Dr_Lion Posted January 6, 2017 at 12:49 PM Report Share #601855 Posted January 6, 2017 at 12:49 PM Boas, caros amigos. Implmentei uma VPN, recorrendo ao pacote openvpn para o servidor. Neste momento tenho o servidor e clientes a funcionar com certificados, no entanto tenho algumas dúvidas que gostava de saber se me conseguem esclarecer. A autenticação dos clientes no servidor é feita apenas por intermédio de certificados, do que pesquisei existe também a opção de adicionar outro método de autenticação em simultâneo para que a par com os certificados seja necessário introduzir umas credenciais de utilizador/password! No entanto do que pesquisei preciso de criar o script de autenticação, além da entropia que todo este processo vai criar, o esquecimento das passwords, o ter que cancelar certificados e criar novos, etc. Creio que é demasiado trabalho para a pequena vantagem que se obtém! No entanto há outra questão para mim mais importante, que já pesquisei e não encontrei nenhuma referência na internet, ou não fiz a pesquisa pelos termos corretos! Que seria fazer a autenticação do servidor quando os clientes se ligam á VPN ou seja, se o servidor que o cliente se está a tentar ligar não bater certo, o cliente não envia as credênciais/certificados. Quando crio a VPN no ubuntu (gnome-network-manager) além do separador geral, e do segurança, existe também o separador "autenticação TLS", que permite conectar apenas a servidor que cumpram determinados parâmetros. A minha dúvida é como é que isto funciona, tem duas opções "subject match" ou verificação por certificado do servidor. Qual das duas usar, e como usar? -no subject match o que tenho exatamente que colocar?? -e se optar pela verificação do certificado, qual é o ficheiro de certificado que devo aqui colocar (e o remote peer é servidor ou cliente?)? Desde já agradeço pela ajuda prestada. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dr_Lion Posted January 12, 2017 at 03:41 PM Author Report Share #601972 Posted January 12, 2017 at 03:41 PM Quanto á 1a pergunta já reparei que é excusado tanto esforço e não é trivial nem funciona de raíz. Já vi que nisto das VPNs não existem standards e não convém inventar. Em relação á segunda questão já consegui, posso apenas colocar o cname do servidor vpn no campo subject match e é feita a verificação por esse parâmetro! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts