Jump to content

Ajuda Formulas

dementor4842

Recommended Posts

Ola amigos.

Estou a criar um documento para utilização num projecto meu, porem tenho de deparado com varios entraves.

E o seguinte eu estou a recolher dados de varios sites, e preciso de compilar esses dados num so para utilizalos, vou tentar explicar o que pretendo.

Documento que tenho

Coluna1 (Dias) | Coluna2 (Horas1) | Coluna3 (Horas2) | Coluna4 (Horas3) | Coluna5 (Horas4) | | Coluna6 (Horas5) | Coluna7 (Texto) | Coluna8 (Horas6) | Coluna9 (Texto) | Coluna10 (Horas5) | Coluna11 (Texto) | Coluna12 (Horas6) | Coluna13 (Texto) | | Coluna14 (Texto) | Coluna 15 (texto)

Exemplo do que tenho

C1  C2       C3       C4        C5      C6       C7        C8       C9       C10    C11    c12    c13    c14      c15

1 |01:02 | 08:02 | 16:00 | 15:00 | 03:02| Good | 01:02 | Poor | 09:92 | best | 08:02 | Fair | Good | ***

Exemplo do que preciso

C1  C2       C3       C4        C5      C6       C7        C8       C9       C10    C11    c12    c13    c14      c15

1 |02:02 | 09:02 | 17:00 | 16:00 | 03:02| Good | 01:02 | Poor | 09:92 | best | 08:02 | Fair | Good | ***

C2 C3 C4 C5 - Somar automaticamente mais 1 hora dos valores que eu tenho

C6 C8 C10 C12 - Formula ja testada em Enviada pelo Colega MarcilioLobao =INDIRETO(("Plan1!A" & COL(B1) + (LIN(B1)-1) *4 )) INDIRETO(("Plan1!B" & COL(B1) + (LIN(B1)-1) *4 ))

C7 C9 C11 C13 - A mesma situação da anterior, so mudando as celulas

C14 - Tradução automatica do termos ingles para PT_PT os termos são Good, Best, Fair, Poor - Tentei a formula substituir mas sem efeito

c15 vai de * ate ***** - fazer esquema de 3 cores sendo que * e vermelho *** amarelo e ***** verde - Ja tentei a formula automática do excel mas sem sucesso

Alguem consegue ajudar?

dementor4842, Boa noite.

Segue no link o arquivo com as fórmulas sugeridas para a solução da sua dúvida no trabalho.
https://www.sendspace.com/file/im7pzi

A minha sugestão de solução está na aba SOLUÇÃO.

Observações:

1)
Na aba EXEMPLO 1 a sequência das informações está quebrada em 4 momentos.
Para que a fórmula funcione a sequência tem que ter as características que você passou para podermos construir a lógica de montagem.
Inserí os dados nos locais faltantes e os marquei em amarelo para que seja possível identificar e corrigir.

2)
Na aba EXEMPLO 2 tem duas células  nas colunas 3 e 4 que estão sem a informação e com dois pontos apenas ( : ).
Foi construída uma fórmula que trabalha se a célula estiver deste jeito.
Porém ficou maior do que precisaria.

SE os dados forem aparecer REALMENTE  assim de vez em quando, é só deixar a fórmula do jeito que está:
Fórmula --> =SE(ÉNÚM(INDIRETO("Exemplo2!B" & COL(B1) + (LIN(B1)-1)));INDIRETO("Exemplo2!B" & COL(B1) + (LIN(B1)-1)) + TEMPO(1;0;0);INDIRETO("Exemplo2!B" & COL(B1) + (LIN(B1)-1)))

CASO tenha sido apenas um erro de digitação e você irá colocar a informação nessas células basta apenas alterar as fórmulas para a seguinte estrutura:
Fórmula --> =INDIRETO("Exemplo2!B" & COL(B1) + (LIN(B1)-1)) + TEMPO(1;0;0)

Cuidado ao alterar as fórmulas.

3)
Na aba EXEMPLO 3 quando implementada na aba SOLUÇÃO foi feita utilizando uma Função PROC com matriz de dados.
Simples e muito rápida.
Fórmula--> =PROC('Exemplo 3'!B2;{"Best";"Fair";"Good";"Poor"};{"Excelente";"Médio";"Bom";"Mau"})

4)
Na aba EXEMPLO 3 na questão dos asteriscos foram apenas referenciados na aba SOLUÇÃO e utilizado Formatação Condicional com Fórmula para colorir os asteriscos.
* --> VERMELHO
** e *** --> LARANJA
**** --> VERDE
Fórmulas simples e diretas.
VERDE ---------> =O2="****"
LARANJA ------> =OU(O2="**";O2="***")
VERMELHO --> =O2="*"

A planilha é mais trabalhosa do que complexa.

Espero ter ajudado você a encontrar a solução.

Tenha um ótimo final de semana.

Marcílio Lobão

• Vote 1

As formulas funcionaram na perfeição, acabei agora mesmo de as testar. Muito obrigado pela sua ajuda.

Uma questão, nas minhas previsões por vezes apenas tenho dados para 3 dias, ou seja ao copiar e colar como o documento esta programado para 4 previsões por dia se tiver só três a do dia seguinte fica no dia anterior. existe alguma forma de automatizar o documento para se tiver so 3 previsões num dia ele assumir automaticamente um valor nulo para a 4 previsão que nao existe?

Obrigado