johnny244 Posted January 2, 2017 at 05:10 PM Report Share #601671 Posted January 2, 2017 at 05:10 PM Boa tarde, sei que ja existe bastantes topicos sobre o assunto, mas nao consegui esclarecer a minha duvida na mesma. Deixo abaixo o código do respectivo programa. #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #define LIM 31 #define TAMUC 60 #define MAXNOME 30 typedef struct { int numAluno; char nome[MAXNOME]; int notafinal; } T_ALUNO; FILE *f; //Prototipo das funçoes int MenuOpcoes(void); T_ALUNO ler_dados_estudante(void); void mostra_Dados_Alunos(T_ALUNO aluno); void mostrar_dados_estudantes(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos); int Alterar_nota_Aluno(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos); void mostrar_estatisticas(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos); void gravar_ficheiro(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos); int AbrirFich(int numAlunosInseridos); void Mostrar(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos); int ler_ficheiro(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos); void main(void) { T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC]; int numAlunosInseridos = 0, opcao, numAlunoAmostrar, i; do { opcao = MenuOpcoes(); switch(opcao) { case 1: vetorAlunos[numAlunosInseridos] = ler_dados_estudante(); numAlunosInseridos++; system("cls"); break; case 2: mostrar_dados_estudantes(vetorAlunos, numAlunosInseridos); system("pause"); system("cls"); break; case 3: numAlunosInseridos = Alterar_nota_Aluno(vetorAlunos, numAlunosInseridos); system("pause"); system("cls"); break; case 4: mostrar_estatisticas(vetorAlunos, numAlunosInseridos); system("pause"); system("cls"); break; case 5: gravar_ficheiro(vetorAlunos, numAlunosInseridos); system("pause"); system("cls"); break; case 6: ler_ficheiro(vetorAlunos, numAlunosInseridos); system("pause"); system("cls"); break; } } while(opcao != 0); return 0; } T_ALUNO ler_dados_estudante(void) { T_ALUNO novoAluno; printf("Num. aluno: "); scanf(" %d", &novoAluno.numAluno); printf("Nome: "); scanf(" %[^\n]s", novoAluno.nome); do { printf("Nota Final: "); scanf("%d", &novoAluno.notafinal); if (novoAluno.notafinal < -1 || novoAluno.notafinal > 20) printf("\n\nNota invalida.\n"); } while (novoAluno.notafinal < -1 || novoAluno.notafinal > 20); return novoAluno; } void mostrar_dados_estudantes(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos) { int i; for(i=0; i<numAlunosInseridos; i++) { mostra_Dados_Alunos(vetorAlunos[i]); } } void mostra_Dados_Alunos(T_ALUNO aluno) { printf("Numero Aluno: %d \n Nome do Aluno: %s \n Nota Final: %d \n\n", aluno.numAluno, aluno.nome, aluno.notafinal); } int Alterar_nota_Aluno(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos) { int numAlunoAlterar, i, j; printf("Num Aluno: "); scanf("%d", &numAlunoAlterar); for(i=0; i<numAlunosInseridos; i++) { if(vetorAlunos[i].numAluno == numAlunoAlterar) { do { printf("Nota Final: "); scanf("%d", &vetorAlunos[i].notafinal); if (vetorAlunos[i].notafinal < -1 || vetorAlunos[i].notafinal > 20) printf("\n\nNota invalida.\n"); } while (vetorAlunos[i].notafinal < -1 || vetorAlunos[i].notafinal > 20); return numAlunosInseridos; } } } void mostrar_estatisticas(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos) { int i, somaNotas = 0, maior = -1, menor = 21, cont=0; float media,percentagem = 0; for(i=0; i< numAlunosInseridos; i++) { somaNotas += vetorAlunos[i].notafinal; } //Media media = (float)somaNotas/numAlunosInseridos; printf("\nA media das Notas: %.2f \n", media); //Nota mais alta for (i = 0; i < numAlunosInseridos; i++) if (vetorAlunos[i].notafinal > maior) { maior = vetorAlunos[i].notafinal; } printf("\n A nota mais alta e: %d \n", maior); //Nota mais baixa for (i = 0; i < numAlunosInseridos; i++) if (vetorAlunos[i].notafinal < menor) menor = vetorAlunos[i].notafinal; printf("\n A nota mais Baixa e: %d \n", menor); for(i=0; i< numAlunosInseridos; i++) if (vetorAlunos[i].notafinal >= 10) cont = cont+1; percentagem = ((float)cont/numAlunosInseridos)*100; printf("\nA percentagem de notas positivas e: %.0f %% \n", percentagem); } void gravar_ficheiro(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos) { FILE *f; int i; f=fopen("aluno.dat", "wb"); if(f==NULL) { printf("Ocorreu um erro!"); } else { for(i=0; i< numAlunosInseridos; i++) { fwrite(&vetorAlunos, sizeof(T_ALUNO), 1, f); } } fclose(f); } int AbrirFich(int numAlunosInseridos) { if ((f=fopen("aluno.dat","rb"))==NULL) return 0; fseek(f,0,SEEK_END); numAlunosInseridos = ftell(f)/sizeof(T_ALUNO); printf("\nExistem %d registos\n",numAlunosInseridos); return -1; } void Mostrar(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos) { int i; rewind(f); for(i=0; i< numAlunosInseridos; i++) { fread(&vetorAlunos, sizeof(T_ALUNO), 1, f); printf("\nNumero : %d \n ", vetorAlunos[i].numAluno); printf("\nNome : %s\n", vetorAlunos[i].nome); printf("\nNota Final : %d\n", vetorAlunos[i].notafinal); } printf("\n"); } int ler_ficheiro(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos) { char op; if (AbrirFich(numAlunosInseridos)==0) { printf("Ficheiro não existe\n"); exit(1); } do { printf("m=Mostrar s=Sair\n"); scanf(" %c", &op); switch (op) { case 'm': Mostrar(vetorAlunos, numAlunosInseridos); break; case 's': break; default: printf("opção inválida!"); } } while (op != 's'); fclose(f); } int MenuOpcoes(void) { int opcao; do { printf("1 - Inserir dados dos estudantes \n"); printf("2 - Mostrar dados dos estudantes\n"); printf("3 - Alterar notas finais dos estudantes \n"); printf("4 - Estatisticas das avaliacoes\n"); printf("5 - Gravar dados em ficheiro\n"); printf("6 - Ler dados de ficheiro \n"); printf("0 - Sair"); printf("\nOpcao: "); scanf("%d", &opcao); if(opcao < 0 || opcao > 6) { printf("Opcao inválida!"); } } while(opcao < 0 || opcao > 6); return opcao; } Neste caso a minha duvida é a seguinte, quando executo o programa e insiro alunos e logo a seguir gravar e ler posteriormente o ficheiro, o programa lê sem problemas o ficheiro. Mas quando executo o programa e escolho logo a opção para ler o ficheiro, ele não lê dados do ficheiros. Obrigado a quem se disponibilizar a ajudar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted January 2, 2017 at 05:35 PM Report Share #601674 Posted January 2, 2017 at 05:35 PM que queres dizer que "não lê o ficheiro" ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
johnny244 Posted January 2, 2017 at 05:43 PM Author Report Share #601678 Posted January 2, 2017 at 05:43 PM Quero dizer que seleciono a opcao "m" para mostrar e nao mostrar dados nenhuns. neste caso se fechar o programa e voltar a abrir e for logo directamente à opção para ler o ficheiro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted January 2, 2017 at 05:50 PM Report Share #601680 Posted January 2, 2017 at 05:50 PM vamos por passinhos para ver se chegas lá, e para isso vais responder às minhas questões : - diz por palavras tuas o qual é o primeiro passo que fazes no processo de leitura do ficheiro IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
johnny244 Posted January 2, 2017 at 05:58 PM Author Report Share #601681 Posted January 2, 2017 at 05:58 PM o que eu acho realmente é que o programa, nas circunstancias que digo que funciona, não lê o ficheiro. apenas mostra os dados porque os acabei de inserir. agora provavelmente há algo mal no código não sei é o que. Link to comment Share on other sites More sharing options...
johnny244 Posted January 2, 2017 at 06:01 PM Author Report Share #601682 Posted January 2, 2017 at 06:01 PM ele grava algo no ficheiro, agr não sei se o problema esta no gravar ou no ler. nao percebi bem a tua pergunta. Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted January 2, 2017 at 06:05 PM Report Share #601685 Posted January 2, 2017 at 06:05 PM eu sei qual é o problema, o que quero é que cheges à mesma conclusão, mas usando as tuas células cinzentas a minha pergunta é olhando par ao teu código, o que fazes quando dizes para ler o ficheiro ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
johnny244 Posted January 2, 2017 at 06:47 PM Author Report Share #601687 Posted January 2, 2017 at 06:47 PM quando faço para ler supostamente escolho a opçao pa ler que vai utilizar a funcao AbrirFich caso exista um ficheiro. se existir diz me o tamanho do ficheiro penso eu, e da me a opçao para mostrar os dados ou sair do programa, caso escolha'm' usa a funçao mostrar, onde acho que é o sitio que esta o problema. tenho estado a tentar de varias maneiras mas n consigo la chegar, Link to comment Share on other sites More sharing options...
johnny244 Posted January 2, 2017 at 07:11 PM Author Report Share #601689 Posted January 2, 2017 at 07:11 PM pelo menos gostava que me dissesses em que função está o problema, não quero respostas dadas, mas pelo menos mais alguma pista. Link to comment Share on other sites More sharing options...
PsySc0rpi0n Posted January 2, 2017 at 07:40 PM Report Share #601691 Posted January 2, 2017 at 07:40 PM Acho que ao que o @HappyHippyHippo se refere deve ser nesta função: int ler_ficheiro(T_ALUNO vetorAlunos[TAMUC], int numAlunosInseridos) { char op; if (AbrirFich(numAlunosInseridos)==0) { printf("Ficheiro não existe\n"); exit(1); } do { printf("m=Mostrar s=Sair\n"); scanf(" %c", &op); switch (op) { case 'm': Mostrar(vetorAlunos, numAlunosInseridos); break; case 's': break; default: printf("opção inválida!"); } } while (op != 's'); fclose(f); } Explica, passo a passo, o que faz esta função! Deve ser a isso que o @HappyHippyHippo se refere! Kurt Cobain - Grunge misses you Nissan GT-R - beast killer Link to comment Share on other sites More sharing options...
johnny244 Posted January 2, 2017 at 08:37 PM Author Report Share #601695 Posted January 2, 2017 at 08:37 PM já ando nisto a dias, e criei um tópico foi porque dificilmente la vou chegar sozinho neste momento. eu sei que o programa grava o ficheiro, bem ou mal nao sei. tal cm nao sei se não lê pq as funções estão mal ou porque a função onde gravo esta mal. preciso de esclarecer isto cm alguma urgência. estou farto de ver outros exemplos e percebo como funciona mas não estou a conseguir adaptar ao meu programa. eu ja expliquei Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted January 2, 2017 at 09:47 PM Report Share #601698 Posted January 2, 2017 at 09:47 PM 2 hours ago, johnny244 said: opçao pa ler que vai utilizar a funcao AbrirFich caso exista um ficheiro. se existir diz me o tamanho do ficheiro penso eu da-te o tamanho do ficheiro ? qual a linha de código que faz isso ? ps : estive no ginásio, mas agora estou em casa e se responderes às questões, vais ver que chegas rápido à solução IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
PsySc0rpi0n Posted January 2, 2017 at 10:00 PM Report Share #601702 Posted January 2, 2017 at 10:00 PM Ele devia querer dizer "número de registos no ficheiro"... Digo eu! Pelo menos é o que eu entendo! Kurt Cobain - Grunge misses you Nissan GT-R - beast killer Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted January 2, 2017 at 10:05 PM Report Share #601703 Posted January 2, 2017 at 10:05 PM 5 minutes ago, PsySc0rpi0n said: Ele devia querer dizer "número de registos no ficheiro"... Digo eu! Pelo menos é o que eu entendo! ainda não chegaste onde quero chegar ? é porque ainda não viste o problema IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
PsySc0rpi0n Posted January 2, 2017 at 10:07 PM Report Share #601704 Posted January 2, 2017 at 10:07 PM (edited) 52 minutes ago, HappyHippyHippo said: ainda não chegaste onde quero chegar ? é porque ainda não viste o problema Com certeza ainda não. Quando vi a thread pela primeira vez pensei qe pudesse ser o uso do fseek nos locais incorrectos. Só depois vi o rewind na outra função, portanto não deve ser por aí! @johnny244, segue as indicações do @HappyHippyHippo que acabas por lá chegar! Edited January 2, 2017 at 10:58 PM by PsySc0rpi0n Kurt Cobain - Grunge misses you Nissan GT-R - beast killer Link to comment Share on other sites More sharing options...
johnny244 Posted January 2, 2017 at 11:08 PM Author Report Share #601713 Posted January 2, 2017 at 11:08 PM "numAlunosInseridos = ftell(f)/sizeof(T_ALUNO);"conta os registos que estão no ficheiro penso eu, e atribui esse valor á variavel numAlunosInseridos Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted January 2, 2017 at 11:11 PM Report Share #601714 Posted January 2, 2017 at 11:11 PM ok, dentro da função "AbrirFich" tens o número de elementos/registos no ficheiro tens essa informação na função ler_ficheiro ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
johnny244 Posted January 2, 2017 at 11:28 PM Author Report Share #601716 Posted January 2, 2017 at 11:28 PM a funçao abrirFich e executada dentro da funcao ler_ficheiro para saber se o ficheiro existe e o numero de registo no ficheiro e caso seja verdadeiro prosseguir para o case que vai dar a opçao de mostrar o conteudo do ficheiro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted January 2, 2017 at 11:31 PM Report Share #601717 Posted January 2, 2017 at 11:31 PM não respondeste á minha questão, a única coisa que tens de fazer é responder somente À minha questão, não te peço mais nada : "tens essa informação na função ler_ficheiro ?" IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
johnny244 Posted January 2, 2017 at 11:35 PM Author Report Share #601718 Posted January 2, 2017 at 11:35 PM ela ficou armazenada na variavel mas foi na função abrirFich,por isso penso que nao. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts