migmcc Posted February 13, 2017 at 10:04 PM Report Share #602469 Posted February 13, 2017 at 10:04 PM Boas, Tenho alguns conhecimentos de Java e ando com ideia de aprender Python. Tanta gente fala tão bem desta linguagem mas eu tenho uma importante duvida que gostaria de ver esclarecida: O que posso fazer em Python que não posso em Java? vale a pena o esforço ou mais vale virar agulhas para outra linguagem? Obrigado e desculpem a intromissão. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pwseo Posted February 14, 2017 at 03:38 PM Report Share #602489 Posted February 14, 2017 at 03:38 PM @migmcc Já viste código escrito em Python? Algumas vantagens parecem-me evidentes. Além do que se pode ver, há também muitas diferenças que não são estéticas mas sim conceptuais: Java é uma linguagem muito orientada a objectos (na medida em que é relativamente difícil utilizá-la de outra forma), enquanto que para Python, os objectos e classes são apenas mais uma forma de resolver os problemas. Há muitas mais diferenças, mas também não sabemos exactamente o que tu sabes de Java -- importante para decidirmos o que colocar na resposta, para que consigas compreender. O que seria para ti um bom motivo para aprender Python já sabendo Java? 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
migmcc Posted February 14, 2017 at 03:51 PM Author Report Share #602490 Posted February 14, 2017 at 03:51 PM (edited) Ola, Esse é exatamente o problema não ter um foco para poder aplicar os conhecimentos e tentar evoluir. neste universo de programação nada existe ao acaso. Se eu quiser programar para telemóveis aprendo Android ou Swift, se quiser fazer sites tento HTML, PHP, Javascript, etc. E Python para que serve? Para que está direcionada? tanta gente fala de Python mas ainda não vi ninguém dizer que ele serve para isto ou aquilo. Na realidade preciso de algo para me motivar a voltar á programação e apesar do Python ter um código bem estruturado e mais simples em algumas expressões eu já estruturo o meu código em Java da mesma maneira (limpa) ainda não entendi o que é que o Python faz que não consigo fazer em Java. Obrigado. Edited February 14, 2017 at 03:58 PM by migmcc Link to comment Share on other sites More sharing options...
Popular Post Warrior Posted February 14, 2017 at 04:17 PM Popular Post Report Share #602491 Posted February 14, 2017 at 04:17 PM (edited) De modo geral, Python é mais usado como linguagem de scripting enquanto que Java é mais usado para projectos, especialmente situações onde OOP tem claras vantagens, como qualquer software com uma forte componente de bases de dados. Nunca gostei da abordagem de OOP do Python e acho que não sou o único. Java também é a linguagem de eleição para Android. Situações em que escolheria Python: computação cientifica, inteligência artificial, machine learning. Python tem excelentes bibliotecas nestas áreas (e.g., scikit-learn), embora Java também não esteja de todo mal servido (e.g., o universo Hadoop). Scripts que vão ser executados muito poucas vezes (por vezes 1). Ou seja, "código de escrever e deitar fora". Parsing de ficheiros, migração de dados. Qualquer operação no sistema operativo que seja difícil resolver usando somente bash. Exploração de dados, elaboração de gráficos, etc. Se as opções estiverem limitadas a Java ou Python, escolheria uma framework de Python para desenvolvimento web. Disclaimer: Isto é uma opinião pessoal e já não programo regularmente em Python há 5 anos. Tudo o que disse tem várias excepções, algumas bastante conhecidas. São duas linguagens maduras e generalistas, pelo que só num caso muito excepcional diria "essa linguagem não é uma boa escolha". Edited February 14, 2017 at 04:18 PM by Warrior 3 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts