Moneybag Posted December 21, 2016 at 11:32 PM Report Share #601454 Posted December 21, 2016 at 11:32 PM Boas Queria começar a aprender a programar para aplicações moveis mas não sei quais as linguagens mais populares, nem qual o melhor software tipo visual studio para o fazer. Neste momento sei as bases de C# e fiz uma pequena pesquisa e descubri que dá para programar em C# para dispositivos moveis usando o Xamarin . O que me aconcelham ? Já agora para o mercado de trabalho quais sao as liguangems e plataformas para programar mais usadas? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Popular Post Knitter Posted December 22, 2016 at 09:44 AM Popular Post Report Share #601457 Posted December 22, 2016 at 09:44 AM Mais usadas, Swift/ObjectiveC para iOS e Java para Android. Mas existem muitas alternativas, dependendo do tipo de aplicação que pretendes desenvolver, mercado onde vais colocar as aplicações, etc. Como exemplo: Xamarin, desenvolves em C# e o Xamarin Studio trata de compilar para o formato correcto necessário para iOS, Android ou Windows Phone; Corona, usa Lua, tem um runtime próprio que é incluído com a tua APP para fazer a interpretação, vocacionada para jogos, mas podes usar para outras coisas. Cordova, usa HTML, JS e CSS, com possibilidade de usar alguns plugins nativos, é basicamente um browser em fullscreen; desenvolvimento muito mais rápido, mas ter boa performance e usabilidade exige mais cuidado Nativo: Visual Studio, Android Studio (Java), XCode (Swift), se quiseres desenvolver a "mesma" aplicação para duas plataformas diferentes tens de ter dois projectos/códigos diferentes. Pessoalmente prefiro as opções nativas, uso Swift para iOS e Java para Android, apesar de usar o Xamarin, não o uso para aplicações móveis. Em qualquer dos casos, desenvolver para iOS obriga a teres um Mac/OSX e uma conta de iOS Developer válida (subscrição anual), mesmo as versões multiplataforma usam as ferramentas nativas para fazerem as conversões necessárias. A questão do mercado de trabalho é subjectiva, Java é bastante usado. Java para Android é um pouco diferente (mais no tipo de bibliotecas e ferramentas) e o mercado de aplicações para Android é enorme. A minha experiência sempre foi que esse mercado, mesmo muito grande, não dá rendimento que justifique o investimento se estiver a desenvolver aplicações para utilizadores (ser eu a vender as APP). Com a utilização de in-app purchages e publicidade dá alguns trocos mas para é preciso uma utilização muito elevada para render alguma coisa. Por outro lado o mercado iOS é bem mais rentável. Em qualquer um dos dois onde tive mais sucesso foi em aplicações para empresas, em que a empresa vende ou oferece a aplicação, ou precisa dela para uso interno/suporte a modelo de negócio, e paga pelo desenvolvimento e nesse caso não tens de te preocupar com o quanto a APP vende. Neste caso, muitas vezes a tecnologia depende do cliente, fiz muitas aplicações com HTML/JS/CSS porque para o cliente era suficiente e para mim a velocidade de desenvolvimento resultava em lucro maior. Outros clientes exigiam nativo, mas pagavam para isso :). 6 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moneybag Posted December 23, 2016 at 07:54 PM Author Report Share #601487 Posted December 23, 2016 at 07:54 PM On 12/22/2016 at 9:44 AM, Knitter said: Mais usadas, Swift/ObjectiveC para iOS e Java para Android. Mas existem muitas alternativas, dependendo do tipo de aplicação que pretendes desenvolver, mercado onde vais colocar as aplicações, etc. Como exemplo: Xamarin, desenvolves em C# e o Xamarin Studio trata de compilar para o formato correcto necessário para iOS, Android ou Windows Phone; Corona, usa Lua, tem um runtime próprio que é incluído com a tua APP para fazer a interpretação, vocacionada para jogos, mas podes usar para outras coisas. Cordova, usa HTML, JS e CSS, com