agosfernandes Posted February 2, 2017 at 02:28 PM Report Share #602289 Posted February 2, 2017 at 02:28 PM Boa tarde, Espero não estar a quebrar as regras mas gostaria de contactar com alguém com experiência em base de dados Access e VBA (quero salientar que a base de dados já existe mas há uma optimização que não consigo efetuar: tenho um sistema de login com tabela USERS em quero que alguns dos dados, da referida tabela, sejam automáticamente importados para outra tabela (a principal) de acordo com o utilizador "logado" num dado momento ou sessão. adicionalmente, esse utilizador poderá personalizar a sua palavra passe e outros detalhes pessoais). Como este pedido vai um pouco para além de uma simples dúvida, compreendo que seja necessário gratificar o trabalho (PayPal). Assim, dentro de valores razoáveis, gostaria de receber propostas. Aos senhores administradores do forúm: espero que seja possível colocar este tipo de pedido uma vez que não se trata de desenvolver uma base de dados "do raíz". Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
carlosAl Posted February 2, 2017 at 07:15 PM Report Share #602300 Posted February 2, 2017 at 07:15 PM e porque nao dizes precisamente o que pretendes, e tentamos dar aqui uma resposta ? por exemplo, os utilizadores personalizarem password e outros dados, como estas a pensar fazer ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
agosfernandes Posted February 2, 2017 at 07:27 PM Author Report Share #602301 Posted February 2, 2017 at 07:27 PM (edited) Agora, carlosAl disse: e porque nao dizes precisamente o que pretendes, e tentamos dar aqui uma resposta ? por exemplo, os utilizadores personalizarem password e outros dados, como estas a pensar fazer ? ok, vamos lá tentar! basicamente, há 2 tabelas (users e visitors). na tbl users criei varios campos de dados do utilizador (além do username e palavra passe, email, telefone, etc) e o que pretendo é que a base de dados reconheça o utilizador, durante o login, e que importe os campos (com a mesma designação) , da tbl users, para a tbl visitors de forma dinámica. da mesma forma, gostava que o utilizador pudesse alterar os seus dados livremente. suponho que precise de uma variável pública e um comando "call" em cada caixa de texto do formulário associado à tabela visitors mas é demasiada "areia para a minha camioneta"... faz sentido? obrigado Edited February 2, 2017 at 07:28 PM by agosfernandes Link to comment Share on other sites More sharing options...
carlosAl Posted February 2, 2017 at 10:00 PM Report Share #602305 Posted February 2, 2017 at 10:00 PM (edited) Podes criar um formulario ( frmLogin), desvinculado ou seja sem tabela ou consulta associada com control txtLogIn com control txtPass botao OK botao Cancel no botao ok, poderia ir algo parecido com isto, que deverias adaptar ao teu caso pessoal ( nao testado) On Error Resume Next Dim p As String, log As String, logID As Integer If IsNull(Me!txtLogin Then MsgBox "Falta logIn !", vbCritical Me!txtLogin.SetFocus Exit Sub End If If IsNull(Me.txtPass) Or Me.txtPass= "" Then Me.txtPass.SetFocus Exit Sub End If l = Me.txtLogin logID = DLookup("[userID]", "tblusers", "[User] ='" & l & "'") p = DLookup("[Pass]", "tblUsers", "[userID] = " & logID) log = DLookup("[user]", "tblUsers", "[userID] = " & logID) If Me.txtPass= p And Me.txtLogin = log Then DoCmd.Close acForm, Me.Name DoCmd.OpenForm "frmMenu" ' abres o formulario de entrada da aplicaçao Else MsgBox "Login incorreto!", vbCritical, "Error!" Me!txtPass = "" Me!txtPass.SetFocus Exit Sub End If ' aqui podes passar os dados da tabela tblUsers para a tabela tblVisitors, eu faria da forma que sugeri no meu post anterior http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/74800-gravar-dados-em-duas-ou-tr%C3%AAs-tabelas-ao-mesmo-tempo/ posteriormente podes encriptar as passwords, estabelecer o numero de tentaticas apos o que se bloquearia a entrada a esse utilizador, ou obrigar na primeira entrada a mudar a password, etc. nao te esqueças tb de desativar a tecla shift para evitar que alguem premindo essa tecla evite a entrada no formulario de login Edited February 2, 2017 at 10:03 PM by carlosAl Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts