Jump to content
CbayV

Criar App que permita ouvir musica offline

Recommended Posts

CbayV

Olá,

Nunca trabalhei com desenvolvimento mobile e estou neste momento a iniciar os estudos nesta área de programação. No entanto estou a precisar de esclarecer uma questão em relação ao desenvolvimento de uma app e com os meus ainda fracos conhecimentos está a ser complicado.

O que preciso de saber é, qual o grau de dificuldade para desenvolver uma app que permita disponibilizar musica offline para os utilizadores. No entanto tem que ser uma coisa tipo Spotify, onde os utilizadores registados possam baixar as musicas e ouvi-las em offline, ou seja, não pode existir hipótese de um cliente baixar a musica para o telemóvel e depois distribuir a mesma para outras pessoas.

Pelo que vi, no sistema do Spotify, os clientes baixam os ficheiros, sendo que estes são guardados no telemóvel do cliente, mas de forma encriptada e os mesmos só podem ser lidos pelo próprio leitor do Spotify que está integrado na própria app. Se os utilizadores tentarem ler os ficheiros com outro leitor, não é possível e desta forma a partilha dos ficheiros baixados fica assegurada.

Agradeço se alguém com experiência em desenvolvimento mobile me puder dar algum esclarecimento em relação a este assunto. Eu sei que quando pergunto o grau de dificuldade, isso é relativo, mas o que queria saber é se isso é uma coisa simples de fazer para alguém com experiência em desenvolvimento mobile, se já existem no mercado plugins/scripts/leitores que possam ser utilizados para este fim, ou se é uma coisa bastante complexa de fazer, apenas ao alcance de equipas tipo a da Spotify.

Já tentei pesquisar no Google sobre este assunto, mas infelizmente o facto de ainda saber muito pouco sobre programação mobile, condiciona-me um pouco sobre o que procurar...


Agradeço desde já a ajuda.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Knitter

Depende de tanta coisa que não há resposta que te possam dar que te vá ajudar muito. Caso tenhas questões específicas para algum problema é mais fácil do que uma questão tão genérica e aberta.

A "aplicação" que descreves é mais que uma APP para dispositivos móveis, é um sistema que envolve um backoffice/servidor com todas as funcionalidades de gestão de utilizadores, contas, músicas, playlists, etc., a somar à vertente móvel. Se resolveres essa parte do problema, fazer as APP é simples.

Quanto a impedir que os utilizadores acedam aos ficheiros (já que parece que este é o maior problema), depende do que pretendes como solução. É possível usar formatos proprietários para codificar os ficheiros de áudio, impedindo o acesso fácil aos ficheiros, ou, como exemplo, simplesmente cifrar os ficheiros com uma chave presente no código, dessa forma impedido o acesso ao conteúdo sem que a chave esteja presente, no entanto isto tem um problema de performance.

De qualquer das formas, o acesso ao conteúdo dos ficheiros é sempre possível se o utilizador tiver acesso ao sistema de ficheiros do dispositivos (Android com root, iOS com jailbeak), não há formas infalíveis, apenas com custo elevado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
CbayV

Obrigado pela resposta Knitter,

O  sistema que referes, envolvendo backoffice/servidor com as funcionalidades de gestão de utilizadores, contas, etc, já o desenvolvi para a web. A minha questão era mesmo no que toca ao mobile, pois iniciei há pouco tempo os estudos nesta área. com a tua resposta já sei que é possível e o caminho a seguir.

Obrigado mais uma vez.

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.