possibilidade de usar alguns plugins nativos, é basicamente um browser em fullscreen; desenvolvimento muito mais rápido, mas ter boa performance e usabilidade exige mais cuidado Nativo: Visual Studio, Android Studio (Java), XCode (Swift), se quiseres desenvolver a "mesma" aplicação para duas plataformas diferentes tens de ter dois projectos/códigos diferentes. Pessoalmente prefiro as opções nativas, uso Swift para iOS e Java para Android, apesar de usar o Xamarin, não o uso para aplicações móveis. Em qualquer dos casos, desenvolver para iOS obriga a teres um Mac/OSX e uma conta de iOS Developer válida (subscrição anual), mesmo as versões multiplataforma usam as ferramentas nativas para fazerem as conversões necessárias. A questão do mercado de trabalho é subjectiva, Java é bastante usado. Java para Android é um pouco diferente (mais no tipo de bibliotecas e ferramentas) e o mercado de aplicações para Android é enorme. A minha experiência sempre foi que esse mercado, mesmo muito grande, não dá rendimento que justifique o investimento se estiver a desenvolver aplicações para utilizadores (ser eu a vender as APP). Com a utilização de in-app purchages e publicidade dá alguns trocos mas para é preciso uma utilização muito elevada para render alguma coisa. Por outro lado o mercado iOS é bem mais rentável. Em qualquer um dos dois onde tive mais sucesso foi em aplicações para empresas, em que a empresa vende ou oferece a aplicação, ou precisa dela para uso interno/suporte a modelo de negócio, e paga pelo desenvolvimento e nesse caso não tens de te preocupar com o quanto a APP vende. Neste caso, muitas vezes a tecnologia depende do cliente, fiz muitas aplicações com HTML/JS/CSS porque para o cliente era suficiente e para mim a velocidade de desenvolvimento resultava em lucro maior. Outros clientes exigiam nativo, mas pagavam para isso :). Obrigado por esta informação tão detalhado. Acho que vou optar por instalar o xamarin no meu mac e começar por umas simples apps para android. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted December 25, 2016 at 10:58 AM Report Share #601498 Posted December 25, 2016 at 10:58 AM Não foi assim tão detalhado, é só uma introdução, há dezenas de frameworks e as que apresentei são apenas as mais comuns. O Xamarin, e as restantes opções "multiplataforma" têm o problema de obrigarem a programar de modo afastado do sistema em que vão correr, estamos a programar C# numa API que não foi desenhada para iOS ou para Android mas para ser genérica e compilar para outros sistemas. Além de nem sempre a compilação ser exactamente o que seria feito nativamente, mais os bugs na implementação que resultam em situações esquisitas, e mais um esquema de licenciamento a ter em atenção. 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moneybag Posted December 26, 2016 at 03:55 PM Author Report Share #601513 Posted December 26, 2016 at 03:55 PM On 12/25/2016 at 10:58 AM, Knitter said: Não foi assim tão detalhado, é só uma introdução, há dezenas de frameworks e as que apresentei são apenas as mais comuns. O Xamarin, e as restantes opções "multiplataforma" têm o problema de obrigarem a programar de modo afastado do sistema em que vão correr, estamos a programar C# numa API que não foi desenhada para iOS ou para Android mas para ser genérica e compilar para outros sistemas. Além de nem sempre a compilação ser exactamente o que seria feito nativamente, mais os bugs na implementação que resultam em situações esquisitas, e mais um esquema de licenciamento a ter em atenção. Sim mas o Xamarin para o que necessito neste momento chega-me perfeitamente. Imaginamos que após desenvolver uma app em xamarim esta tem muita afluencia por parte dos utilizadores aí sim densenvolvo uma versão nativa com mais tempo e cuidado. Obrigado Knitter pelo esclarecimento. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts