DPT Posted February 7, 2017 at 06:49 PM Report Share #602396 Posted February 7, 2017 at 06:49 PM (edited) Boa tarde, Sou novo em python. Estou a tentar resolver o seguinte exercicio: "Crie uma função somaQuadrados que receba uma lista de números inteiros e devolva a soma dos quadrados dos números existentes na lista" Se alguém me pudesse dar uma ajuda neste exercício agradecia! Obrigado pela compreensão! 🙂 Edited February 7, 2017 at 06:55 PM by DPT Link to comment Share on other sites More sharing options...
RocaSama Posted February 8, 2017 at 05:06 PM Report Share #602408 Posted February 8, 2017 at 05:06 PM Pelo meu entender, podias fazer assim: def somaQuadrados(): primeiroNumero = # Escreve aqui um número inteiro. segundoNumero = # Escreve aqui um número inteiro. terceiroNumero = # Escreve aqui um número inteiro. quadradoDoPrimeiroNumero = primeiroNumero ** 2 quadradoDoSegundoNumero = segundoNumero ** 2 quadradoDoTerceiroNumero = terceiroNumero ** 2 somaDosQuadrados = quadradoDoPrimeiroNumero + quadradoDoSegundoNumero + quadradoDoTerceiroNumero print ("O quadrado do primeiro número é " + quadradoDoPrimeiroNumero + ".") print ("O quadrado do segundo número é " + quadradoDoSegundoNumero + ".") print ("O quadrado do terceiro número é " + quadradoDoTerceiroNumero + ".") print ("A soma dos quadrados destes números é " + somaDosQuadrados + ".") fim = input() # O programa vai fechar se carregares na tecla Enter. somaQuadrados() # Lembra-te que aqui acabámos de definir a função e estamos a executá-la. Lembra-te que a indentação no Python é sensível, por isso quando estiveres a definir uma função ou um 'If' deves carregar na tecla TAB ou carregar 4 vezes na barra de espaços. Espero que isto tenha ajudado! Link to comment Share on other sites More sharing options...