Jump to content

Conceitos de programação

Moerte

Recommended Posts

Boas,

Eu sei programar na prática (não sou um expert, ainda) mas hoje fui a uma entrevista e na qual me perguntaram o seguinte "sabes me explicar alguns conceitos de programação informática?" e eu fiquei assim um bocado embasbacado porque honestamente sei o que sao alguns conceitos mas nao os sei explicar porque no meu curso de formação nao demos conceitos, ou seja, aprendi-os através da experiência a programar ou a ver tutoriais, e a minha questão para o forum é a seguinte, existe ou alguem tem conhecimento de algum manual/forum/topico onde explique isso?

Cumprimentos,

Nuno Oliveira

42 minutes ago, Moerte said:

Boas,

Eu sei programar na prática (não sou um expert, ainda) mas hoje fui a uma entrevista e na qual me perguntaram o seguinte "sabes me explicar alguns conceitos de programação informática?" e eu fiquei assim um bocado embasbacado porque honestamente sei o que sao alguns conceitos mas nao os sei explicar porque no meu curso de formação nao demos conceitos, ou seja, aprendi-os através da experiência a programar ou a ver tutoriais, e a minha questão para o forum é a seguinte, existe ou alguem tem conhecimento de algum manual/forum/topico onde explique isso?

Cumprimentos,

Nuno Oliveira

Olá,

Não sei em que linguagem(s) programas mas aconselho o "Programming - Principles and Practice using C++" do Bjarne Stroustrup segunda edição.

Mesmo que não sejas utilizador de C++ os conceitos estão todos lá.

Para mim foi e é uma biblia.

Espero ter ajudado,

Alexandre

Só nas linguagens apontadas há vários conceitos envolvidos: programação imperativa, programação orientada a objectos, linguagens tipificadas, linguagens não tipificadas, linguagens de scripting, linguagens interpretadas, para indicar alguns.

Podes ser mais claro no que procuras?

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

A questão, e esqueci-me de referir, tinha a ver com os conceitos utilizados dentro da programação orientada a objectos, por exemplo, o que é a herança e coisa do género, foi o que eu entendi, mas la está, como não é algo que eu esteja tão familiarizado complicou-me a entrevista.

Cumprimentos,

Nuno Oliveira

É fácil encontrar informação. No caso particular da herança: https://pt.wikibooks.org/wiki/Programação_Orientada_a_Objetos/Herança

Aconselho-te a comprares um bom livro sobre os conceitos em que te sentes menos à vontade, vais aprender técnicas que te vão ajudar a resolver problemas de forma mais simples.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."