Jump to content

[Delphi] Arrastar ficheiro para programa

passarito

Recommended Posts

Boas,

Estou a pensar desenvolver um programa simples que copia um dado ficheiro para um local pré-estabelecido.

A duvida que eu queria colocar é a seguinte:

Além de existir a caixa de diálogo para seleccionar o ficheiro, há hipótese de arrastar o ficheiro para o programa e ele ficar com a indicação do ficheiro e caminho sem ter de usar a caixa de diálogo do "file open"?

Obrigado

Olhó passarito! 🙂

Sim, claro que dá.
Tu podes fazer da form um Drop Target para ficheiros, e depois 'ouvir' o windows quando ele te disser quais os ficheiros.

• Para tal, começas por colocar na uses da tua form as seguintes units.
Uses
    // blablabla
  , Winapi.Messages
  , ShellAPI;  
  • No FormCreate, activas o Drop Target
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
begin
     DragAcceptFiles(Handle, True);
end;
  • Na secção Public da form, declaras o método que vai 'ouvir' o Windows:
  TForm1 = class(TForm, IFileDropTarget)
    // BlaBlaBla
    procedure FormCreate(Sender: TObject);
  private
  public
    procedure FileDrop(var Msg: TMessage); Message WM_DROPFILES; // Este método irá ouvir as mensagens relativas a file dropping
  end;
  • E a sua implementação:
procedure TForm1.FileDrop(var Msg: TMessage);
const
     cMaxFileNameLength = 255;
var
   i        : Integer;
   FCount   : Integer;
   FileName : Array [0..cMaxFileNameLength] of Char;
begin
     // Verifica quantos ficheiros estão a ser largados
     FCount := DragQueryFile(Msg.WParam, $FFFFFFFF, FileName, cMaxFileNameLength);

// "Lê" os nomes dos ficheiros que estão a ser largados
     for i := 0 to FCount - 1 do
         begin
              DragQueryFile(Msg.WParam, i, FileName, cMaxFileNameLength);

// Faz o que quiseres com o nome do ficheiro
              Memo1.Lines.Add(FileName);
         end;

// Finaliza
     DragFinish(Msg.WParam);
end;

Em vez de adicionar FileName ao Memo1, podes fazer o que quiseres com ele. 😉

Edited by nunopicado
  • Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Era isto mesmo que eu queria saber. Obrigado.

Tenho de ver ser o Delphi que vou usar tem essas livrarias (uses) ou não.

O programa que idealizei é muito simples (para lá de simplérrimo!), sem abrir o ficheiro nem qualquer grafismo. Ao nível do "Welcome!" ou "Olá eu sou o ...."

Se resolver fazer isto, vou ponderar se complico isto um bocadito aqui com uma ideia que tive ou não. Não te preocupes que depois eu chateio-te.

À parte disto tudo, só para te dizer que em Dezembro fui ficar a Bolfiar e passei pelo vosso Pai Natal gigante e perguntei por ti. O gajo disse-me que não te conhecia... Afinal és popular ou não? 😄

LOL Podias ter dito alguma coisa... 😛
O pai natal tem é inveja da minha generosidade! 😄

Quanto ao Delphi, o Delphi Starter já é gratuito, pelo que se quiseres aventurares-te numa versão actual, ficas satisfeito. 🙂

De resto, ambas as units são básicas, mesmo o Delphi 7 tem isso de certeza. A ShellAPI são wrappers para processos do Windows, e a Messages para a estrutura de mensagens que o Windows usa para tudo o que é GUI.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Delphi starter? Pois, pois, tenho de pensar. É que a "complicação" que eu estava a pensar era a incorporação de um pequeno registo numa BD de access (ainda em .MDB).

Seria apenas data, nome do ficheiro e eventualmente o utilizador. E o starter fica-se nas couves, a não ser que haja alguma forma de contornar isso uma vez que um BD simples e é só para registar(ou alterar no caso do nome do ficheiro já existir) e eventualmente consultar.

Lembei-me agora de uma coisa, com o delphi posso mandar executar uma url? Isto é, mandar executar, abrir uma página de internet... algo do género:

http://myspace/webservices/registo.asp?data=10/2/2017&fnome=aaa.txt

Se funcionasse não necessitava do delphi para fazer esse registo, com o ASP e o IIS eu tratava-lhe da saúde.

Edited by passarito

No Starter podes instalar o componente ZeosLib, que te permite aceder a qualquer motor DB.

Também podes usar um TWebBrowser, para aceder a "qualquer" página web.

• Vote 1

Podes ainda aceder ao conteúdo de um ficheiro alojado online sem necessidade de abrir a página.
Podes abrir directo o ficheiro recolhendo o seu conteúdo (texto).

Para isso tens a suite de componentes Indy.

Edited by nunopicado
  • Vote 1

Para usares o Indy para ir buscar o conteúdo de um ficheiro online, basta isto:

• Colocar na form um componente TidHTTP
  • Fazer a chamada onde quiseres, conforme o exemplo:
  • procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
    begin
         memo1.lines.text := idHTTP1.Get('http://myspace/webservices/registo.asp?data=10/2/2017&fnome=aaa.txt');
    end;

• Vote 1