Jump to content

SomaQuadrados

DPT

Recommended Posts

Boa tarde,

Sou novo em python. Estou a tentar resolver o seguinte exercicio:

"Crie uma função somaQuadrados que receba uma lista de números inteiros e devolva a soma dos quadrados dos números existentes na lista"

Se alguém me pudesse dar uma ajuda neste exercício agradecia! 

Obrigado pela compreensão! 🙂 

Edited by DPT

Pelo meu entender, podias fazer assim:

def somaQuadrados():
    primeiroNumero = # Escreve aqui um número inteiro.
    segundoNumero = # Escreve aqui um número inteiro.
    terceiroNumero = # Escreve aqui um número inteiro.
    quadradoDoPrimeiroNumero = primeiroNumero ** 2
    quadradoDoSegundoNumero = segundoNumero ** 2
    quadradoDoTerceiroNumero = terceiroNumero ** 2
    somaDosQuadrados = quadradoDoPrimeiroNumero + quadradoDoSegundoNumero + quadradoDoTerceiroNumero
    print ("O quadrado do primeiro número é " + quadradoDoPrimeiroNumero + ".")
    print ("O quadrado do segundo número é " + quadradoDoSegundoNumero + ".")
    print ("O quadrado do terceiro número é " + quadradoDoTerceiroNumero + ".")
    print ("A soma dos quadrados destes números é " + somaDosQuadrados + ".")
    fim = input() # O programa vai fechar se carregares na tecla Enter.

somaQuadrados() # Lembra-te que aqui acabámos de definir a função e estamos a executá-la.

Lembra-te que a indentação no Python é sensível, por isso quando estiveres a definir uma função ou um 'If' deves carregar na tecla TAB ou carregar 4 vezes na barra de espaços.

Espero que isto tenha ajudado!

olá @DPT, antes de mais acho que seria importante tentares resolver o problema à tua maneira e depois sim, pedir ajuda aqui caso encontres algum obstáculo ou erro que não percebas. o objectivo deste fórum, parece-me, não é simplesmente dar a solução para os problemas, mas sim ajudar os membros a resolver as coisas e a perceber o porquê de resolver de forma A e não B.