DPT Posted February 7, 2017 at 06:49 PM Report Share #602396 Posted February 7, 2017 at 06:49 PM (edited) Boa tarde, Sou novo em python. Estou a tentar resolver o seguinte exercicio: "Crie uma função somaQuadrados que receba uma lista de números inteiros e devolva a soma dos quadrados dos números existentes na lista" Se alguém me pudesse dar uma ajuda neste exercício agradecia! Obrigado pela compreensão! 🙂 Edited February 7, 2017 at 06:55 PM by DPT Link to comment Share on other sites More sharing options...
RocaSama Posted February 8, 2017 at 05:06 PM Report Share #602408 Posted February 8, 2017 at 05:06 PM Pelo meu entender, podias fazer assim: def somaQuadrados(): primeiroNumero = # Escreve aqui um número inteiro. segundoNumero = # Escreve aqui um número inteiro. terceiroNumero = # Escreve aqui um número inteiro. quadradoDoPrimeiroNumero = primeiroNumero ** 2 quadradoDoSegundoNumero = segundoNumero ** 2 quadradoDoTerceiroNumero = terceiroNumero ** 2 somaDosQuadrados = quadradoDoPrimeiroNumero + quadradoDoSegundoNumero + quadradoDoTerceiroNumero print ("O quadrado do primeiro número é " + quadradoDoPrimeiroNumero + ".") print ("O quadrado do segundo número é " + quadradoDoSegundoNumero + ".") print ("O quadrado do terceiro número é " + quadradoDoTerceiroNumero + ".") print ("A soma dos quadrados destes números é " + somaDosQuadrados + ".") fim = input() # O programa vai fechar se carregares na tecla Enter. somaQuadrados() # Lembra-te que aqui acabámos de definir a função e estamos a executá-la. Lembra-te que a indentação no Python é sensível, por isso quando estiveres a definir uma função ou um 'If' deves carregar na tecla TAB ou carregar 4 vezes na barra de espaços. Espero que isto tenha ajudado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedropregueiro Posted February 9, 2017 at 12:19 PM Report Share #602419 Posted February 9, 2017 at 12:19 PM olá @DPT, antes de mais acho que seria importante tentares resolver o problema à tua maneira e depois sim, pedir ajuda aqui caso encontres algum obstáculo ou erro que não percebas. o objectivo deste fórum, parece-me, não é simplesmente dar a solução para os problemas, mas sim ajudar os membros a resolver as coisas e a perceber o porquê de resolver de forma A e não B. quanto à tua solução @RocaSama, na verdade não resolve o problema 100% visto que o enunciado diz "receba uma lista de números" e não 3 números estáticos. além disso, é verdade que o Python precisa que a indentação esteja correcta, mas tanto podes usar 4 espaços, como 1 TAB, como 2 espaços ou 3 ou 10, etc. o que interessa é que mantenhas a mesma indentação ao longo do teu programa/ficheiro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pwseo Posted February 9, 2017 at 12:46 PM Report Share #602420 Posted February 9, 2017 at 12:46 PM @RocaSama, A tua solução falha em dois pontos fundamentais: não só não recebe uma lista como argumento como não devolve nenhum resultado. É importante perceber a diferença entre o que foi pedido e o que apresentaste (definição de variáveis locais, impressão de resultado no output do programa). Aqui fica um molde de como o código deverá ser escrito: def soma_quadrados(lista): resultado = # aqui fica a lógica que calcula o valor final # aqui devolvemos o valor final return resultado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts