Jump to content

Programador Access/VBA necessário

agosfernandes

Recommended Posts

Boa tarde,

Espero não estar a quebrar as regras mas gostaria de contactar com alguém com experiência em base de dados Access e VBA (quero salientar que a base de dados já existe mas há uma optimização que não consigo efetuar: tenho um sistema de login com tabela USERS em quero que alguns dos  dados, da referida tabela, sejam automáticamente importados para outra tabela (a principal) de acordo com o utilizador "logado" num dado momento ou sessão. adicionalmente, esse utilizador poderá personalizar a sua palavra passe e outros detalhes pessoais).

Como este pedido vai um pouco para além de uma simples dúvida, compreendo que seja necessário gratificar o trabalho (PayPal). Assim, dentro de valores razoáveis, gostaria de receber propostas.

Aos senhores administradores do forúm: espero que seja possível colocar este tipo de pedido uma vez que não se trata de desenvolver uma base de dados "do raíz".

Obrigado

Agora, carlosAl disse:

e porque nao dizes precisamente o que pretendes, e tentamos dar aqui uma resposta ? 

por exemplo, os utilizadores personalizarem password e outros dados, como estas a pensar fazer ?

ok,  vamos lá tentar! 

basicamente,  há 2 tabelas (users e visitors).  na tbl users criei varios campos de dados do utilizador (além do username e palavra passe,  email,  telefone,  etc) e o que pretendo é que a base de dados reconheça o utilizador,  durante o login, e que importe os campos (com a mesma designação) ,  da tbl users,  para a tbl visitors de forma dinámica.  da mesma forma,  gostava que o utilizador pudesse alterar os seus dados livremente. suponho que precise de uma variável pública e um comando "call"  em cada caixa de texto do formulário associado à tabela visitors mas é demasiada "areia para a minha camioneta"... 

faz sentido? 

obrigado 

Edited by agosfernandes

Podes criar um formulario ( frmLogin), desvinculado ou seja sem tabela ou consulta associada
com control txtLogIn
com control txtPass
botao OK
botao Cancel

no botao ok, poderia ir algo parecido com isto, que deverias adaptar ao teu caso pessoal ( nao testado)

On Error Resume Next
 Dim p As String, log As String, logID As Integer

If IsNull(Me!txtLogin Then
            MsgBox "Falta logIn !", vbCritical
            Me!txtLogin.SetFocus
            Exit Sub
        End If

If IsNull(Me.txtPass) Or Me.txtPass= "" Then      
            Me.txtPass.SetFocus
            Exit Sub   
  End If

l = Me.txtLogin
 logID = DLookup("[userID]", "tblusers", "[User] ='" & l & "'")
 p = DLookup("[Pass]", "tblUsers", "[userID] = " & logID)
 log = DLookup("[user]", "tblUsers", "[userID] = " & logID)

If Me.txtPass= p And Me.txtLogin = log Then
            DoCmd.Close acForm, Me.Name
            DoCmd.OpenForm "frmMenu" ' abres o formulario de entrada da aplicaçao
        Else
            MsgBox "Login incorreto!", vbCritical, "Error!"
            Me!txtPass = ""
            Me!txtPass.SetFocus

Exit Sub
        End If 

' aqui podes passar os dados da tabela tblUsers para a tabela tblVisitors, eu faria da forma que sugeri no meu post anterior
http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/74800-gravar-dados-em-duas-ou-tr%C3%AAs-tabelas-ao-mesmo-tempo/

posteriormente podes encriptar as passwords, estabelecer o numero de tentaticas apos o que se bloquearia a entrada a esse utilizador, ou obrigar na primeira entrada a mudar a password, etc.
nao te esqueças tb de desativar a tecla shift para evitar que alguem premindo essa tecla evite a entrada no formulario de login

Edited by carlosAl