Jump to content

C Windows Console SetTimer

goldspy98

Recommended Posts

Em suma o que eu pretendo e não consegui realizar em C após varias horas de pesquisa e tentativas é que o texto Mastermind mude de cor de 3 em 3 segundos sem afetar o funcionamento do jogo, permitindo ao utilizador usar o menu do jogo, pois o pretendido é que ao sair do menu o texto seja removido e o timer destruido.

Boa noite,

Estou a desenvolver um jogo simples em C para Windows que funcione na linha de comandos, no meu do jogo ao iniciar apresento uma tela de boas-vindas com o nome do jogo escrito em ASCII gerado neste site http://www.patorjk.com/software/taag/, eu gostaria que a cor do texto mudasse para uma cor aleatório de tantos em tantos segundos, no caso já tenho o código para mudar a cor a funcionar, no entanto não estou a conseguir criar um Timer para mudar a cor de tantos em tantos segundos.

No caso estou a usar funções da biblioteca Windows.h para trabalhar com a linha de comandos.

void CALLBACK changeWelcomeColor ( HWND hwnd, UINT uMsg, UINT_PTR idEvent, DWORD dwTime ) {
    FillConsoleOutputAttribute ( hStdout, FOREGROUND_BLUE, cCharsWritten, ( COORD ) { 0, 0 }, NULL );
}

void displayWelcome ( HANDLE hStdout ) {
    static const char asciiTitle [ ] = "\n\
    __  __           _                      _           _\n\
   |  \\/  |         | |                    (_)         | |\n\
   | \\  / | __ _ ___| |_ ___ _ __ _ __ ___  _ _ __   __| |\n\
   | |\\/| |/ _` / __| __/ _ \\ '__| '_ ` _ \\| | '_ \\ / _` |\n\
   | |  | | (_| \\__ \\ ||  __/ |  | | | | | | | | | | (_| |\n\
   |_|  |_|\\__,_|___/\\__\\___|_|  |_| |_| |_|_|_| |_|\\__,_|\n";

LPDWORD cCharsWritten;
   WriteConsole ( hStdout, asciiTitle, sizeof ( asciiTitle ), cCharsWritten, NULL );

SetTimer ( NULL, 0, 3 * 1000, changeWelcomeColor );
}

Este é o código que tenho momento, o que eu pretendo é que a função FillConsoleOutputAttribute seja executada de 3 em 3 segundos, no entanto este timer não pode interferir com o funcionamento do programa pois o menu tem de funcionar enquanto o timer é executado, por esse motivo eu tentei usar a função SetTimer para não interferir com o restante funcionamento do programa.

Nota que as variáveis hStdout e cCharsWritten da função FillConsoleOutputAttribute tem de ser passadas ao chamar o timer, algo que eu não consegui fazer, pesquisei varias formas de fazer isto mas a maioria das soluções são para C++ ou não funcionaram.

A parte da questão das variáveis não estarem definidas ao chamar a função existe um outra problema, pois eu testei o timer escrevendo umas letras e parece que o timer não funcionou.

Desde já agradeço o tempo disposto.

Edited by goldspy98

Em 30/12/2016 às 09:50, HappyHippyHippo disse:

sabes o que são framebuffers ?

Não, pelo que percebi é uma parte da memoria dedicada a guardar a parte gráfica da aplicação, pesquisei como utiliza-los em C mas não encontrei nada que explica-se como realizar o que pretendo, no caso se percebi eu poderia mudar diretamente os valores no framebuffer, no entanto não percebi como é que ao usar framebuffers posso fazer como altere a cor de tantos em tanto tempo.

Edited by goldspy98

a ideia não é usar framebuffers, mas fazer algo do género

tens um buffer com a info dos caracteres que de T em T "tempo" (frames) vais fazer refresh do que a consola apresenta

dessa forma basta que o SetTimer actualize o framebuffer de T2 em T2 "tempo"

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p