RubenBolacha Posted December 19, 2016 at 04:35 PM Report Share #601374 Posted December 19, 2016 at 04:35 PM Boas Pessoal, Este ano vou acabar o Secundário e estou num Curso de Programação onde já programei em vb.net, csharp, javascript, php, html, etc e para o ano vou para a Universidade para Engenharia Informática e estou em dúvida que Portátil deva comprar ou compro um Mac ou um Topo de Gama da Asus ? Quem poder ajudar diga qual seria a melhor opção e qual o modelo ! Agradeço a quem não ignorou ! Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted December 19, 2016 at 04:55 PM Report Share #601375 Posted December 19, 2016 at 04:55 PM a resposta mais simples : qual deles é que gostas mais ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
RubenBolacha Posted December 19, 2016 at 04:59 PM Author Report Share #601376 Posted December 19, 2016 at 04:59 PM Estava mais virado para o Mac mas estar a gastar dinheiro num Mac e depois no Curso vou a ver e não lhe muita Utilidade é chato . Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted December 19, 2016 at 05:36 PM Report Share #601377 Posted December 19, 2016 at 05:36 PM pessoalmente, eu não comprava um mac somente por uma outra razão não sei onde vais tirar o curso, nem as cadeiras que vais ter, mas o problema está nas aplicações específicas que os teus futuros professores irão requerer. é mais normal que algo mais estranho exista para windows do que para o mac. de resto ... seja mac ou windows ... vai dar tudo ao mesmo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted December 19, 2016 at 05:58 PM Report Share #601385 Posted December 19, 2016 at 05:58 PM (edited) Isto é tudo opinião, por isso lê com o devido cuidado. Até 2013 diria que se não for MacBook Pro não vale, o problema é que os últimos MBP não são gama para profissionais, pelo menos não os vejo dessa forma. São muito caros para as specs que têm, pior quando o meu MBP de 2013 tem melhor desempenho, melhor gráfica e com a mesma quantidade de RAM que os atuais, mesmo na altura sendo caro, foi bem mais barato que os modelos actuais. Portanto, para mim, os MBP deixaram de ser para trabalho e passaram apenas a ser caros. Nos modelos mais baixos a diferença é ainda pior, menos capacidades e preço bastante elevado. Gosto bastante do OSX, desenvolvo muito mais para OSXe iOS do que para Windows e mesmo para Windows faço quase tudo em OSX (maioritariamente .Net com Xamarin Studio), o resto que desenvolvo é para Web com PHP/Java ou é C ou Android, pelo que tenho tudo o que preciso. Para o curso creio que terás as mesmas ferramentas ou semelhantes ao que existe em Windows ou em Linux. Resumindo, pelo hardware/equipamento, acho que não vale a pena investires num MacBook (seja que modelo for) porque encontras tão bom ou melhor mais barato em ASUS/Toshiba/etc. e com melhores possibilidades de upgrade/alteração. Edited December 19, 2016 at 06:08 PM by Knitter gramática lixada :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Virneto Posted December 19, 2016 at 06:07 PM Report Share #601387 Posted December 19, 2016 at 06:07 PM Eu ficava-me pelo Asus. Qualquer modelo dos x550.. com bom hardware será mais do que suficiente para fazeres o curso. Ainda por cima, na minha opinião, uma máquina para fazer um curso deve dar para experimentares e "fossares forte e feio"... É assim que se aparende. E comparativamente ao Mac Book Pro ainda ficas com dinheiro para as propinas do 1.º ano e mais uns trocos para torrares nas praxes!! "Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Linuxando.com | ... Link to comment Share on other sites More sharing options...
RubenBolacha Posted December 19, 2016 at 08:47 PM Author Report Share #601393 Posted December 19, 2016 at 08:47 PM Eu tenho um Acer, 8Gb RAM DDR3, 1TB HDD e um i5-5200U deve ser o suficiente para fazer o curso, no pior dos casos tiro o HDD de 1TB e meto um SSD de 1TB e deve ser o suficiente Link to comment Share on other sites More sharing options...
brunuu Posted December 19, 2016 at 08:58 PM Report Share #601394 Posted December 19, 2016 at 08:58 PM (edited) É assim, os Macs não são maus o pior problema deles é mesmo a diferença entre hardware e o preço, não são preços justos sinceramente mas conheço pessoas com macs "antigos" desde 2010 e 2011 e hoje ainda correm bem e fazem o que devem fazer e tens a vantagem de emular o windows em paralles no mac, em computadores com windows não podes emular mac, sem contar com o hackintosh mas isso é um caso a parte. O Modelo de 2015 é razoável e o de 15 polegadas está à venda por """só""" 1999 euros, o modelo de 13 polegdas seja o modelo de 2016 ou de 2015 não vale apena nenhuma, é demasiado caro para o que oferece, por 650-700 euros arranjas um HP ou um Asus ou um Lenovo com melhor hardware que o modelo de macbook pro 13 polegadas O Modelo do Macbook, aquele sem nome o de 12 polegadas, é muito fofinho e muito giro mas é a pior coisa e a mais confusa que a apple lançou nos ultimos tempos. Portanto se queres Mac, Macbook Pro o de 15 polegadas seja o 2015 ou o novo de 2016(UBSs não existem), não precisas de escolher o com a gráfica dedicada que é mais caro. a Intel nem é má de todo. Mas! É preciso afirmar que consegues sempre melhor em termos de hardware mais barato, num HP ou num Lenovo ou num Asus. Num curso de programção não vale apena comprares um computador muito caro e que seja topo de linha com uma gráfica do outro mundo Se tiveres muito dinheiro para gastar, compra um Mac, qualquer coisa que não seja compativel com o MacOS usa parallels e emula o Windows, ficas melhor com um Windows se não quiseres gastar tanto dinheiro e se quiseres um preço mais justo em relação ao hardware. 12 minutos atrás, RubenBolacha disse: Eu tenho um Acer, 8Gb RAM DDR3, 1TB HDD e um i5-5200U deve ser o suficiente para fazer o curso, no pior dos casos tiro o HDD de 1TB e meto um SSD de 1TB e deve ser o suficiente Com isso fazes muito bem o curso. Mas se estás mesmo indeciso entre que sistema operativo usar, escolhe o mais bonito e simples para ti, quanto o mais gostares do que usares mais fácil é de trabalhar e fazer as coisas bem Edited December 19, 2016 at 09:01 PM by brunuu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted December 19, 2016 at 10:40 PM Report Share #601402 Posted December 19, 2016 at 10:40 PM 1 hora atrás, RubenBolacha disse: Eu tenho um Acer, 8Gb RAM DDR3, 1TB HDD e um i5-5200U deve ser o suficiente para fazer o curso, no pior dos casos tiro o HDD de 1TB e meto um SSD de 1TB e deve ser o suficiente Com isso deves-te desenrascar. Mas já há vários anos que recomendo 12 a 16GB de RAM (isto porque para mim um portátil é para dura 4 a 6 anos, e não me parece que daqui a 4 anos 8GB de RAM sejam suficientes para uma utilização fluída -- 8GB já não me são demais hoje em dia). Se achas que 8GB de RAM são suficientes, então já conseguirias arranjar Macs a preços bastante razoáveis nos modelos de 2015 (quer Airs, quer Pros), se procurasses por promoções. Pessoalmente, andei a considerar a hipótese de voltar aos PCs/Linux para substituir o meu Mac actual. Contudo, na análise que fiz das alternativas existentes não encontrei nada que suportasse devidamente Linux (apesar de o meu modelo favorito suportar oficialmente Linux). Como usar Windows representa uma perda de produtividade no trabalho que faço, o mais provável é que volte a comprar um Mac. Para além do Mac ser o único portátil que encontrei até agora que funciona na perfeição com um sistema Unix, outros detalhes que me levam a comprar um Mac incluem a durabilidade (trabalho num portátil com 6 anos e meio ainda sem problemas, embora esteja consciente que um software que agora demora 3min a compilar provavelmente demoraria menos de 2min num CPU recente), a qualidade do ecrã (faz-me confusão ver portáteis de 15" com ecrãs inferiores a Full HD), a qualidade do trackpad, as dimensões (não precisa de ter menos de 2cm de espessura, mas convém que não seja um trambolho), e autonomia/durabilidade da bateria (ainda consigo tirar 4 a 5h de bateria do meu Mac actual com mais de 6 anos). Por outro lado, os novos MacBook Pros têm um problema de falta de portas e de falta de flexibilidade na troca de componentes. 5 horas atrás, HappyHippyHippo disse: é mais normal que algo mais estranho exista para windows do que para o mac. A minha experiência por acaso foi diferente. Tive mais cadeiras em que precisava de um sistema Unix do que cadeiras em que precisava de um sistema Windows. O único caso que me lembro de software que era suposto usar nas aulas e que não funcionava em Mac foi o XML Spy, que facilmente substituí por outro editor. (EDIT: houve mais um software que precisei que não funcionava em Mac, o MS SQL Server.) Noutros cursos/universidades os requisitos serão diferentes, e também tenho ideia que actualmente as ferramentas típicas do Unix são cada vez mais fáceis de usar em Windows. Por isso é possível que hoje em dia usar Windows em cursos de informática seja menos problemático. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted December 19, 2016 at 10:42 PM Report Share #601403 Posted December 19, 2016 at 10:42 PM 1 minute ago, Rui Carlos said: A minha experiência por acaso foi diferente. Tive mais cadeiras em que precisava de um sistema Unix do que cadeiras em que precisava de um sistema Windows. O único caso que me lembro de software que era suposto usar nas aulas e que não funcionava em Mac foi o XML Spy, que facilmente substituí por outro editor. Noutros cursos/universidades os requisitos serão diferentes, e também tenho ideia que actualmente as ferramentas típicas do Unix são cada vez mais fáceis de usar em Windows. Por isso é possível que hoje em dia usar Windows em cursos de informática seja menos problemático. no que toca a isso só tenho uma coisa a dizer : cygwin IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
brunuu Posted December 19, 2016 at 11:29 PM Report Share #601408 Posted December 19, 2016 at 11:29 PM É mais importante o hardware que o sistema operativo. Qualquer coisa é emular seja o que for e pronto. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted December 19, 2016 at 11:39 PM Report Share #601410 Posted December 19, 2016 at 11:39 PM 5 minutos atrás, brunuu disse: É mais importante o hardware que o sistema operativo. Qualquer coisa é emular seja o que for e pronto. O sistema operativo tem muito mais impacto na minha produtividade do que o hardware (como já referi, uso hardware com mais de 6 anos). Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
brunuu Posted December 20, 2016 at 01:51 AM Report Share #601415 Posted December 20, 2016 at 01:51 AM 2 horas atrás, Rui Carlos disse: O sistema operativo tem muito mais impacto na minha produtividade do que o hardware (como já referi, uso hardware com mais de 6 anos). Sim eu percebo, eu também troco de PC a cada 6-7 anos, é normal que um software onde a pessoa está habituada ou que acha mais bonito e que confia é normal ter mais produtividade, eu uso um programa de desenho já descontiuandos à muito tempo por exemplo, é tudo uma questão de familiarização e de gostar do software em causa. Mas no geral o hardware é mais importante, porque á mais fácil de trocar sistema operativo sempre quando se quiser do que componentes de um portátil. Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted December 20, 2016 at 12:07 PM Report Share #601417 Posted December 20, 2016 at 12:07 PM Falando por experiência própria: Se usares o Windows vais ter um ambiente mais "standard", vais estar alinhado com o resto da malta. Colocando um dual boot na máquina facilmente colocas Linux e ficas com um bom ambiente para aprenderes e trabalhares. Usando o Mac vais ter a vantagem de estares mais próximo do Linux e vais ter acesso a ferramentas de Linux de forma nativa algumas delas que não estão acessíveis (pelo menos de forma fácil) em Windows. Tens ainda a vantagem de poderes correr o Windows ao mesmo tempo integrado de forma espetacular recorrendo ao Parallels. Ou seja, é o mais perto que consegues de ter 3 sistemas a correr ao mesmo tempo. No entanto, tudo se resume basicamente a duas coisas: plafond e necessidade. Tens de ponderar o que necessitas e o que vais/pretendes fazer para decidir qual a melhor máquina para ti. Podes até arranjar uma solução de compromisso e comprares ambos. Por +/- 500€ compras um Mac Mini que, acredita, faz milagres para uma máquina tão pequena 😄 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Flinger Posted December 20, 2016 at 12:21 PM Report Share #601418 Posted December 20, 2016 at 12:21 PM O que tens chega e sobra para a Universidade... Instala Windows que te dá para tudo, Universidade e dia a dia (Jogos, etc). Máquina virtual para linux e tens tudo o que precisas. Se de hoje para amanhã achares que o Linux é tudo o que precisas, instalas Linux de raiz e está feito. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted December 20, 2016 at 07:35 PM Report Share #601430 Posted December 20, 2016 at 07:35 PM 21 horas atrás, HappyHippyHippo disse: no que toca a isso só tenho uma coisa a dizer : cygwin Se vamos por aí, então nem fazia sentido falar em software "estranho". 18 horas atrás, brunuu disse: Mas no geral o hardware é mais importante, porque á mais fácil de trocar sistema operativo sempre quando se quiser do que componentes de um portátil. Se comprares um PC, não só não é fácil trocar o SO para MacOS, como dificilmente terás os benefícios habituais de se usar MacOS, que resultam em grande parte da boa integração entre hardware e SO. Sim, eu não acho que o MacOS funciona bem porque os programadores da Apple são melhores do que outros, acho que essencialmente têm é uma tarefa facilitada ao programar para hardware que conhecem à partida. (E quando falo de como o SO me afecta a produtividade não me refiro a detalhes que mudam com uma actualização ou assim, estou mesmo a pensar em aspectos mais "macro" do sistema.) Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
bubulindo Posted December 25, 2016 at 02:15 PM Report Share #601500 Posted December 25, 2016 at 02:15 PM Sinceramente, acho que na universidade irás lidar ou ser forçado a lidar mais com Linux e afins do que com Windows... no entanto, dito isto, Windows vai obrigatoriamente ser uma parte do curso e muito possivelmente um dos rumos que poderás dar à tua carreira. Sinceramente há uns meses atrás diria para comprares um Mac e se tiveres uma licença de Windows 7, criares uma máquina virtual para o que precises de fazer em Windows no futuro. No entanto, hoje não posso aconselhar a compra dum Mac a alguém que nunca usou um. O hardware em si é bom, o chassis de aluminio é bastante bom, mas o resto... nem por isso. Eventualmente se o USB-C pegar, poderá ser uma boa hipótese, mas hoje em dia nem pensar. Em termos de durabilidade os Macs eram bons... o meu tem 6 anos e meio e é rápido que baste para mim... mas aumentei a memória e troquei o disco por um SSD. Isso não é possível num Mac comprado hoje e como tal duvido que seja possível manter o computador durante tanto tempo como era possível com modelos antigos. Se nunca usaste OSX, então também não ias sentir falta de um logo um computador com Windows que suporte Linux é provavelmente a melhor opção. Eu tive boas experiências com Dell e Lenovo (linhas empresariais), mas o preço não será para todas as bolsas. 1 Report include <ai se te avio> Mãe () { } Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tim§id€ Posted December 26, 2016 at 11:14 PM Report Share #601516 Posted December 26, 2016 at 11:14 PM (edited) Boas @RubenBolacha, de momento estou no segundo ano de Engenharia Informatica e uso um macbook pro 13' unica desvantagem até agora é o "visual studio" , ainda não ha versão disponível para osx mas pelo que li em breve havera boas noticias ehehe. De resto tudo que tu fazes no windows, ide's que precisas usar, programas etc consegues consegues o mesmo com osx. Eu uso win 10 em virtual machine para conseguir mexer no SQL server 2012 cadeira de base de dados, isto tudo em paralelo com osx de resto nao necessitei dar uso ao Windows. Se o valor do portátil nao for um contra e se for algo que tu realmente queres "go for it" mas pessoalmente comprares um macbook pro 13' com ssd 128 nao te vai chegar, teras que comprar um microSD de 256GB ou compras com um SSD maior. ou seja preco do portatil aumenta bastante. O meu é de 128GB e ja me vejo a "rasca" com o espaço (este portátil foi me oferecido)., mas nao é por isso que odeio o portatil etc Em termos de "produtividade" prefiro o osx, mas sempre usei windows e neste momento se for preciso escolhe entre windows e osx escolheria sem duvida osx, mas isso é apenas a minha opinião. Se queres um portatil tanto para univ e para gamming comprares macbook sem um grafica dedicada esquece la isso. Edited December 26, 2016 at 11:17 PM by Tim§id€ ...º(>_<)º... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts