Jump to content

SomaQuadrados

DPT

Recommended Posts

Boa tarde,

Sou novo em python. Estou a tentar resolver o seguinte exercicio:

"Crie uma função somaQuadrados que receba uma lista de números inteiros e devolva a soma dos quadrados dos números existentes na lista"

Se alguém me pudesse dar uma ajuda neste exercício agradecia! 

Obrigado pela compreensão! 🙂 

Edited by DPT

Pelo meu entender, podias fazer assim:

def somaQuadrados():
    primeiroNumero = # Escreve aqui um número inteiro.
    segundoNumero = # Escreve aqui um número inteiro.
    terceiroNumero = # Escreve aqui um número inteiro.
    quadradoDoPrimeiroNumero = primeiroNumero ** 2
    quadradoDoSegundoNumero = segundoNumero ** 2
    quadradoDoTerceiroNumero = terceiroNumero ** 2
    somaDosQuadrados = quadradoDoPrimeiroNumero + quadradoDoSegundoNumero + quadradoDoTerceiroNumero
    print ("O quadrado do primeiro número é " + quadradoDoPrimeiroNumero + ".")
    print ("O quadrado do segundo número é " + quadradoDoSegundoNumero + ".")
    print ("O quadrado do terceiro número é " + quadradoDoTerceiroNumero + ".")
    print ("A soma dos quadrados destes números é " + somaDosQuadrados + ".")
    fim = input() # O programa vai fechar se carregares na tecla Enter.

somaQuadrados() # Lembra-te que aqui acabámos de definir a função e estamos a executá-la.

Lembra-te que a indentação no Python é sensível, por isso quando estiveres a definir uma função ou um 'If' deves carregar na tecla TAB ou carregar 4 vezes na barra de espaços.

Espero que isto tenha ajudado!

olá @DPT, antes de mais acho que seria importante tentares resolver o problema à tua maneira e depois sim, pedir ajuda aqui caso encontres algum obstáculo ou erro que não percebas. o objectivo deste fórum, parece-me, não é simplesmente dar a solução para os problemas, mas sim ajudar os membros a resolver as coisas e a perceber o porquê de resolver de forma A e não B.

quanto à tua solução @RocaSama, na verdade não resolve o problema 100% visto que o enunciado diz "receba uma lista de números" e não 3 números estáticos. além disso, é verdade que o Python precisa que a indentação esteja correcta, mas tanto podes usar 4 espaços, como 1 TAB, como 2 espaços ou 3 ou 10, etc. o que interessa é que mantenhas a mesma indentação ao longo do teu programa/ficheiro.

@RocaSama,

A tua solução falha em dois pontos fundamentais: não só não recebe uma lista como argumento como não devolve nenhum resultado. É importante perceber a diferença entre o que foi pedido e o que apresentaste (definição de variáveis locais, impressão de resultado no output do programa).

Aqui fica um molde de como o código deverá ser escrito:

def soma_quadrados(lista):
    resultado = # aqui fica a lógica que calcula o valor final

# aqui devolvemos o valor final
    return resultado