Jump to content

Portátil para Programar

Loismig

Recommended Posts

Boas malta!!
Antes de mais, boas festas a todos.

Venho aqui pelo seguinte motivo, já há uns tempos atrás que sinto a necessidade de comprar um portátil e gostava de pedir a vossa opinião.
Uso muito o Visual studio e sql server e gostava de ter um portátil minimamente decente para isso. Claro que não quero o portátil só para programar, de vez em quando também gosto de jogar algumas coisas mas nada de vícios 😁 

Dar mais que 700€ já acho muito porém estou indeciso nestes dois portáteis.

https://www.pcdiga.com/computadores-portateis/portatil-asus-15-6-k556ur-57b93ab1

https://www.pcdiga.com/computadores-portateis/portatil-msi-cx62-6qd-462xpt-9s7-16j622-462

Só não vou diretamente para o msi porque não tem SSD e depois estar a dar mais uns 50€ 60€ 70€ por um ssd também me custa um bocado.

8gb de ram e ssd é prioridade mas aceito opiniões dos mais sábios e com mais experiência porque se calhar por menos 100€ 200€ consigo arranjar um portátil que dê para o mesmo efeito..

Gostava mesmo de comprar um de 13,3 " ou 14" mas com 8gb e ssd acaba por ficar ao mesmo preço que esses ou mais caros.

Bem, seja como for, aceito opiniões malta, vim aqui para isso.

Abraço e boas festas mais uma vez.

EDIT

https://www.pcdiga.com/computadores-portateis/portatil-acer-aspire-v13-13-3-v3-371-32x8

Com esse já ficava bem servido???

Edited by Loismig

Boas,
Em primeiro lugar eu acho que "qualquer" portátil serve para programar. O Acer 13' se achas que o ecra nao é muito pequeno para as tuas tarefas "go for it". Eu tenho um de 13' e nao me posso queixar muito, mas muitas vezes gostaria que o ecra fosse maior ahaha. Em relacao ao ram e ssd epa 8gb é bom se usas maquinas virtuais etc. O SSD esse acer tem 128gb nao te vai dar pra nada mas novamente tens q ver o que tu realmente precisas e o uso q esse portátil vai ter para alem de programação. Entre esse asus e msi eu comprava o Msi 1TB e depois comprava um ssd de 128gb e ja ficava feliz por uns tempos.

• Vote 1

...º(>_<)º...

8 horas atrás, Tim§id€ disse:

Boas,
Em primeiro lugar eu acho que "qualquer" portátil serve para programar. O Acer 13' se achas que o ecra nao é muito pequeno para as tuas tarefas "go for it". Eu tenho um de 13' e nao me posso queixar muito, mas muitas vezes gostaria que o ecra fosse maior ahaha. Em relacao ao ram e ssd epa 8gb é bom se usas maquinas virtuais etc. O SSD esse acer tem 128gb nao te vai dar pra nada mas novamente tens q ver o que tu realmente precisas e o uso q esse portátil vai ter para alem de programação. Entre esse asus e msi eu comprava o Msi 1TB e depois comprava um ssd de 128gb e ja ficava feliz por uns tempos.

Eu acho que o tamanho não é problema, pelo menos fora de casa porque depois em casa, sempre posso ligar a um monitor externo ou assim.
Pois, certamente é o que vou fazer mas vou aguardar mais opiniões 😄

Obrigado!!

Para desenvolvimento tenho sempre três características em mente:

• CPU
  • RAM
  • Dimensão do ecrã

CPU e RAM nem é preciso explicar o porquê.

A dimensão do ecrã é, para mim, crítica. Tenho a "sorte" de ter dois portáteis com 17'' de ecrã e quando uso um com 15.4'', já noto diferença.
Entre IDE, consola de base de dados, shell, browser e uma ou outra aplicação que esteja a usar no momento, fica muito complicado usar um ecrã pequeno.
Noto mesmo diferenças de produtividade: perco tempo e ganho alguma "irritação" na procura e troca das janelas, no scroll para encontrar informação etc.. E noto melhorias quando posso usar um segundo ecrã.

Um ecrã de 13 está, para mim, totalmente fora de questão. O teclado fica muito menos funcional, pois acaba por ficar muito atarrancado no espaço disponível e, pior, como o ecrã é pequeno dou sempre por mim todo "marreco" debruçado sobre o portátil e com o nariz enfiado no ecrã...

A questão do SSD não é propriamente um problema, em especial se não tiveres plafond para tal. Podes sempre meter mais tarde e a máquina ganha uma nova vida.
Tem também atenção ao teclado, escolhe um confortável de trabalhar e, de preferência, com um layout que gostes. Nem todos os portáteis têm teclado "standard" e pode não se tornar confortável para ti. Digo isto porque há uns anos atrás tive de trabalhar com um Toshiba que tinha o teclado "desviado para a direita" porque um "engenheiro" qualquer da Toshiba achou por bem meter um botão totalmente inútil do lado esquerdo do portátil, forçando o teclado a ficar numa posição "não-natural", o que me fazia errar muita vez as teclas e, consequentemente, me irritava para caraças...

Acima de tudo pensa no tipo de trabalho que vais exigir à máquina e escolhe uma onde te sintas confortável a trabalhar pois vais passar muitas horas com ela.

• Vote 1
10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

A minha experiência com portáteis é nula pois sempre tive fixo.

Para mim, o ecra entre 13.3" e 14" era o ideal pois eu acho que a nível de "transporte" é muito mais prático. Certamente que as vezes poderá ser um pouco chato mas depois em casa estará´sempre ligado também a um monitor externo.

" a máquina ganha uma nova vida." Pois.. eu quero que a máquina tenho logo essa vida desde o inicio.

Obrigado pelo esclarecimento!