teu projeto e o que tens pronto para que possamos te ajudar. José Edison Sudani Link to comment Share on other sites More sharing options...
korn69954 Posted March 13, 2017 at 07:59 PM Author Report Share #603091 Posted March 13, 2017 at 07:59 PM Boa tarde, desde ja obrigado pela resposta, quanto a hardware deixo o esquema que idealizei, quanto a usar os microruptores, sera mesmo necessario? nao posso programar o arduino para o servo rodar X graus para a direita quando recebe um segundo sinal e ao cortar esse sinal ele voltar a posiçao inicial? Fica entao o esquema, apenas me falta a programaçao: Link to comment Share on other sites More sharing options...
edsudani Posted March 18, 2017 at 12:35 PM Report Share #603251 Posted March 18, 2017 at 12:35 PM Bom dia. Em 13/03/2017 às 16:59, korn69954 disse: quanto a usar os microruptores, sera mesmo necessario? Sim será necessário se o teu servo motor não possuir um meio de informar ao microprocessador sua posição relativa. Nesse caso um microrruptor externo será usado como sensor de posição da câmera, e, nesse ponto, o microprocessador "informa" ao driver ou governador do motor que deve finalizar seu comando. A partir daí o próximo comando mudará o sentido de rotação do servo motor girando a câmera para o lado oposto até encontrar o próximo microrruptor ou receber a informação do sensor de fim de curso do próprio motor. Existem também os sensores a raios infravermelhos muito usados em impressoras e podem ser adaptados ao teu projeto. Em 13/03/2017 às 16:59, korn69954 disse: nao posso programar o arduino para o servo rodar X graus para a direita quando recebe um segundo sinal e ao cortar esse sinal ele voltar a posiçao inicial? Sim, deve fazer isso, mas terás necessidade do sinal de retorno da posição da câmera, pois de outra forma o microprocessador não conseguirá determina-la excitando o motor continuamente, travando o mecanismo. Novamente; alguns servo motores de passo utilizados em impressoras possuíam internamente ou adaptados externamente um disco graduado e um sensor infra-red. Este sensor envia pulsos ao microprocessador que 'decodifica-os' . Outro ponto que gostaria de comentar contigo é o fato de teres ligado teu servo motor diretamente ao circuito do arduino. Não deixe de observar que esse tipo de carga talvez tenha uma corrente de consumo muito alta para o arduino comandar diretamente. Se este for o caso deverás implementar um 'amplificador' ou governador que será comandado pelo arduino. O motor sob esforço demanda uma corrente de excitação maior. É o que acontece quando movimenta algo pesado. José Edison Sudani Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts