Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa Noite

Alguém que perceba de electricidade e geradores que me possa dar uma ajuda?

Eu preciso de arranjar um gerador para primeiramente ligar uma betoneira, e num uturo, ter electricidade básica (algumas luzes).
Andei a procura, e encontrei isto gerador Einhell. Mas nas especificações fala em 650 Watts de potencia. ou seja, eu olho aqui para o meu aquecedor, e isto gasta 1200 Watts. Ou seja, o gerador so gera metade da potencia, certo?

Como funciona a potencia de um gerador

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

• 2 weeks later...
Posted
Em ‎26‎/‎12‎/‎2016 às 21:20, Andrepereira9 disse:

Boa Noite

Alguém que perceba de electricidade e geradores que me possa dar uma ajuda?

Eu preciso de arranjar um gerador para primeiramente ligar uma betoneira, e num uturo, ter electricidade básica (algumas luzes).
Andei a procura, e encontrei isto gerador Einhell. Mas nas especificações fala em 650 Watts de potencia. ou seja, eu olho aqui para o meu aquecedor, e isto gasta 1200 Watts. Ou seja, o gerador so gera metade da potencia, certo?

Como funciona a potencia de um gerador

Pelo que sei, que não é muito, 650 Watts é mais ou menos igual a 650 VA.

Ou seja, se pegares em 6 lâmpadas de 100W cada uma, podes ligar lá. Mas, se ligares uma sétima, aquilo é capaz de não aguentar e, por exemplo, queimar o fusível.

Se Potencia (W) = Voltes (V) x Amperes (A), quer dizer que poderás ligar lá equipamentos que consumam 220V até 2.95A. Mas, convém sempre dar uma margem de segurança de cerca de 10%, ou seja, não ligues lá mais de 2.65A.

Agora é só ir lá ver a betoneira e ver quantos Amperes ela precisa e escolher lâmpadas que gastem poucos Watts (por exemplo de tecnologia LED).

• 3 months later...
Posted
On 06/01/2017 at 11:20 AM, americob said:

Ou seja, se pegares em 6 lâmpadas de 100W cada uma, podes ligar lá. Mas, se ligares uma sétima, aquilo é capaz de não aguentar e, por exemplo, queimar o fusível.

Muito provavelmente o que aconteceria era que o gerador não era capaz de fornecer a corrente necessária e o que notarias eram as 7 lâmpadas a dar menos luminosidade. Eventualmente o "fusivel" queimaria se o gerador não conseguisse fornecer tensão (V) suficiente ou a frequência baixasse abaixo do que está definido nas protecções.

Quando olhas para esses 650W, eles assumem que tu queres uma tensão de 240V/50Hz (que é o que tens nas tomadas em casa) e o gerador é capaz de fornecer essa tensão até essa potência. Se ligares algo que vá consumir mais que essa potência (ou seja, corrente), o gerador apenas te vai fornecer 650W e em consequência disso a tensão baixará também podendo levar a que o relé de protecção corte a ligação.

Logo quando comprares um gerador convém olhares ao pico de consumo que vais ter e garantir que o gerador consegue fornecer. Depois convém olhares à carga que vais ter no gerador normalmente e tentar que o gerador não seja muito sobredimensionado. Ou seja, se a tua betoneira consumir 5000kW, um gerador que forneça 7000kW será um bom número. O motivo para isto é principalmente para garantir que o motor do gerador está a funcionar num ponto bom para o motor.

Esse gerador parece-me bom para levar para o campismo... Acho que para uma betoneira muito possivelmente vais ter de olhar para algo bastante mais robusto. A betoneira não funciona com 3 fases?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}