Jump to content

Caracteres ASCII não reconhecidos no PascalZim

ruivalente

Recommended Posts

Da tabela ASCII, só os caracteres a partir do 32 (dec) é que são caracteres visíveis.
Os restantes têm a sua função, mas não incluem necessariamente um valor visível.

Por exemplo, O caracter 13 é o Carriage Return, que faz o cursor voltar ao inicio da linha, o caracter 10 é o Line Feed, que faz o cursor passar para a linha de baixo (e é por isso que tens uma linha vazia abaixo do #10), e por aí fora.

É por esse motivo que entre o #0 e o #31 tens valores estranhos. Porque não há representação visual desses caracteres.

Edited by nunopicado
  • Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

14 horas atrás, nunopicado disse:

Da tabela ASCII, só os caracteres a partir do 32 (dec) é que são caracteres visíveis.
Os restantes têm a sua função, mas não incluem necessariamente um valor visível.

Por exemplo, O caracter 13 é o Carriage Return, que faz o cursor voltar ao inicio da linha, o caracter 10 é o Line Feed, que faz o cursor passar para a linha de baixo (e é por isso que tens uma linha vazia abaixo do #10), e por aí fora.

É por esse motivo que entre o #0 e o #31 tens valores estranhos. Porque não há representação visual desses caracteres.

Obrigado pela resposta

Mas em outros computadores esses caracteres são visíveis. 

Edited by ruivalente

Os caracteres em si não são visíveis.
Mas dependendo da página de códigos, é possível que seja apresentada uma representação gráfica desses caracteres (ainda que a representação nada tenha a ver com o actual valor do caracter).

Exemplo:

Nesta imagem, tens ali uns gatafunhos, uns smileys, etc. Foi assim que quem fez essa página representou.

http://www.jimprice.com/ascii-0-127.jpg

Já nesta, tens mesmo o significado desses caracteres:

http://www.bibase.com/images/ascii.gif

Se notares, entre #0 e #31, cada caracter tem uma sigla associada que representa o que faz o caracter (e que está descrito à frente).

Os 'gatafunhos' da primeira imagem é possível ver em alguns PCs, dependendo da página de códigos escolhida. Não são necessariamente aqueles, podem ser outros.
Isto porque não é um standard. O standard indica o que é o caracter, mas não havendo representação gráfica, tudo vai depender de quem faz a página de códigos.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.