ruivalente Posted February 1, 2017 at 09:22 PM Report #602270 Posted February 1, 2017 at 09:22 PM Boa tarde , de momento estou a utilizar o Pascalzim para programação em pascal , mas ao compilar o programa , não são reconhecidos alguns dos caracteres da tabela ASCII. Agradecia uma resposta de quem puder ajudar 🙂 Print do acontecido- http://prntscr.com/e3b4m2
nunopicado Posted February 1, 2017 at 10:42 PM Report #602273 Posted February 1, 2017 at 10:42 PM (edited) Da tabela ASCII, só os caracteres a partir do 32 (dec) é que são caracteres visíveis. Os restantes têm a sua função, mas não incluem necessariamente um valor visível. Por exemplo, O caracter 13 é o Carriage Return, que faz o cursor voltar ao inicio da linha, o caracter 10 é o Line Feed, que faz o cursor passar para a linha de baixo (e é por isso que tens uma linha vazia abaixo do #10), e por aí fora. É por esse motivo que entre o #0 e o #31 tens valores estranhos. Porque não há representação visual desses caracteres. Edited February 1, 2017 at 10:45 PM by nunopicado 1 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
ruivalente Posted February 2, 2017 at 01:06 PM Author Report #602284 Posted February 2, 2017 at 01:06 PM (edited) 14 horas atrás, nunopicado disse: Da tabela ASCII, só os caracteres a partir do 32 (dec) é que são caracteres visíveis. Os restantes têm a sua função, mas não incluem necessariamente um valor visível. Por exemplo, O caracter 13 é o Carriage Return, que faz o cursor voltar ao inicio da linha, o caracter 10 é o Line Feed, que faz o cursor passar para a linha de baixo (e é por isso que tens uma linha vazia abaixo do #10), e por aí fora. É por esse motivo que entre o #0 e o #31 tens valores estranhos. Porque não há representação visual desses caracteres. Obrigado pela resposta Mas em outros computadores esses caracteres são visíveis. Edited February 2, 2017 at 01:06 PM by ruivalente
nunopicado Posted February 2, 2017 at 01:22 PM Report #602285 Posted February 2, 2017 at 01:22 PM Os caracteres em si não são visíveis. Mas dependendo da página de códigos, é possível que seja apresentada uma representação gráfica desses caracteres (ainda que a representação nada tenha a ver com o actual valor do caracter). Exemplo: Nesta imagem, tens ali uns gatafunhos, uns smileys, etc. Foi assim que quem fez essa página representou. http://www.jimprice.com/ascii-0-127.jpg Já nesta, tens mesmo o significado desses caracteres: http://www.bibase.com/images/ascii.gif Se notares, entre #0 e #31, cada caracter tem uma sigla associada que representa o que faz o caracter (e que está descrito à frente). Os 'gatafunhos' da primeira imagem é possível ver em alguns PCs, dependendo da página de códigos escolhida. Não são necessariamente aqueles, podem ser outros. Isto porque não é um standard. O standard indica o que é o caracter, mas não havendo representação gráfica, tudo vai depender de quem faz a página de códigos. 1 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Recommended Posts