raider Posted December 20, 2016 at 10:22 PM Report Share #601431 Posted December 20, 2016 at 10:22 PM Boa noite, estou a desenvolver uma base de dados para suporte de uma loja e-commerce, alguém me poderia dar uma ajuda com os triggers, Tenho uma tabela cliente que possui os seguintes campos: id_cliente, genero, primeiro_nome,ultimo_nome,data_nasc... O que eu pretendia era fazer um trigger que só permiti-se que o cliente, pode-se fazer compras se fosse maior de idade ou seja + 18 anos, gostaria de validar isto com o campo data_nasc, que compara a data atual com a data que o cliente introduz, como fazer através de um trigger PL/SQL no sql developer... Desde já agradeço ajuda! Melhores Cumps! Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted December 21, 2016 at 11:57 AM Report Share #601437 Posted December 21, 2016 at 11:57 AM Tipicamente as regras de negócio não se implementam na camada de dados, mas se o quiseres fazer, tens começar por saber PL/SQL, podes ver aqui: - https://www.tutorialspoint.com/plsql/plsql_triggers.htm - https://docs.oracle.com/cloud/latest/db112/LNPLS/triggers.htm#LNPLS99955 O "truque" é criares um "trigger before create or update" sobre a tabela em questão e validares o valor do campo data_nasc através de :NEW.data_nasc que vai conter o valor a escrever na base de dados. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
jsWizard Posted February 7, 2017 at 05:05 PM Report Share #602390 Posted February 7, 2017 at 05:05 PM "Tipicamente as regras de negócio não se implementam na camada de dados" - LOOOL 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts